🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Atos pelo país

Bolsonaro faz ameaças ao STF em dia de manifestações; políticos e autoridades defendem democracia

Bolsonaro fez ameaças direcionadas a Luiz Fux, presidente do STF, e aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de setembro de 2021
12:46 - atualizado às 17:10
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em fundo preto
Ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez novas ameaças ao STF durante discurso a apoiadores em Brasília, afirmando que não aceitará qualquer medida "fora das quatro linhas da Constituição". A fala foi direcionada à Luiz Fux, presidente da Corte, a Alexandre de Moraes, ministro cujas decisões recentes se notabilizaram por atingir nomes fortes do núcleo bolsonarista, e a Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

"Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando nossa população", disse Bolsonaro, em evento realizado mais cedo na capital federal. "Ou o chefe desse poder enquadra o seu ou esse poder vai sofrer aquilo que não queremos".

O 7 de setembro é marcado por uma série de atos populares nas principais capitais do Brasil, tanto a favor quanto contra Bolsonaro. A tensão entre os poderes tem escalado nas últimas semanas, com governo e STF aparecendo em lados antagônicos — a participação do presidente nos atos é vista como uma forma de colocar pressão no Legislativo e no Judiciário, além de incendiar sua base de apoiadores contra a democracia.

Em discurso na Avenida Paulista, o presidente incitou a desobediência ao afirmar que não irá mais respeitar nenhuma decisão tomada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Bolsonaro fez insultos ao magistrado e pediu sua saída em frente de seus apoiadores.

"Ou esse ministro se enquadra, ou ele pede para sair", disse Bolsonaro. "Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha!". No discurso, o presidente também afirmou, sem provas, que o sistema eleitoral brasileiro não é confiável e fez menções ao voto impresso, iniciativa já derrubada no Congresso.

Reação de políticos e autoridades

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse esperar que os atos desta terça-feira ocorram "de maneira ordeira", respeitando as instituições e sem qualquer ato antidemocrático — Lira é visto como um importante aliado dos interesses de Bolsonaro no Congresso, evitando qualquer posicionamento que bata de frente com o governo.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) usou o Twitter para se posicionar a favor da "absoluta defesa do Estado Democrático de Direito", também evitando posicionamentos mais firmes contra Bolsonaro. Ao jornal "O Estado de S. Paulo", Pacheco disse considerar inaceitáveis algumas pautas defendidas pelos apoiadores do presidente, como a suspensão de eleições e uso das Forças Armadas para subverter a democracia.

Veja abaixo outras manifestações de lideranças políticas e autoridades do país a respeito das manifestações do 7 de setembro:

 

*Com Agências de Notícia

Compartilhe

frente de preocupação do governo

Moraes autoriza a investigados por fake news acesso total a inquérito

3 de junho de 2020 - 12:30

Pelo fato do inquérito tramitar sob sigilo, os advogados terão de fazer agendamento junto ao gabinete de Moraes para ter acesso à cópia digitalizada dos autos

Campanha de 2018 envolvida

Decisão de Moraes sobre sigilo de empresários pode influenciar TSE

27 de maio de 2020 - 19:24

A quebra do sigilo bancário e fiscal de empresários bolsonaristas, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abrange o período entre julho de 2018 e abril de 2020

CRISE POLÍTICA

Juízes federais reagem a Bolsonaro por ataques a Alexandre de Moraes

30 de abril de 2020 - 15:50

Bolsonaro citou a relação de Moraes com o ex-presidente Michel Temer, que o indicou para a Corte em fevereiro de 2017.

Ministro do STF

Alexandre Moraes critica PSL ter direito a R$ 110 milhões de fundo e defende reforma política

17 de dezembro de 2018 - 13:13

Ministro do STF defendeu uma “reforma política séria” que fortaleça o Legislativo e diminua o número de siglas partidárias no Brasil

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar