🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Chegou carta para você: O Banco Central e a meta de inflação, proteção nos investimentos, Bolsonaro no Brasil e outras notícias do dia

Sempre que a meta da inflação é descumprida, o Banco Central precisa explicar por que não conseguiu cumprir a atribuição de manter os preços sob controle

11 de janeiro de 2023
8:26
inflação - perder dinheiro
Imagem: Shutterstock

Se você tem menos de 30 anos, é provável que não se lembre de algum dia ter recebido uma correspondência entregue pelos Correios que não fosse um boleto, uma oferta ou um cartão de crédito não requisitado. Carta-resposta do Papai Noel não vale.

O surgimento do e-mail e, mais tarde, dos aplicativos de mensagem mudou definitivamente a forma como nos comunicamos. Uma pena. Receber uma carta de uma pessoa querida era (é) como receber um carinho.

Embora em desuso, as cartas ainda existem. E quem recebeu uma esta semana foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Na terça-feira, depois de confirmada oficialmente a expectativa de que a inflação de 2022 ficaria acima da meta, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sentou no seu escaninho em Brasília e redigiu uma carta para o ministro.

Por força de lei, sempre que a meta da inflação é descumprida, o Banco Central precisa explicar por que não conseguiu cumprir a atribuição de manter os preços sob controle.

Pelo fato de não ser notícia boa, Haddad nem deve ter reparado que Campos Neto não escreveu a carta à mão.

Aqui você vai ficar sabendo o que Campos Neto escreveu para Haddad. E não se preocupe: por se tratar de carta aberta, dar uma espiadinha não configura invasão de privacidade.

Como a correspondência foi entregue depois do fechamento da bolsa, o que os participantes do mercado financeiro devem repercutir hoje é o fato de a autoridade monetária ter admitido o risco de não conseguir trazer a inflação para dentro da meta também em 2023.

O temor de que a inflação extrapole a meta por três anos seguidos tem potencial de mexer com as projeções para a Selic. Afinal, a taxa básica de juro é o principal instrumento à disposição do BC para combater o dragão da inflação.

E, apesar do ambiente levemente positivo nas bolsas estrangeiras, os investidores locais monitoram novos protestos convocados para hoje pelos mesmos organizadores dos atos golpistas do último domingo em Brasília depois de Jair Bolsonaro ter compartilhado - e depois apagado - vídeo contestando o resultado das eleições presidenciais.

Para saber como tudo isso mexe com seus investimentos hoje, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESPECIAIS SD
Onde investir em 2023: Perigo de recessão global exige boa dose de proteção – mas o dólar e o ouro não são a resposta. Em tempos de Selic de dois dígitos, a renda fixa supera a moeda americana como principal opção para proteger seu portfólio dos riscos de recessão.

DE MUDANÇA
Rota recalculada: Amazon planeja fechar escritórios no Reino Unido — o que impactará 1,2 mil empregos. Apesar da mudança, as vagas estão garantidas: os trabalhadores das unidades afetadas serão transferidos para novas funções em outros depósitos próximos.

MUDANÇA DE PLANOS
Vai voltar? Bolsonaro prepara retorno ao Brasil em meio à pressão por extradição dos EUA. Não é só o temor de ser forçado a sair do país que faz o ex-presidente brasileiro rever seu planejamento original. A questão do visto também pesa. Entenda os motivos.

TÁ LIBERADO!
Sem restrições: TCU dá aval para indicação de Mercadante ao BNDES. Decisão desfaz dúvidas de que o nome do petista, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo em dezembro, estaria em desacordo com a Lei das Estatais.

LOTERIAS
Como um bolão vencedor da Mega da Virada virou caso de polícia. Apostadores denunciam homem que chamou 44 pessoas para o bolão, levou prêmio de mais de R$ 108 milhões, mas apenas nove foram premiadas com a bolada milionária.

Uma boa quarta-feira para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da renda fixa — um intervalo assimétrico

3 de abril de 2024 - 20:01

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais, os juros reais passaram a respeitar uma zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies