IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

O melhor do Seu Dinheiro
Ricardo Gozzi
Cotações por TradingView
2023-01-11T08:26:10-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Chegou carta para você: O Banco Central e a meta de inflação, proteção nos investimentos, Bolsonaro no Brasil e outras notícias do dia

Sempre que a meta da inflação é descumprida, o Banco Central precisa explicar por que não conseguiu cumprir a atribuição de manter os preços sob controle

11 de janeiro de 2023
8:26
inflação - perder dinheiro
Imagem: Shutterstock

Se você tem menos de 30 anos, é provável que não se lembre de algum dia ter recebido uma correspondência entregue pelos Correios que não fosse um boleto, uma oferta ou um cartão de crédito não requisitado. Carta-resposta do Papai Noel não vale.

O surgimento do e-mail e, mais tarde, dos aplicativos de mensagem mudou definitivamente a forma como nos comunicamos. Uma pena. Receber uma carta de uma pessoa querida era (é) como receber um carinho.

Embora em desuso, as cartas ainda existem. E quem recebeu uma esta semana foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Na terça-feira, depois de confirmada oficialmente a expectativa de que a inflação de 2022 ficaria acima da meta, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sentou no seu escaninho em Brasília e redigiu uma carta para o ministro.

Por força de lei, sempre que a meta da inflação é descumprida, o Banco Central precisa explicar por que não conseguiu cumprir a atribuição de manter os preços sob controle.

Pelo fato de não ser notícia boa, Haddad nem deve ter reparado que Campos Neto não escreveu a carta à mão.

Aqui você vai ficar sabendo o que Campos Neto escreveu para Haddad. E não se preocupe: por se tratar de carta aberta, dar uma espiadinha não configura invasão de privacidade.

Como a correspondência foi entregue depois do fechamento da bolsa, o que os participantes do mercado financeiro devem repercutir hoje é o fato de a autoridade monetária ter admitido o risco de não conseguir trazer a inflação para dentro da meta também em 2023.

O temor de que a inflação extrapole a meta por três anos seguidos tem potencial de mexer com as projeções para a Selic. Afinal, a taxa básica de juro é o principal instrumento à disposição do BC para combater o dragão da inflação.

E, apesar do ambiente levemente positivo nas bolsas estrangeiras, os investidores locais monitoram novos protestos convocados para hoje pelos mesmos organizadores dos atos golpistas do último domingo em Brasília depois de Jair Bolsonaro ter compartilhado - e depois apagado - vídeo contestando o resultado das eleições presidenciais.

Para saber como tudo isso mexe com seus investimentos hoje, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESPECIAIS SD
Onde investir em 2023: Perigo de recessão global exige boa dose de proteção – mas o dólar e o ouro não são a resposta. Em tempos de Selic de dois dígitos, a renda fixa supera a moeda americana como principal opção para proteger seu portfólio dos riscos de recessão.

DE MUDANÇA
Rota recalculada: Amazon planeja fechar escritórios no Reino Unido — o que impactará 1,2 mil empregos. Apesar da mudança, as vagas estão garantidas: os trabalhadores das unidades afetadas serão transferidos para novas funções em outros depósitos próximos.

MUDANÇA DE PLANOS
Vai voltar? Bolsonaro prepara retorno ao Brasil em meio à pressão por extradição dos EUA. Não é só o temor de ser forçado a sair do país que faz o ex-presidente brasileiro rever seu planejamento original. A questão do visto também pesa. Entenda os motivos.

TÁ LIBERADO!
Sem restrições: TCU dá aval para indicação de Mercadante ao BNDES. Decisão desfaz dúvidas de que o nome do petista, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo em dezembro, estaria em desacordo com a Lei das Estatais.

LOTERIAS
Como um bolão vencedor da Mega da Virada virou caso de polícia. Apostadores denunciam homem que chamou 44 pessoas para o bolão, levou prêmio de mais de R$ 108 milhões, mas apenas nove foram premiadas com a bolada milionária.

Uma boa quarta-feira para você!

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

ESTAGNOU?

Dividendos do Maxi Renda (MXRF11) não cresceram em 2022, mas os proventos destes outros três fundos imobiliários subiram mais de 50% — veja quais são

31 de janeiro de 2023 - 18:33

O melhor resultado foi obtido pelo Santander Papéis Imobiliários CDI (SADI11), com alta de 77,1%

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO

Pé no freio: produção e vendas da Vale (VALE3) registram recuo tímido em 2022; confira os destaques operacionais da mineradora

31 de janeiro de 2023 - 18:30

A produção e a comercialização de minério de ferro da companhia se aproximaram da estabilidade no ano passado, com leves quedas

HORA DA VIRADA?

CEO da BRF (BRFS3) está otimista após reabertura chinesa

31 de janeiro de 2023 - 17:57

Na avaliação de Miguel Gularte, CEO da BRF (BRFS3), a recuperação da companhia vai acontecer mais cedo do que o previsto pelo mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies