🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

O ataque a Brasília e a reação do mercado: entenda os impactos do 8 de janeiro sobre os ativos brasileiros

Tragédia de domingo teve pouco poder de determinar efeitos imediatos sobre os ativos, mas seus desdobramentos políticos serão importantes nos próximos meses

10 de janeiro de 2023
6:58 - atualizado às 17:54
Bolsonaristas radicais invadem o Congresso
Imagem: Reprodução das redes sociais

Na segunda-feira (9) comecei minha newsletter diária citando a icônica frase do Dr. Ulysses Guimarães, enquanto presidente da Câmara dos Deputados, quando promulgou a Constituição de 1988. Volto hoje em minha coluna com o trecho porque ele consegue expressar bem o que estou pensando:

"A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito. Rasgar a Constituição, trancar as portas do Parlamento, garrotear a liberdade, mandar os patriotas para a cadeia, o exílio e o cemitério.”

Dr. Ulysses Guimarães

Chega a pesar o fato de que 2023 esteja apenas começando. Claro, não é de hoje que os ativos brasileiros vêm respondendo às vibrações políticas, se distanciando muitas vezes do humor global.

Portanto, como não poderia deixar de ser, os efeitos dos atos criminosos do final de semana devem se aprofundar nos próximos meses.

De nada tinham de “patriotas” os criminosos que invadiram os principais prédios públicos do país e destruíram materiais artísticos e históricos relevantes da república brasileira.

Tampouco vimos ali conservadores – o conservadorismo clássico abomina qualquer coisa semelhante ao que aconteceu no Brasil no domingo.

Ao mesmo tempo, não testemunhamos o mercado reagindo de maneira agressivamente negativa aos eventos. Nada tem a ver com aprovação ou não das movimentações. Pelo contrário.

Como entender a reação do mercado

Como a história pode nos contar, esgarçamentos institucionais graves como os de domingo têm efeito estruturalmente negativo sobre os mercados, em especial quando tratamos da percepção de risco.

Os atos não democráticos tiveram uma repercussão nacional e internacional bem ruim, com cicatrizes que ficarão para sempre em nossa história futura.

De início, vemos o tom mais negativo nos mercados, que acabaram invertendo a direção na sequência e fecharam na segunda-feira modestamente no positivo.

Leia também

Como podemos interpretar o modesto movimento de segunda-feira se é inegável a sombra negativa dos atos golpistas de domingo?

Tenho alguns pontos em mente, a começar pelo efeito e diluição nas próprias forças radicais bolsonaristas.

Em outras palavras, sabíamos que algo mais grave aconteceria (nunca imaginei que seria tão grotesco, mas algum estouro precisava ocorrer com o tamanho do estresse), o que poderia aliviar a tensão no ar, como de fato foi o caso.

Com a ampla reprovação, local e internacional, os movimentos que por dois meses ficaram na frente dos quartéis rejeitando o resultado eleitoral perdem agora a tração e parte considerável da legitimidade que ainda lhes era conferida.

A revolta e desaprovação de parte da população ainda existe, que fique claro, mas dificilmente vai se traduzir em algo tão violento como o que vimos no domingo. Ou seja, em sendo a radicalização de domingo o pior dos mundos, deve haver algum aprimoramento marginal da situação.

O que nos traz ao ponto dois.

Como já poderíamos esperar, não houve ruptura institucional, apesar das imagens humilhantes de depredação dos patrimônios públicos e históricos do Brasil, em uma mimetização do que aconteceu nos EUA há dois anos, em 6 de janeiro de 2021.

Tanto temos essa leitura, que o próprio risco país, medido pelo Credit Default Swap (CDS) de 5 anos, caiu de sexta-feira para cá.

Fonte: Bloomberg.

Em outras palavras, o risco país não foi percebido como mais elevado, apesar do ruído, justamente porque não há chance de uma ruptura institucional.

Em grande parte, podemos também creditar esse feito ao terceiro ponto que gostaria de ilustrar.

A resposta rápida e conjunta dos Poderes.

Ao endereçar a questão de maneira moderada, sóbria e séria, os Poderes da República conseguiram mitigar qualquer chance de questionamento institucional do país.

A intervenção federal, o afastamento do governador do DF, a ida de todos os governadores à capital na segunda-feira e a união das autoridades neste momento são peças fundamentais para contornarmos a crise.

Tanto é verdade que, como podemos ver no gráfico abaixo, o nível de risco país, ao rodar os 250 pontos, está bem abaixo dos patamares com os quais flertamos durante as eleições, a aprovação da PEC Kamikaze no ano passado e o estouro da pandemia.

Fonte: Bloomberg.

Perdas e ganhos

Resta entender agora quem se fortalece e quem se fragiliza. De imediato, identificamos o bolsonarismo e os parlamentares de direita eleitos com apoio de Bolsonaro como os enfraquecidos.

Sei que a terminologia de força pode ser questionável, mas na falta de uma característica melhor, entendo, no curto prazo, Lula como marginalmente fortalecido na missão de unificar o país, hoje tão dividido.

Não só Lula se beneficia da situação, mas o STF também terá mais espaço para tomar medidas duras contra os responsáveis.

Isso aconteceria no curto prazo, com uma retomada à realidade em um segundo momento — a esquerda ainda terá dificuldade para governar (metade do país rejeita a esquerda).

Isso nos traz ao quarto ponto: os atentados de domingo não mudaram os lucros das empresas nem a solvência soberana.

Sim, no curto prazo Lula pode ganhar uma percepção marginalmente mais forte, mas no longo prazo a realidade se impõe. 

Se sabíamos que Lula não teria um mandato fácil, os eventos do final de semana aprofundam tal sentimento.

Sabemos que o mercado tem dificuldade em precificar eventos políticos e dessa vez não teremos algo diferente.

Consequentemente, o mercado local deve sofrer com as consequências dos atos não democráticos, ainda que marginalmente apenas em um primeiro momento. De qualquer forma, a percepção é péssima e a repercussão internacional pior ainda.

Sensação de instabilidade cobrará o preço

A sensação de instabilidade institucional cobrará seu preço. A necessidade de termos que lidar com este problema pode desacelerar a agenda de reformas, com o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária como itens indispensáveis para o progresso do país — o lado bom é que o resultado foi um fortalecimento do governo de coalizão, mais moderado do que extremista, principalmente com a oposição dividida.

Lula ainda poderá aprovar reformas importantes, essas sim vitais para apreciação ou depreciação dos ativos.

Expresso de outra maneira, a tragédia de domingo em si teve pouco poder de determinar efeitos sobre os ativos, mas seus desdobramentos sobre a governabilidade do Executivo e o diálogo com o Legislativo serão importantes nos próximos meses. Os primeiros passos, pelo menos, já foram positivos.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar