🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
DEPOIS DA TERRA DO REI...

País vizinho ao Brasil abre caminho para adotar semana de 4 dias de trabalho; será que a moda chega por aqui?

O Congresso chileno aprovou a redução da jornada de 45 para 40 horas semanais e a possibilidade de três dias de descanso

Liliane de Lima
12 de abril de 2023
17:20 - atualizado às 16:51
semana de 4 dias úteis no Reino Unido
Imagem: Unsplash/Shutterstock/Montagem Brenda Silva

À exemplo do Reino Unido e de Portugal, chegou a vez do Chile reduzir a jornada de trabalho semanal e abrir caminho para a implementação da semana de 4 dias úteis

Nesta semana, o Congresso do país vizinho reduziu a carga de 45 para 40 horas semanais, igualando-se à jornada vigente no Equador. Em comparação, a lei brasileira prevê, segundo o regime CLT, 44 horas de trabalho por semana.  

Além disso, a regra determina a manutenção dos salários, ou seja, a redução da jornada sem descontos na remuneração. A norma também prevê a possibilidade de negociação entre as empresas e os funcionários para a adoção da semana de quatro dias úteis. 

Contudo, a medida não deve entrar em vigor imediatamente no país andino. A proposta aprovada ainda deve ser promulgada pelo presidente Gabriel Boric e, após o aval do chefe do Estado, será implementada gradualmente nos próximos cinco anos. 

Como vai funcionar?

A nova regra trabalhista do Chile prevê a redução gradual de uma hora por ano até 2028. Em linhas gerais, a ideia é que a jornada semanal caia de 45 para 44 horas até o final de 2024, quando a medida deve completar um ano de vigência. 

Até o final de 2025, os trabalhadores passam a trabalhar 43 horas por semana, e assim, com a redução de uma hora por ano até a implementação da jornada de 40 horas semanais. 

Por sua vez, a quantidade da carga horária extra também será reduzida de 12 para 5 horas, também seguindo o plano de implementação nos próximos cinco anos. 

Sem assim, com a contemplação de horas extras, o trabalhador chileno poderá trabalhar até 52 horas por semana, desde que tenha um número maior de dias de folga para compensar. 

E o Brasil?

Por aqui, ainda não há previsão de testes em nível nacional, com auxílio do governo. Contudo,  a iniciativa começou a ganhar adeptos principalmente a partir da reabertura da economia, depois do período de isolamento em razão da pandemia de covid-19. 

E, algumas empresas já adotaram a semana de quatro dias úteis — entre elas, a NovaHaus, a Zee.Dog e a Efí Bank (ex-Gerencianet). Os detalhes, você pode conferir nesta matéria especial, CLIQUE AQUI.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Semana de 4 dias: Exemplos europeus 

Em fevereiro deste ano, o Reino Unido aprovou a adoção da semana de quatro dias úteis para a jornada de trabalho, após seis meses de testes e a comprovação de mínimo impacto na produtividade dos funcionários. 

O programa foi conduzido pelas universidades de Oxford e Cambridge, em parceria com a Boston College nos EUA, além da contribuição das organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global Autonomy e 4 Day Week UK Campaign.

Portugal também avançou nas discussões para a redução da jornada semanal de trabalho. 

O governo português aprovou, no fim do ano passado, um programa com foco na melhoria da qualidade e bem-estar que prevê, entre outras medidas, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos residentes no país.

Até o momento, há previsão de testes-piloto da semana de quatro dias, sem a redução dos salários, que devem começar em junho deste ano. De início, apenas as empresas privadas participarão da experiência e, a depender dos resultados, os testes serão estendidos à iniciativa pública. 

Por fim, o governo de Portugal deve investir cerca de 350 mil euros na organização dos testes, mas sem qualquer subsídio às empresas que aderirem aos testes. 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies