O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Chefe do Kremlin ameaça rivais do Ocidente, afirmando que terão que pagar pelo custo econômico das sanções contra Moscou — novas punições foram anunciadas hoje
Agora é lei: o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira (31) o decreto que obriga os países não amigáveis a pagar pelas compras de gás natural russo com rublos e não mais em dólar, euro ou outras divisas.
Quando foi anunciada, na semana passada, a medida adicionou uma dose extra de tensão entre Moscou e o Ocidente, já que muitos dos países afetados pela mudança têm uma dependência elevada da energia russa.
Mas o que quase ninguém esperava é que um desses países considerados hostis conseguiria escapar da fúria de Putin na venda do gás.
Uma ligação antes da assinatura do decreto desta quinta-feira mudou os rumos dessa história — pelo menos por enquanto.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, fez um telefonema para o presidente russo e ouviu dele o compromisso de manter o pagamento da Alemanha em euros ou dólares.
De acordo com um comunicado do Kremlin, Putin disse a Scholz que "a decisão tomada não deve levar ao agravamento dos termos contratuais para as empresas importadoras europeias".
Leia Também
Desde que invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, Putin provocou uma reação em cadeia dos Estados Unidos e aliados em uma tentativa de frear o avanço das tropas russas sobre Kiev.
Embora rejeitem a ideia de pegar em armas e enfrentar Putin no campo de batalha, os países do Ocidente vêm anunciando sanções econômicas e financeiras para tentar estrangular a economia russa e acabar com os recursos que mantêm a invasão.
Alguns efeitos das sanções foram imediatos: empresas internacionais deixaram o país, a bolsa de valores teve que ser fechada por semanas e o rublo se desvalorizou.
E é aí que o plano de cobrar na moeda russa pelo gás exportado se encaixa. Esse anúncio significa que os países que impuseram sanções à Rússia terão que comprar rublos a taxas fixadas pelo banco central russo para pagar pelo gás. A medida reforçaria o rublo, aumentando a demanda por ele.
O entendimento entre Rússia e Alemanha sobre o pagamento pelo gás não significa uma trégua nesse front da guerra.
Horas depois de Putin assinar o decreto sobre o rublo, os países do Ocidente contra-atacaram com novos anúncios de sanções contra Moscou.
O Departamento do Tesouro norte-americano, por exemplo, incluiu nesta quinta-feira 13 pessoas e 21 entidades ligadas à Rússia na lista de punições.
A medida envolve o setor de segurança cibernética e, segundo o Tesouro, deixou o Ozon Bank — voltado para transações de comércio eletrônico — de fora.
O Reino Unido, por sua vez, mirou as sanções em grupos de mídia russo, incluindo a RT e a Sputnik, sob a alegação de propagação de notícias de narrativas falsas sobre a guerra e sobre Putin.
A nova rodada de sanções anunciada nesta quinta-feira por países do Ocidente não pegou Putin de surpresa.
Mais cedo, o presidente russo chegou a dizer que seus rivais na guerra na Ucrânia iriam buscar cada vez mais novas razões para seguir impondo restrições às finanças e à economia de seus país.
E ele prometeu não deixar barato: “O Ocidente terá que pagar pela guerra econômica que deflagra contra o nosso país”, disse Putin sem especificar que medidas adotaria, além da cobrança pelo gás em rublos.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.
Mesmo com sinais de arrefecimento da inflação, Gabriel Galípolo afirma que mercado de trabalho forte e salários em alta exigem cuidado extra com cortes na taxa básica
A proposta é antecipar as contribuições ordinárias dos associados do FGC, de 2026 a 2028, além de exigir uma contribuição extraordinária, segundo o jornal O Globo.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores.
Nos últimos cinco anos, a queda do consumo de vinho foi de 22,6%. O último ano positivo foi 2020, início da pandemia, quando o isolamento obrigou muitos argentinos a ficar em casa
Pagamentos de dividendos e JCP ocorrem em conjunto com a temporada de divulgação de balanços das principais empresas da B3
Dados preliminares mostram que, dos dias 1o a 29 de janeiro, a entrada de recursos na bolsa vindos do exterior somou R$ 25,3 bilhões
A única loteria que contou com um vencedor na categoria principal foi a Lotofácil 3608
Enquanto o bilionário projeta um mundo sem mercado de trabalho, o debate filosófico e a ficção científica oferecem pistas sobre suas consequências
Concurso 2970 acontece em São Paulo; último sorteio pagou R$ 141,8 milhões para uma única aposta
Na época da deflagração da operação, Sidney chegou a ser preso, porém foi solto dias depois. Agora, o MP pede à Justiça que os acusados usem tornozeleira eletrônica
Mega-Sena vinha acumulando desde o sorteio da Mega-da Virada. Lotofácil teve um total de 48 ganhadores. Todas as demais loterias sorteadas na quinta-feira (5) acumularam.
Investigação apura crimes contra o sistema financeiro e questiona o que havia por trás da negociação
Com instabilidade no radar, Brasil lidera a saída de milionários na América Latina e aparece entre os países que mais perderam fortunas no mundo em 2025
Uma sequência incomum de erupções solares levou a Nasa e a NOAA a adotarem monitoramento contínuo; o fenômeno não oferece risco às pessoas, mas pode afetar satélites, comunicações e sistemas de GPS.
Capaz de resistir a radiação, falta de água, temperaturas extremas e até ao vácuo do espaço, o urso-d’água desafia os limites da biologia e entra na lista dos seres mais resistentes já estudados