🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-02-23T20:17:12-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
CEO CONFERENCE 2022

Bolsonaro foge de perguntas sobre a economia e ataca Lula: ‘a esquerda é sinônimo do fracasso, da corrupção, do atraso’

Além do rival político, presidente voltou a direcionar sua metralhadora de críticas para os ministros do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) e questionar as urnas eletrônicas

23 de fevereiro de 2022
20:17
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em fundo preto
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Imagem: Shutterstock

Apesar de afirmar que, ao contrário de outros políticos, não está em campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro aproveitou sua participação na CEO Conference, evento promovido pelo BTG Pactual, para atacar o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva.

Acompanhados dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Ciro Nogueira, Bolsonaro foi breve ao responder perguntas ligadas à economia, mas não poupou palavras contra o adversário: “A esquerda é sinônimo do fracasso, da corrupção, do atraso”, declarou para a plateia de empresários e investidores.

Referindo-se a Lula e ao PT como “o outro lado”, Bolsonaro iniciou a palestra desta quarta-feira (23) listando uma série de medidas que, segundo ele, são defendidas pelo rival:

  • Revogar a autonomia do Banco Central e as reformas trabalhista e da previdência;
  • Retomar o imposto sindical;
  • Reestatizar empresas privatizadas;
  • Acabar com o teto de gastos;
  • Interferir na política de preços da Petrobras;
  • Fortalecer o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
  • Recolher armas dos cidadãos;
  • Desmilitarizar as polícias militares;
  • Extinguir os colégios militares;
  • Liberar as drogas;
  • Legalizar o aborto;
  • Reaproximar-se de Cuba.

Reforçando a importância das pautas de costume e a defesa do militarismo que foram as marcas de sua campanha em 2018, o presidente, visivelmente exaltado, afirmou que as eleições não são apenas sobre quem será o novo chefe do executivo. 

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

“O que está em jogo no Brasil? A nossa liberdade. O que está em jogo no Brasil? A nossa economia. Para onde estávamos indo nos últimos governos? Vamos flertar com isso novamente, ficar a beira do abismo?”, questionou.

Acabou a paz com o STF?

Além do rival político, Bolsonaro também voltou a direcionar sua metralhadora de críticas para os ministros do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) e questionar as urnas eletrônicas. 

“Temos um sistema eleitoral que não há como comprovar que é ‘fraudável’ mas também não há como comprovar que não é ‘fraudável’”, disse. 

Ao comentar ações do STF, como a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), o presidente subiu ainda mais o tom: “ Vocês vão ter que vir para dentro das quatro linhas. Afinal de contas, todos temos limites”.

“Ficam brincando o tempo todo de nos controlar, de desrespeitar a nossa Constituição, de ferir a nossa liberdade de expressão, de prender deputado”, acusou.

E a economia, Bolsonaro?

Quando o rumo das perguntas voltou para os temas econômicos, os discursos do presidente tornaram-se mais curtos e menos inflamados. 

Perguntado sobre o avanço das reformas econômicas no Congresso ainda este ano, Bolsonaro disse que a hora é de “aprovar o que pode ser aprovado”. 

“Nós sabemos que em anos eleitorais algumas propostas têm dificuldade em ir para frente. O parlamento é muito sensível nesse momento”.

Amparado pela presença de Guedes para responder questões sobre inflação e desemprego, Bolsonaro destacou a cotação atual do dólar. “Se eu não me engano, Paulo Guedes, janeiro foi o mês que mais entrou dólar no Brasil”, disse ele antes de deixar que o ministro assumisse à frente da conversa.

Guedes explicou que a inflação é um fenômeno global causado por um choque adverso de oferta. Por aqui, o cenário foi agravado pela falta de chuva e a alta do petróleo, que pressionou os preços de energia e combustíveis no ano passado.

Para conter a alta inflacionária, o ministro afirma que o primeiro passo já foi dado, relembrando a aprovação da autonomia do Banco Central. “Nós sabemos que a garantia de um controle inflacionário é um BC independente. O estelionato eleitoral através da politização da moeda foi varrido”.

No tópico de criação de empregos, Guedes também destacou uma iniciativa do governo que poderia gerar dois milhões de empregos, mas foi barrada pelo Senado. “Mandamos o programa, com o apoio do Arthur Lira [presidente da Câmara], e esse projeto caiu no Senado. Pretendemos reapresentá-lo”.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies