🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM MARÇO – ACESSE GRATUITAMENTE

Cotações por TradingView

Sextando com big techs, payroll e Lula: Alfinetadas a Lemann, decepção com Apple e Amazon, crise na Light e outras notícias do dia

As crises na Americanas, na Oi e agora na Light seguem no radar – e o presidente aproveitou para alfinetar o homem mais rico do Brasil e seus sócios na 3G Capital

3 de fevereiro de 2023
8:29
Lemann; americanas
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Os mercados financeiros internacionais parecem dispostos a sextar no vermelho. Os índices futuros de Nova York reagem negativamente aos resultados da Amazon, da Apple e da Alphabet, controladora do Google.

Por aqui, os investidores locais devem repercutir alguns pontos da entrevista concedida ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à RedeTV, especialmente os relacionados a questões econômicas e financeiras.

Lula voltou à carga contra a condução do regime de metas de inflação. De acordo com ele, é preciso que o Banco Central persiga uma inflação "padrão Brasil" e não "padrão europeu".

O presidente também questionou o nível da taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Para ele, a taxa básica de juro não precisaria ser tão alta, uma vez que o Brasil viveria uma inflação de oferta, e não de demanda.

Sobre o status do Banco Central, Lula relembrou a forma como lidou com a autarquia em seus dois primeiros mandatos, quando Henrique Meirelles dispunha de autonomia informal para trabalhar, mas assegurou que não pretende reavaliar o tema antes do fim do mandato de Roberto Campos Neto, daqui a dois anos.

De qualquer modo, Lula prometeu recuperar a economia brasileira, ajustar a tabela do Imposto de Renda e aprovar a reforma tributária.

"Quero um país com responsabilidade fiscal, econômica, política e social", afirmou ele à RedeTV depois de dizer que o mercado precisa entender que já ganha demais.

Nada que Lula já não tenha dito antes, mas que dificilmente deixará de repercutir entre os investidores nesta sexta-feira.

Enquanto isso, as crises na Americanas, na Oi e agora na Light seguem no radar. 

A propósito, Lula aproveitou um trecho da entrevista para alfinetar o homem mais rico do Brasil. Veja no Diário dos 100 Dias o que ele falou sobre Jorge Paulo Lemann e seus sócios na 3G Capital.

O que talvez possa mudar o humor dos mercados financeiros hoje é a divulgação do payroll, como é conhecido o relatório mensal de emprego dos Estados Unidos. Entretanto, isso dependeria de um desaquecimento do mercado de trabalho norte-americano.

Para ficar por dentro de todos os lances do mercado hoje, só mesmo acompanhando a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
A Oi (OIBR3) ainda tem futuro? O que está por trás do pedido que pode levar a companhia a uma nova recuperação judicial. Medida solicitada pela empresa de telecomunicações prevê proteção contra credores sem que haja intervenção da Justiça.

QUE MORDIDA!
Apple vê lucro cair pela primeira vez desde 2019 e ações caem em NY. A receita da fabricante de iPhones, por sua vez, registrou a maior queda em base anual desde setembro de 2016. Saiba o que abocanhou um pedaço da maçã no 4T22.

TRIMESTRE COM BARREIRAS
ChatGPT, questões com a justiça e demissões: Os vilões do resultado da dona do Google no 4T22. Uma das principais ameaças para a Alphabet é o OpenAI: a Microsoft tem planos de anexar respostas em linguagem natural ao mecanismo de buscas Bing, acirrando a concorrência com o Google.

SEM CASHBACK
Prejuízo de bilhões: Amazon frustra no 4T22 e fecha um ano no vermelho pela primeira vez desde 2014. A empresa encerrou o quarto trimestre com lucro de US$ 278 milhões, abaixo das expectativas.

QUEM PAGA A CONTA?
Mais problemas para sócio de Lemann: Light (LIGT3) é rebaixada para nível perto de calote por agência de risco. Beto Sicupira possui 10% das ações da empresa, que contratou consultoria em anúncio que soou como o famoso “devo, não nego, pago quando puder”.

SEXTOU COM O RUY
Como pensar diferente e evitar o efeito manada no mercado financeiro. é difícil agir contra o comportamento da massa, mas pode valer a pena ser o único “doido” no mercado.

Uma boa sexta-feira para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Solução de quatro estados

29 de fevereiro de 2024 - 20:02

Como faremos para balancear extremos opostos por meio de um único instrumento mediano nos mercados financeiros?

Diário de Bordo

O que eu penso sobre o bitcoin?

28 de fevereiro de 2024 - 10:29

Diário de Bordo de 28 de fevereiro de 2024

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Campos Neto e Powell navegam em águas incertas: o que esperar dos próximos passos dos banqueiros centrais para os juros

27 de fevereiro de 2024 - 6:29

A trajetória das taxas de juros no Brasil e nos EUA será decisiva para as expectativas dos investidores e a direção dos ativos de risco

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Qual o caminho mais rápido e efetivo para o sucesso no mercado?

26 de fevereiro de 2024 - 20:03

Seja lá qual for o caminho do sucesso, ele começa por uma boa educação. Nada é mais estruturante e transformacional.

LINHA D'ÁGUA

Por que FoFs de previdência privada serão os grandes vencedores das mudanças recentes na tributação

26 de fevereiro de 2024 - 18:46

Esse tipo de fundo mantem a mesma característica tributária de um exclusivo de previdência, mas, por ser um fundo coletivo, de varejo, não tem o limite de R$ 5 milhões de patrimônio

DE REPENTE NO MERCADO

Fênix à solta: Weg (WEGE3) ressurge como ‘fábrica de bilionários’; Oi (OIBR3) deixa de ser penny stock e Nvidia ‘fura’ a bolha da inteligência artificial

25 de fevereiro de 2024 - 12:00

E mais: estrategista-chefe recomenda 3 ações que estão em ‘raríssimo momento na bolsa’ e por que você deveria correr para comprar um imóvel logo

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

SEXTOU COM O RUY

Um Big Mac depois da academia: A ação da Petrobras (PETR4) continua subindo, mas é por causa do governo ou apesar dele?

23 de fevereiro de 2024 - 6:31

Petrobras estabeleceu recentemente um novo recorde de valor de mercado, mas a razão para isso é diferente daquela que a direção da empresa acredita ser

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Falácia da troca de narrativa

21 de fevereiro de 2024 - 20:01

Os movimentos de precificação de mercado estão cada vez mais sujeitos ao “arco narrativo”

Diário de Bordo

Bolha da internet: Nvidia rima com a história de Cisco?

21 de fevereiro de 2024 - 9:05

Qual será o próximo “choque de realidade” nas Bolsas americanas? Desde a pandemia, o mercado tenta prever o próximo. O mercado traz à tona inúmeros exemplos do passado tentando comparar o momento atual e justificar as razões pelas quais a história deveria se repetir. Porém, até agora todos eles caíram por terra. Próximo da divulgação […]

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies