🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-03-08T10:12:35-03:00
Ricardo Gozzi
SOB PRESSÃO

Despedida e pedido de desculpas: Shell anuncia planos de abandonar gradualmente operações na Rússia

Empresa cedeu à pressão depois de ter sido duramente criticada por compra de petróleo russo com desconto recorde em meio à eclosão da guerra na Ucrânia

8 de março de 2022
10:12
Caminhão da Shell, da Raízen, abastece aeronave
Caminhão da Shell, da Raízen, abastece aeronave em São Paulo. - Imagem: Divulgação

O preço do barril de petróleo segue em alta acelerada em um momento no qual os Estados Unidos e seus principais aliados na Europa estudam proibir importações de óleo e gás da Rússia em resposta à invasão da Ucrânia.

Paralelamente, porém, desdobramentos relacionados aumentam a pressão sobre a commodity, que nos últimos dias vem revisitando as cotações mais altas em mais de uma década. O barril do Brent subia mais de 2% na manhã de hoje, cotado na faixa dos US$ 126.

Hoje, a petroleira anglo-holandesa Shell pediu desculpas pela compra de uma remessa de petróleo russo com grande desconto e prometeu abandonar gradualmente suas operações na Rússia.

Primeiro passo

“Como primeiro passo imediato, a empresa interromperá todas as compras à vista de petróleo bruto russo. Também fechará seus postos de serviço, combustível de aviação e operações de lubrificantes na Rússia”, informou a empresa por meio de nota.

Na última sexta-feira, a Shell comprou 100 mil toneladas de petróleo bruto russo. A compra não violou nenhuma espécie de sanção, mas teria sido feita com base em um desconto recorde em um momento no qual outras empresas têm evitado comprar petróleo russo.

O episódio desencadeou duras críticas à Shell. Em resposta, o CEO da empresa, Ben van Beurden, apresentou hoje um mea-culpa: “Não era o certo e lamentamos.”

Segundo passo

A Shell já havia divulgado anteriormente a intenção de abandonar suas joint ventures com a gigante russa Gazprom.

No fim de semana, a empresa anglo-holandesa anunciou que destinaria os lucros do petróleo russo com desconto a um fundo dedicado à ajuda humanitária à Ucrânia.

Por fim, além da suspensão da compra à vista de petróleo bruto, a Shell informou que não renovará mais nenhum contrato com o país.

Van Beurden acrescentou que os desafios sociais lançados pela guerra “destacam o dilema entre pressionar o governo russo por suas atrocidades na Ucrânia e garantir suprimentos de energia estáveis ​​e seguros em toda a Europa”.

*Com informações da CNBC.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies