O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Até o momento, a União já autorizou concursos para mais de 8,3 mil vagas em 22 órgãos federais; editais devem ser publicados até o final do ano

O sonho de estabilidade na vida profissional e de renda pode se tornar realidade para muitos brasileiros em breve.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou autorização para realização de concursos públicos para o preenchimento e provimento de 3.026 vagas, em 22 órgãos federais. Os salários iniciais são entre R$ 6 mil a R$ 21 mil.
Segundo a ministra, a abertura das novas vagas é fruto de um represamento realizado em anos anteriores, quando não foram feitos concursos ou chamamentos.
Sendo assim, 2.480 vagas serão abertas em novos concursos, incluindo o Banco Central e agências reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As demais 546 oportunidades correspondem ao preenchimento de posições em órgãos que já realizaram concursos — Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ibama.
Com o novo anúncio, o governo já autorizou concursos para 8.360 vagas em 2023.
Leia Também
Além da reposição de servidores, o Ministério da Gestão também trabalha num projeto de transformação de cargos, com a previsão de reduzir de 13.375 para 8.935 vagas em nove órgãos ou ministérios, sem impacto orçamentário.
A maior parte dessas mudanças são ajustes de enquadramento, como a substituição de cargos de nível médio por outros de nível superior. O pacote também inclui mudanças em cargos comissionados.
A ministra da pasta, Esther Dweck, disse que o movimento deve-se a novos compromissos que o País vai assumir, como a presidência do G20, em que será preciso realocar servidores para as novas funções. Áreas como a ANM e a futura Secretaria de Loterias, por exemplo, demandarão mais funcionários.
O pacote de transformação de cargos será incluído na medida provisória (MP) que reajusta o salário dos servidores das forças de segurança do Distrito Federal e de militares dos antigos territórios, em 9% em 2023 e outros 9% em 2024.
De acordo com Dweck, a MP deve ser publicada ainda nesta semana, para que o reajuste salarial entre em vigor já na folha de pagamentos de julho.
Além da transformação de cargos, a MP também inclui outros pontos. Um deles é o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), para eliminar as filas de atendimento do INSS.
O programa prevê um pagamento de bônus para servidores que aderirem, de acordo com entregas, num programa que terá nove meses de duração, prorrogáveis por mais três meses.
O texto ainda trará a ampliação do prazo máximo de duração de contratos temporários, de dois para cinco anos, para ações relacionadas à política indigenista, e altera as regras de concurso e ingresso para a Funai, com a ampliação de cotas de indígenas de 10% para 30%.
VEJA TAMBÉM — Nome no Serasa: sofri um golpe e agora estou negativado! O que fazer?
*Com informações de Agência Brasil e Estadão Conteúdo
FAÇA O QUE EU DIGO...
FUNÇÃO DOS TRABALHADORES
FAÇA O QUE EU DIGO...
NOS BASTIDORES
AS MAIS VALIOSAS
CARGO SURPRESA
PILOTO AUTOMÁTICO
CURRÍCULO ATUALIZADO?
COMPLEXO DE DEUS
INÍCIO DE CARREIRA
CARÁTER PEDAGÓGICO
CV EM MÃOS
ADEUS, HOME OFFICE
CONTRATAÇÃO DE ROBÔS
PRIMEIRO EMPREGO
UM COCHILO VAI BEM
CURRÍCULO EM MÃOS
PRIMEIRO EMPREGO
O PODER DA EXPERIÊNCIA