POR QUE A AMERICANAS PODE SE SAFAR DOS CREDORES COM A RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EU NÃO? VEJA A RESPOSTA

Cotações por TradingView
2023-02-01T19:34:22-03:00

Jerome Powell encanta Wall Street, mas Ibovespa não acompanha; confira os destaques do dia

1 de fevereiro de 2023
19:34
o touro símbolo de wall street
Imagem: Shutterstock

Chamado de Eros no Monte Olimpo e de Cupido na Roma Antiga, o deus da paixão é fruto da união entre os deuses da guerra e do amor. Ainda que ganhe novos nomes por onde passa, a imagem de um ser angelical armado com a flecha dos enamorados é universalmente reconhecida — e parece ter tirado a tarde para dar um giro por Nova York.

As atenções dos agentes do mercado financeiro estavam voltadas para o grande evento do dia — a decisão de política monetária do Federal Reserve — e o Cupido fez de Wall Street o local da sua prática de tiro ao alvo nesta quarta-feira (01).

Conforme o esperado, o banco central americano decidiu reduzir o ritmo de seu aperto monetário com uma elevação da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual e a sinalização de que ainda há ajustes de alta a serem feitos — em um texto mais duro do que muitos gostariam.

Wall Street reagiu negativamente, claro, mas Jerome Powell teve molejo na condução da sua coletiva de imprensa e Eros parece ter feito a sua mágica.

Em certa medida, os investidores tentaram resistir — Wall Street oscilou de fortes quedas a fortes altas durante toda a duração da coletiva de imprensa do chefe do Fed, mas, ao final do dia, o saldo foi positivo.

Ainda inebriados, os investidores parecem ter adotado uma certa seletividade ao digerir as palavras de Powell, optando por intensificar a precificação da queda de juros ao longo de 2023 — mesmo com a negativa do chefe do BC americano.

Com isso, os principais índices em Wall Street, que tanto balançaram ao longo do dia, encerraram a sessão em alta firme, com o Nasdaq subindo 2%. A exceção foi o Dow Jones, que fechou praticamente estável. 

O Ibovespa não teve a mesma sorte e, apesar do enamoramento de parte dos agentes com o discurso de Powell, a queda das commodities machucou o índice. 

Na noite de ontem (31), a Vale (VALE3) divulgou dados de produção que frustraram as projeções da própria companhia. Além disso, o petróleo e o minério de ferro tiveram um dia de queda. 

Com a pressão negativa, o principal índice da bolsa brasileira terminou o dia em queda de 1,20%, aos 112.073 pontos. Amanhã (01), o Ibovespa deve repercutir a decisão do Banco Central brasileiro divulgada após o fechamento do mercado — a Selic segue estável em 13,75% ao ano, mas é preciso atenção ao cenário fiscal

Já o alívio em Nova York derrubou o dólar à vista em 0,32%, a R$ 5,0605. 

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

COPO CHEIO DE ESPUMA
A Ambev (ABEV3) tem inconsistências contábeis a la Americanas? É melhor ir com calma antes de tirar conclusões. Os fantasmas de Lemann e do rombo de bilhões na varejista derrubaram as ações da fabricante de bebidas hoje. Mas há pouca semelhança entre os casos.

UM LONGO ARCO-ÍRIS
O Nubank está em busca do pote de ouro da alta renda — mas, para o BTG Pactual, o caminho segue complicado. O banco digital precisa atrair as classes mais altas para continuar justificando o seu valor de mercado de mais de US$ 22 bilhões, diz a instituição.

ANÁLISE DE RISCOS
É hora de vender fundos imobiliários que têm a Americanas como inquilina? Confira a resposta da XP. Ainda não há como calcular precisamente o efeito do processo para os FIIs, mas a casa analisou os potenciais impactos em oito ativos que mantêm uma relação contratual com a empresa.

NOS PLANOS
Prévia da Shangai, a nova atualização do ethereum (ETH), vai ao ar amanhã; saiba o que acontece a partir de agora. No ano passado, o éter passou pelo The Merge, considerada a modernização mais importante da história do mercado de criptomoedas.

AINDA SEM RESPOSTAS
Cercado por jornalistas, representante do comitê das Americanas fala pouco e revela menos ainda sobre a investigação de rombo. O processo de apuração, que já era complexo, se tornou ainda mais difícil devido ao “ambiente de litigiosidade” na varejista, disse o advogado Otávio Yazbek.

Compartilhe

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 6% com ações da Hypera Pharma (HYPE3); confira a recomendação

23 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de Hypera Pharma (HYPE3). Veja os detalhes

ESTRADA DO FUTURO

A agência de turismo que se tornou uma das minhas ações de tecnologia favoritas

23 de março de 2023 - 6:15

As agências de turismo digitais, como Booking, Airbnb e Expedia são negócios já antigos e extremamente lucrativos. Conheça a minha favorita

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Powell azeda o mercado, Positivo (POSI3) dispara após balanço e nova onda de vacância nos FIIs; confira os destaques do dia

22 de março de 2023 - 19:11

Enquanto o Banco Central brasileiro decidiu seguir um roteiro sem grandes novidades, o Federal Reserve apostou todas as suas fichas em uma Super Quarta com uma trama cheia de reviravoltas e poucas respostas.  A decisão de juros, em si, não foi exatamente uma surpresa. Apesar da preocupação com a solidez dos bancos dos Estados Unidos nas […]

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O último leitor

22 de março de 2023 - 18:15

Na transição, Haddad era tido como apenas outro dentre tantos inimigos do mercado. Hoje fica claro que temos um ministro da Fazenda devidamente letrado.

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 4% com ações da BrasilAgro (AGRO3); confira a recomendação

22 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de BrasilAgro (AGRO3). Veja os detalhes

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A esperança do investidor gringo, o novo aumento de capital da Gafisa e outros destaques do dia

21 de março de 2023 - 19:27

A Super Quarta, que acontece amanhã (22), promete ser uma das decisões de política monetária mais badaladas dos últimos tempos — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Em Nova York, a preocupação é com uma eventual crise bancária e os seus desdobramentos para a economia global. No Brasil, a inflação ainda está longe de […]

MARKET MAKERS

Credit Suisse, alavancagem e confiança: Entenda os dois pilares mais importantes de um banco

21 de março de 2023 - 11:18

O Credit Suisse é um exemplo clássico de um banco que perdeu sua principal vantagem competitiva: a confiança

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 3% com ações da CSN (CSNA3); confira a recomendação

21 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis de CSN (CSNA3). Veja os detalhes

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies