Em meio às demissões em grandes companhias e um cenário econômico incerto, a procura por estabilidade no emprego é um dos objetivos de muitos profissionais, independentemente da área de atuação.
E, ao mesmo tempo, a busca por oportunidades com maior flexibilidade e possibilidade de crescimento profissional — evidenciado pela “demissão silenciosa” (quiet quitting) — marcaram o mundo corporativo no ano passado.
De olho nas tendências do mercado de trabalho, o LinkedIn divulgou, nesta semana, a lista anual das melhores companhias para desenvolver carreira.
Em 2023, o LinkedIn Top Companies elegeu 25 empresas e, novamente, o pódio foi liderado pelo setor bancário: Itaú Unibanco, Banco Bradesco e Banco do Brasil.
Em linhas gerais, as empresas que entraram no ranking foram avaliada em oito requisitos:
- Progressão de crescimento;
- Desenvolvimento de competências;
- Estabilidade na empresa;
- Oportunidades externas;
- Afinidade com a empresa;
- Diversidade de gênero;
- Nível de formação acadêmica e
- Presença de funcionários no país.
Além disso, as empresas deveriam ter pelo menos 500 funcionários em 31 de dezembro de 2022 no país e a taxa de rotatividade de funcionários não poderia ultrapassar 10% durante o período estabelecido na metodologia, com base em dados do LinkedIn.
Por fim, companhias que demitiram mais de 10% do quadro de funcionários entre janeiro e dezembro de 2022, de acordo com pronunciamentos oficiais, foram considerados inelegíveis. Confira a seguir o ranking.
10 - Ambev
Em 10º lugar, a Ambev entrou na lista de melhores companhias para trabalhar do LinkedIn.
Atualmente, a multinacional do setor de bebidas AB InBev, criada a partir da fusão da Ambev com a empresa belga Interbrew, detém cerca de 60% do mercado de cerveja no Brasil. A companhia também é controladora do serviço de entrega Zé Delivery.
As áreas com maior número de colaboradores são as de operações, vendas, engenharia e desenvolvimento de negócios.
No momento, a Ambev está com mais de 300 vagas abertas para diversos níveis de senioridade nas regiões de Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP). As pessoas interessadas podem acessar as oportunidades pela plataforma Gupy ou página no LinkedIn.
9 - Kyndryl
Fundada em 2021, após a IBM separar a sua área de serviços de infraestrutura, a empresa de serviços e consultoria de tecnologia da informação Kyndryl foi eleita a nona melhor empresa para se trabalhar.
No Brasil, a companhia está presente nas cidades de Campinas (SP), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
8 - Kavak
Eleita uma das melhores startups para trabalhar em 2022, a Kavak entrou para a lista das companhias de destaque no mercado de trabalho neste ano.
A plataforma de compra e venda de veículos seminovos foi fundada em 2016, no México, e tem expandido as operações no Brasil.
Em setembro do ano passado, a Kavak firmou parceria com os bancos HSBC, Goldman Sachs e Santander que resultou em um acordo financeiro de US$ 810 milhões em linhas de crédito.
As vagas na Kavak são abertas ao longo do ano e podem ser acompanhadas pela página de carreiras da empresa, acesse aqui.
7 - Bain & Company
Com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a empresa de consultoria Bain & Company foi eleita a sétima melhor companhia para desenvolver carreira.
As posições mais comuns e com maior número de funcionários estão relacionadas a contabilidade financeira e empreendedorismo.
Por fim, a Bain & Company está com 6 posições abertas nas áreas de tecnologia e operações. As pessoas interessadas podem cadastrar os currículos por meio da página da empresa no LinkedIn, acesse aqui.
VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?
6 - Mastercard
A empresa de serviços financeiros Mastercard conquistou uma posição de destaque entre as 10 melhores empresas para se trabalhar em 2023. Com foco
A companhia está com posições abertas, inclusive para atuação remota. No Brasil, a Mastercard está recrutando profissionais das áreas jurídica, gestão de negócios e engenharia, além do programa de estágio.
Para cadastrar o currículo, o profissional interessado precisa acessar a página de carreiras da instituição financeira, acesse aqui.
5 - ExxonMobil
A multinacional do setor de óleo e gás ExxonMobil foi eleita a quinta melhor empresa para se trabalhar em 2023, segundo o ranking do LinkedIn.
Entre as funções com maior número de funcionários estão as relacionadas a tecnologia da informação, engenharia, contabilidade e operações.
4 - Banco Santander
O banco espanhol Santander manteve-se entre as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo o ranking do LinkedIn e avançou uma posição em relação ao ano passado.
Com mais de 100 mil funcionários, as posições com maior número de profissionais são as de vendas, operações e tecnologia da informação. O banco está presente em mais de 15 países e é a terceira maior instituição financeira do Brasil em ativos.
No momento, o Santander está com mais de 80 vagas abertas em todo o país, além de bancos de talentos para o cadastro de currículos.
As pessoas interessadas em trabalhar no banco podem se cadastrar via plataforma Gupy, acesse aqui, ou acompanhar a abertura de posições pela página no LinkedIn, veja aqui.
- Leia também: De onde vieram os R$ 4,2 bilhões que engordaram o balanço do Santander (SANB11) do 1T23?
3 - Banco do Brasil
Em seguida, o Banco do Brasil subiu do 6º para o 3º lugar do ranking neste ano. Para quem deseja atuar e crescer na carreira no banco, os cargos mais comuns são oficial de desenvolvimento de negócios, gerente geral e consultor financeiro.
Em fevereiro, o banco abriu inscrições para o concurso público, com oferta de mais de 6 mil vagas. As provas foram realizadas no último domingo (23) e o resultado final da seleção será divulgado em 14 de julho.
2 - Banco Bradesco
Com mais de 90 mil funcionários, o Banco Bradesco é o segundo melhor lugar para se trabalhar em 2023 — pelo segundo ano consecutivo.
Na empresa, as funções com maior número de colaboradores são as relacionadas a vendas, gestão financeira, operações e tecnologia da informação.
O Banco Bradesco está com mais de 300 vagas abertas em todo o país, nas agências bancárias e subsidiárias — Bradesco Seguros.
Os profissionais interessados em trabalhar na instituição financeira podem cadastrar os currículos na página de carreiras da empresa, acesse aqui, ou por meio do LinkedIn, clique aqui.
1 - Itaú Unibanco
A melhor empresa, segundo o levantamento do LinkedIn, é o Itaú Unibanco — que repetiu a liderança do ano anterior. Com o foco no cliente, gestão estratégica empresarial e inovação em serviços bancários, a instituição financeira tem expandido os negócios.
Os cargos mais comuns no banco são de analista de finanças, oficial de desenvolvimento de negócios e engenheiro de software.
A empresa está com processo seletivo aberto para a posição de gerente de relacionamento. As candidaturas devem ser feitas pela plataforma Gupy, acesse aqui.
Por fim, as gigantes de tecnologia americanas Alphabet — dona do Google — e Amazon estão entre as 25 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2023. As operadoras de telefonia Vivo e Claro e a estatal Petrobras também integram a lista divulgada pelo LinkedIn.