Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FORA DO AR

Adeus, Telegram! Entenda por que o STF mandou bloquear o aplicativo de mensagens russo — e saiba até quando o app ficará suspenso

A ordem para a suspensão ainda está em fase de cumprimento, com empresas sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Telegram
Telegram - Imagem: Shutterstock

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta sexta-feira (18) a suspensão do Telegram, o aplicativo de mensagens russo similar ao WhatsApp. Mas engana-se quem pensa que essa determinação tem relação com a guerra da Rússia com a Ucrânia. O motivo para a decisão é outro: a disseminação de informações falsas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ordem de Moraes segue um pedido da Polícia Federal e ocorre após o Telegram não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas — entre eles, o do blogueiro Allan dos Santos.

Um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro, Allan dos Santos é investigado no Supremo no inquérito que apura a divulgação de fake news e ataques aos membros do STF, e também no que identificou a atuação de uma milícia digital.

No ano passado, Moraes determinou a prisão do blogueiro, que está nos Estados Unidos. Há uma ordem para a extradição dele.

Quando o Telegram será suspenso? 

Até o momento, ainda é possível mandar mensagens pelo Telegram, mas a suspensão do aplicativo deve acontecer a qualquer momento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a TV Globo, a ordem para o bloqueio do Telegram ainda está em fase de cumprimento. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Leia Também

MERCADO IMOBILIÁRIO

Mais de 680 mil imóveis foram financiados no primeiro semestre e crédito imobiliário cresce 23%, mas exige cautela

SUCESSO NAS BILHETERIAS

“A Odisseia” mantém ritmo forte e Toy Story 5 lidera como maior bilheteria de 2026 após superar US$ 1 bilhão

  • IMPORTANTE: liberamos um guia gratuito com tudo que você precisa para declarar o Imposto de Renda 2022; acesse pelo link da bio do nosso Instagram e aproveite para nos seguir. Basta clicar aqui

Na decisão, é determinado que empresas provedoras de serviços de internet — como Algar Telecom, Oi, Sky, Live TIM, Vivo e outras — “e insiram obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram”.

Em caso de descumprimento da decisão, o ministro estabelece uma multa diária de R$ 100 mil.

Na ordem, Alexandre de Moraes diz que a suspensão completa e integral do Telegram permanecerá em vigor até o cumprimento das decisões judiciais anteriores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E quais são essas decisões?

O Telegram não teria cumprido determinações judiciais anteriores, como a derrubada de perfis do blogueiro Allan do Santos e do site Terça Livre, além de páginas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

No pedido encaminhado ao STF, a Polícia Federal diz que o Telegram é conhecido pela postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países.

A decisão de Alexandre de Moraes teve como base o Marco Civil da Internet.

"O ordenamento jurídico brasileiro prevê, portanto, a necessidade de que as empresas que administram serviços de internet no Brasil atendam às decisões judiciais que determinam o fornecimento de dados pessoais ou outras informações que possam contribuir para a identificação do usuário ou do terminal, circunstância que não tem sido atendida pela empresa Telegram".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
loterias da caixa mega-sena 3015 28 de julho de 2026 - 10:39
agronegocio agro fiagros agricultura 28 de julho de 2026 - 10:00
Ganhadores comemoram prêmio nas loterias Dupla Sena e Dia de Sorte 28 de julho de 2026 - 7:04
agro, fiagro, fiagros, agronegócio 27 de julho de 2026 - 10:00
Calendário BPC 2026 27 de julho de 2026 - 5:45
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de julho de 2026 - 12:11
Imóveis na Avenida Berrini, em São Paulo, para representar um fundo imobiliário de escritórios 26 de julho de 2026 - 10:00
Warren Buffett 24 de julho de 2026 - 16:16
24 de julho de 2026 - 14:33
restituição imposto de renda 2025 24 de julho de 2026 - 8:35
homens reunidos em uma mesa em segundo plano, com um caderno escrito Comitê de Política Monetária (Copom) em primeiro plano. 24 de julho de 2026 - 7:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar