🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

As oscilações do mercado financeiro importam? Descubra por que o investidor deve enxergar além do sobe e desce da bolsa

Afinal, como lidar com as alterações de humor do mercado? O segredo pode estar na ignorância; entenda mais.

3 de outubro de 2023
15:00 - atualizado às 13:22
ações de shoppings, Aliansce Sonae (ALSO3), Multiplan (MULT3) e Iguatemi (IGTI3)
Imagem: Freepik/Montagem Seu Dinheiro

Humildade intelectual é uma das virtudes mais nobres de uma pessoa. Eu diria até que é a maneira mais fiel de ser honesto consigo mesmo.

Afinal, reconhecer aquilo que não se sabe em uma sociedade que precisa de respostas o tempo todo não é algo trivial.

Já disse Epicteto, um dos pais do estoicismo, há milhares de anos: “é impossível para um homem aprender o que ele acha que já sabe”.

Se na vida a humildade já é importante, no mercado financeiro ela é imprescindível.

Embora seja possível fazer conta e traçar cenários para diversas variáveis como juros, câmbio, valor justo de uma ação, a verdade é que não existe certeza de nada.

Aliás, se existe alguma certeza, é que na maioria das vezes não sabemos o suficiente.

Uma ação pode cair por inúmeros motivos: pode cair porque frustrou na entrega de resultados, porque o juro vai subir e ela tem muita dívida, porque vai precisar aumentar capital para diminuir o endividamento...

Explicação não vai faltar. 

Aliás, uma ação pode cair muito abaixo do seu preço justo, simplesmente pelo fato de ter alguém precisando vendê-la para honrar obrigações que não têm nada a ver com o momento operacional da empresa.

No Market Makers, a humildade é encarada como um trampolim que nos ajuda a aprender algo diariamente e uma disciplina que nos prepara para os diversos cenários possíveis.

Dentre os tantos aprendizados que tivemos nesses 12 meses de Market Makers FIA, eu diria que um deles – talvez o maior – foi não se deixar influenciar tanto pelos sentimentos de depressão e euforia do Senhor Mercado.

VEJA TAMBÉM: TOUROS E URSOS - Por que o Ibovespa (ainda) não decolou? Uma entrevista exclusiva com Felipe Miranda

Abaixo, eu vou tentar seguir uma ordem cronológica dessa característica bipolar do Sr. Mercado:

Em outubro, quando lançamos o fundo, o 1º turno das eleições havia acabado de acontecer e o mercado estava animado com o fato da maioria eleita no Congresso brasileiro ter viés de direita.

Em novembro, o mercado ficou pessimista quando Lula venceu as eleições e passou a acreditar que a Selic, que naquela altura do campeonato estava em 13,75%, poderia subir ao longo de 2023.

Entre janeiro e maio, a expectativa de juro alto, a fraude em Americanas e o crescente número de empresas entrando com pedidos de recuperação judicial fizeram o mercado de crédito secar, espalhando ainda mais pessimismo no eixo Faria Lima-Leblon.

Entre maio e agosto, o pessimismo deu lugar a uma tremenda euforia com o mercado precificando um juro de longo prazo em 8,5%.

No fechamento de ontem, o mercado já precificou um juro longo ao redor de 10% novamente e o Índice Small Caps – que melhor representa a economia doméstica –, que chegou a subir 18% no ano até agosto, agora sobe apenas 3% em 2023.

O mercado continua acreditando que o juro vai cair, mas não tanto quanto o imaginado.

Perceberam como o mercado é um pêndulo que oscila entre a euforia e a depressão?

Isso acontece porque o mercado é feito de pessoas e as pessoas não apenas têm sentimentos diversos, como também possuem processos de investimentos diferentes e objetivos de retorno diferentes.

E apesar de serem diferentes, as pessoas seguem comportamentos semelhantes: a dor de perder dinheiro é muito mais forte que o prazer de ganhar dinheiro, é menos dolorido perder dinheiro com todo mundo do que perder sozinho, e por aí vai.

Partimos, então, do pressuposto que poucos conseguem prever com eficácia o rumo das variáveis macroeconômicas (juros, câmbio, crescimento do PIB) e que não saberemos a próxima narrativa que irá vingar no mercado.

Desse modo, o que nós fazemos no Market Makers é dedicar todo o nosso tempo estudando empresas que acreditamos que podem ser bons investimentos.

Achamos que é muito mais prazeroso estudar uma empresa profundamente e tentar entender as coisas que ela faz de bom do que tentar adivinhar se o mercado vai subir ou cair amanhã ou depois.

Ao focar naquilo que podemos controlar, ficamos menos expostos ao que ‘sabemos que não sabemos’, ao mesmo tempo em que nos aprofundamos naquilo que temos condição de aprender, que são as empresas.

Um abraço,

Matheus Soares

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar