🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Sextando com big techs, payroll e Lula: Alfinetadas a Lemann, decepção com Apple e Amazon, crise na Light e outras notícias do dia

As crises na Americanas, na Oi e agora na Light seguem no radar – e o presidente aproveitou para alfinetar o homem mais rico do Brasil e seus sócios na 3G Capital

3 de fevereiro de 2023
8:29
Montagem com Jorge Paulo Lemann e o logo da Americanas (AMER3)
Montagem com Jorge Paulo Lemann e o logo da Americanas (AMER3) - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Os mercados financeiros internacionais parecem dispostos a sextar no vermelho. Os índices futuros de Nova York reagem negativamente aos resultados da Amazon, da Apple e da Alphabet, controladora do Google.

Por aqui, os investidores locais devem repercutir alguns pontos da entrevista concedida ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à RedeTV, especialmente os relacionados a questões econômicas e financeiras.

Lula voltou à carga contra a condução do regime de metas de inflação. De acordo com ele, é preciso que o Banco Central persiga uma inflação "padrão Brasil" e não "padrão europeu".

O presidente também questionou o nível da taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Para ele, a taxa básica de juro não precisaria ser tão alta, uma vez que o Brasil viveria uma inflação de oferta, e não de demanda.

Sobre o status do Banco Central, Lula relembrou a forma como lidou com a autarquia em seus dois primeiros mandatos, quando Henrique Meirelles dispunha de autonomia informal para trabalhar, mas assegurou que não pretende reavaliar o tema antes do fim do mandato de Roberto Campos Neto, daqui a dois anos.

De qualquer modo, Lula prometeu recuperar a economia brasileira, ajustar a tabela do Imposto de Renda e aprovar a reforma tributária.

"Quero um país com responsabilidade fiscal, econômica, política e social", afirmou ele à RedeTV depois de dizer que o mercado precisa entender que já ganha demais.

Nada que Lula já não tenha dito antes, mas que dificilmente deixará de repercutir entre os investidores nesta sexta-feira.

Enquanto isso, as crises na Americanas, na Oi e agora na Light seguem no radar. 

A propósito, Lula aproveitou um trecho da entrevista para alfinetar o homem mais rico do Brasil. Veja no Diário dos 100 Dias o que ele falou sobre Jorge Paulo Lemann e seus sócios na 3G Capital.

O que talvez possa mudar o humor dos mercados financeiros hoje é a divulgação do payroll, como é conhecido o relatório mensal de emprego dos Estados Unidos. Entretanto, isso dependeria de um desaquecimento do mercado de trabalho norte-americano.

Para ficar por dentro de todos os lances do mercado hoje, só mesmo acompanhando a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
A Oi (OIBR3) ainda tem futuro? O que está por trás do pedido que pode levar a companhia a uma nova recuperação judicial. Medida solicitada pela empresa de telecomunicações prevê proteção contra credores sem que haja intervenção da Justiça.

QUE MORDIDA!
Apple vê lucro cair pela primeira vez desde 2019 e ações caem em NY. A receita da fabricante de iPhones, por sua vez, registrou a maior queda em base anual desde setembro de 2016. Saiba o que abocanhou um pedaço da maçã no 4T22.

TRIMESTRE COM BARREIRAS
ChatGPT, questões com a justiça e demissões: Os vilões do resultado da dona do Google no 4T22. Uma das principais ameaças para a Alphabet é o OpenAI: a Microsoft tem planos de anexar respostas em linguagem natural ao mecanismo de buscas Bing, acirrando a concorrência com o Google.

SEM CASHBACK
Prejuízo de bilhões: Amazon frustra no 4T22 e fecha um ano no vermelho pela primeira vez desde 2014. A empresa encerrou o quarto trimestre com lucro de US$ 278 milhões, abaixo das expectativas.

QUEM PAGA A CONTA?
Mais problemas para sócio de Lemann: Light (LIGT3) é rebaixada para nível perto de calote por agência de risco. Beto Sicupira possui 10% das ações da empresa, que contratou consultoria em anúncio que soou como o famoso “devo, não nego, pago quando puder”.

SEXTOU COM O RUY
Como pensar diferente e evitar o efeito manada no mercado financeiro. é difícil agir contra o comportamento da massa, mas pode valer a pena ser o único “doido” no mercado.

Uma boa sexta-feira para você!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar