Dentre as inúmeras aparições de Pelé em propagandas, existe uma peça divulgada em 2010 usada para explicar como funciona investir na bolsa.
O vídeo, contratado pela então BM&FBovespa - que virou B3 após a fusão com a Cetip - usava a carreira do Rei do Futebol, com seus altos e baixos, como uma analogia para as oscilações do mercado.
A campanha como um todo ganhou o nome "Quer ser sócio?" e contou com ações em jornais, revistas, rádios e cinemas, além das principais emissoras de televisão aberta e paga.
"Quem investe em ações de uma boa empresa pode ganhar junto com ela", dizia Pelé no vídeo. Vale destacar que o rei foi a primeira personalidade global a ter seu nome atrelado à promoção de marcas.
A publicidade fazia parte da estratégia da BM&FBovespa para chegar a 5 milhões de investidores em ações até 2015. Mas vale lembrar que essa marca só foi conquistada em janeiro de 2022, sendo que o grande salto no número de CPFs na bolsa se deu nos últimos 5 anos.
Uma ex-colega da Empiricus, a Ana Westphalen, rememorou em 2020, na coluna Exile on Wall Street, o dia da divulgação do vídeo na sede da bolsa, em São Paulo. Ela diz que há quem acuse Pelé de ter zicado a campanha, já que no próprio evento de divulgação ele disse que não investia em ações.
"Sei que ao fim do evento um colega perguntou ao Pelé se seu histórico de investidor em ações era tão vitorioso quanto o de atleta, e ele respondeu algo como: 'Ações? Nunca. Invisto em imóveis, que me deram segurança'.", escreveu Ana. Você pode ler o texto aqui.
Confira o vídeo da campanha: