Como está a sua confiança para o mercado de fundos imobiliários em 2023? Se você está no time dos otimistas, então tem algo em comum com alguns dos principais gestores da indústria de FIIs.
A Empiricus Research realizou uma pesquisa com 30 gestoras brasileiras e descobriu que a maior parte delas apresenta um leve grau de otimismo com o mercado imobiliário brasileiro neste ano, mesmo com um ambiente econômico desafiador.
Já quando se trata do setor imobiliário norte-americano, o levantamento mostrou que a média da perspectiva dos gestores para os próximos 12 meses é pessimista.
O resultado é influenciado pelas perspectivas de recessão econômica nos Estados Unidos. “Nos últimos meses, já foi possível observar uma desaceleração de preços de venda e aluguel em algumas regiões”, diz o relatório, assinado pelo analista da Empiricus Research e colunista do Seu Dinheiro Caio Araújo.
- Quer investir no mercado imobiliário? Veja as melhores estratégias para buscar lucros neste mercado em 2023; de bônus, conheça as 17 indicações de FIIs feitas por analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro. ACESSE AQUI GRATUITAMENTE
Os principais desafios para os fundos imobiliários em 2023
Foram selecionadas apenas casas com áreas estratégicas de alocação em fundos listados privados para a pesquisa.
Uma delas, o BTG, destacou suas perspectivas para a Selic. Vale relembrar que a taxa básica de juros brasileira influencia diretamente o retorno obtido com algumas classes de FIIs e também pode afetar o desempenho dos fundos no mercado secundário.
Para o banco, a taxa deve se manter no patamar atual durante a maior parte do ano, mas sua trajetória pode mudar de acordo com as medidas que serão tomadas pelo presidente Lula (PT) e seu time de ministros.
“Há possibilidade de fechamento pequeno da Selic a partir do terceiro trimestre, muito a depender de como o governo endereçar a questão tributária e conforme avançar a ancoragem das expectativas de inflação”, cita o BTG.
Outro ponto de atenção para o mercado é a alavancagem dos fundos imobiliários. O endividamento foi o item mais citado pelos gestores para monitoramento em 2023.
“Muitos FIIs tomaram dívidas nos últimos anos em busca de ampliar o portfólio de imóveis — com as novas emissões no mercado de capitais em ritmo lento, há uma atenção especial envolvendo liquidez desses fundos”, explica a Empiricus.
Quais os setores mais promissores para o ano?
Ressalvas à parte, os gestores que participaram da pesquisa também listaram o grau de confiança para os diferentes setores de FIIs.
A maior nota no quesito otimista foi obtida pelos fundos de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), popularmente conhecidos como FIIs de papel.
“Com a NTN-B [título público do Tesouro Direto indexado à inflação] no patamar atual, vemos uma boa assimetria para realização de ganhos nos FIIs com alocação IPCA+”, afirma o BTG Pactual
Os segmentos de shopping centers, agronegócio, renda urbana e logística também são vistos com bons olhos. O único setor no qual os gestores estão mais inclinados ao pessimismo é o de escritórios.