🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-05-23T20:20:15-03:00
Carolina Gama
A MESMA PRAÇA, O MESMO BANCO

Já viu esse filme antes? Varíola do macaco leva primeiro país na Europa a decretar quarentena obrigatória; saiba qual

O recente aumento de casos em todo o mundo nas áreas urbanas está levantando preocupações de um surto mais amplo; primeira suspeita é investigada na América do Sul

23 de maio de 2022
20:20
Vírus
Imagem: yuri.samoilov.online

Todos nós já vimos esse filme antes. Depois do confinamento provocado pela covid-19, o mundo se depara com a possibilidade real da volta da quarentena — só que agora provocada pela varíola do macaco

E o primeiro passo nessa direção foi dado pela Bélgica, que se tornou o primeiro país a introduzir um isolamento obrigatório de 21 dias para pessoas com a doença.

As medidas obrigatórias da Bélgica aplicam-se apenas a pessoas com infecção confirmada. Os contatos próximos não precisam se auto-isolar, mas são incentivados a permanecer vigilantes, especialmente se estiverem em contato com pessoas vulneráveis.

Nesta segunda-feira (23), o país registrou quatro casos locais. Até sábado (21), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que havia 92 casos em 12 países e mais 28 casos suspeitos sob investigação. 

EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Portugal e Holanda têm casos confirmados.

Tem vacina pra varíola do macaco?

A varíola do macaco é uma doença rara causada por um vírus que faz parte da família da varíola — com sintomas que incluem erupções cutâneas, febre, dores de cabeça, dores musculares, inchaço e dor nas costas.

Embora normalmente menos grave que a varíola, os especialistas em saúde estão cada vez mais preocupados com um surto recente, que começou no início de maio, em países fora da África Central e Ocidental — onde geralmente a doença acontece. 

Embora a maioria dos casos de varíola seja leve e normalmente resolva dentro de duas a quatro semanas, atualmente não há um imunizante específico para a varíola do macaco. 

A vacina contra a varíola provou ser 85% eficaz na prevenção da infecção, e alguns países já começaram a estocar doses.

Seth Berkley, CEO da aliança global de vacinas Gavi, disse no Fórum Econômico Mundial de Davos que o novo surto, ocorrendo mesmo quando a pandemia de covid-19 ainda não acabou, é um alerta para as autoridades investirem mais recursos em doenças infecciosas. 

Reino Unido também isola

A Bélgica foi o primeiro país a adotar uma quarentena obrigatória para as pessoas infectadas pela varíola do macaco — mas não é o único a isolar os doentes.

O governo do Reino Unido pediu que aqueles que têm alto risco de contrair a doença devem se auto-isolar por 21 dias. 

A medida inclui contatos domésticos ou profissionais médicos que podem ter entrado em contato com uma pessoa contaminada.

Varíola do macaco bate à porta

A Argentina está investigando o primeiro caso de varíola transmitida pelos macacos no país — esse é o primeiro caso relacionado à doença na América do Sul.

Um morador de Buenos Aires entrou em contato com o serviço de saúde local para comunicar que estava com sintomas compatíveis com o da varíola dos macacos e apresentava pequenas feridas em partes do corpo.

Segundo informações das autoridades de saúde argentinas, ele estava em viagem pela Espanha, um dos países da Europa que estão lidando com casos da doença. 

*Com informações da CNBC 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

A UM PASSO DA REGULAÇÃO

Parecer da lei de criptomoedas retira propostas que dão mais segurança ao investidor; confira mudanças no texto

5 de julho de 2022

O texto precisa ser aprovado em sessão no plenário da Câmara; sem maiores alterações, vai para a sanção presidencial

É CEDO OU TARDE DEMAIS…

UBS vê potencial de valorização menor para Hapvida — será que é hora de dar adeus à HAPV3?

5 de julho de 2022

O banco cortou o preço-alvo das ações, de R$ 15,40 para R$ 9,00, o que representa um potencial de valorização de 49% em relação ao fechamento de segunda-feira (05)

O MEDO SE ESPALHA

Por que o petróleo tomba mais de 10% e arrasta as ações da Petrobras (PETR4) e PRIO (PRIO3) hoje

5 de julho de 2022

A projeção pessimista vem em um momento em que as cotações estão sob pressão. Desde o início do ano, quando as tensões entre Rússia e Ucrânia se intensificaram, o preço do barril saltou mais de 40%

SEM ACORDO

Greve do BC termina na data marcada; paralisação durou 95 dias

5 de julho de 2022

Os servidores do Banco Central cruzaram os braços em abril e reivindicavam reajuste salarial e reestruturação da carreira — demandas que não foram atendidas a tempo

ELEIÇÕES 2022

Pode isso, Arnaldo? Lula critica orçamento secreto enquanto oposição discute divisão das verbas em 2023

5 de julho de 2022

O orçamento secreto envolve a distribuição, sem transparência, de recursos federais a redutos eleitorais de deputados e senadores. O governo usa os pagamentos para comprar apoio político no Congresso.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies