🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Diga não aos livros ruins: confira a lista de obras importantes (ou não) para investidores

O bom uso do tempo é essencial para investidores, mesmo quando o assunto é leitura. Confira as indicações de livros para ler ou largar

28 de setembro de 2023
16:01 - atualizado às 14:45
Livros em livraria
Livros - Imagem: Shutterstock

Começar um livro e não terminá-lo costumava ser uma fonte de angústia para mim. Eu me sentia intelectualmente fracassado, ainda mais sendo jornalista, profissional que segundo o senso comum “devora livros”. 

Hoje não penso mais assim: cheguei à conclusão de que abandonar os que merecem é uma atitude inteligente e necessária. A vida é simplesmente curta demais para se gastar com obras ruins.

Existem alguns motivos pelos quais eu abandono um livro: eles podem ser bons, mas prolixos; podem ser bons, mas para outro público; podem ser apenas ruins ou mal escritos.

O mais comum é o primeiro caso — livros que poderiam ser um artigo. 

Morgan Housel, um monstro da escrita e dos investimentos, autor do best seller “Psicologia Financeira”, tem uma filosofia interessante para essa questão.

“A minha estratégia é começar tantos livros quanto puder, mas terminar poucos deles. Anos atrás ouvi Charlie Munger dizer ‘eu não leio a maioria dos livros além do primeiro capítulo. Não estou sobrecarregado por livros ruins’, e isso ficou comigo”, escreveu.

Essa estratégia é boa por dois motivos: em primeiro lugar, você desperdiça pouco tempo; em segundo, não corre o risco de escolher apenas obras dos mesmos autores e assuntos que já sabe que gosta.

É sobre otimizar o tempo, não sobre se fechar na sua zona de conforto.

É nesse espírito que criamos a Biblioteca Market Makers. Desde o primeiro episódio pedimos aos entrevistados indicações de livros que tenham a ver com o mercado financeiro e de qualquer outro tema.

Ao todo já temos 181 obras recomendadas pelos gestores e economistas que entrevistamos.

Os campeões de recomendação são “O Mais Importante para o Investidor”, de Howard Marks e Market Wizards, de Jack D. Schwager, cada um recomendado três vezes.

Como aqui acreditamos na filosofia de abandonar livros, também colocamos na nossa biblioteca as obras das quais nossos entrevistados não gostaram, que jocosamente chamamos de livros para morrer antes de ler ou desrecomendação.

Os motivos citados pelos convidados costumam ser os mesmos que os meus.

Nosso livro 

Não sei se vocês sabem, mas já está em pré-venda o livro que eu e meu parceiro de programa Thiago Salomão escrevemos sobre ações!

Este é um que eu tenho certeza que você não vai abandonar quando estiver nas suas mãos. 

No “Sem Medo de Investir em Ações” nós criamos um manual para você investir na Bolsa, reunindo lições e aprendizados que tivemos nos mais de quatro anos que entrevistamos os maiores tomadores de decisão do mercado financeiro.

Nossa ideia nele é desmistificar a história de que a Bolsa é um “clube o qual não é confortável e seguro frequentar”. 

Mesmo que você, leitor, não tenha medo da bolsa (o que eu imagino ser o caso), ele também pode ser útil, pois nós explicamos, nos oito capítulos, quais os riscos e as armadilhas da Bolsa, como identificar uma boa ação e como montar um portfólio saudável e sustentável no longo prazo.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar