🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-06-09T14:56:50-03:00
Ricardo Gozzi
UFA!

Inflação enfim mostra sinais de alívio e analistas veem fim do ciclo de alta da Selic mais próximo

IPCA desacelerou a 0,47% em maio, de 1,06% em abril; dados vieram aquém das estimativas tanto em base mensal quanto na comparação anual

9 de junho de 2022
12:35 - atualizado às 14:56
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A desaceleração da inflação oficial em maio trouxe um pouco de alívio aos analistas do mercado financeiro.

Ao contrário do que ocorreu com a inflação de abril, quando parte do mercado começou a se preparar para um aperto monetário ainda mais forte pelo Banco Central, os números de maio alimentam a expectativa de que a alta de preços de alguns itens tenha chegado ao limite.

Com isso, volta a ganhar força a expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) interrompa o atual ciclo de aperto monetário na próxima reunião, prevista para a semana que vem.

A taxa Selic encontra-se em 12,75%. Segundo analistas, ela deve ser elevada a 13,25% na reunião de junho do Copom.

Como veio a inflação de maio

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou a 0,47% em maio, de 1,06% em abril.

Embora a mediana das estimativas dos analistas consultados pelo Broadcast sugerisse uma desaceleração, o dado veio aquém da estimativa de alta de 0,60%.

No acumulado em 12 meses, o IPCA desacelerou de 12,13% em abril para 11,73% em maio. O número também ficou abaixo da estimativa de alta de 11,88%.

Alimentação, a grande surpresa do IPCA

O IPCA de maio trouxe algumas surpresas. A principal delas refere-se à forte desaceleração da alimentação em domicílio. O índice passou de 2,59% em abril para 0,43% em maio.

A desaceleração foi provocada principalmente pelos preços dos hortifrutis. Produtos como o tomate e a cenoura registraram queda superior a 20% nos preços na comparação mensal. Já o preço da batata inglesa recuou 3,94%.

Para André Perfeito, economista-chefe da Necton Corretora, os números de maio sugerem que os gastos com alimentação alcançaram um teto.

Segundo ele, os preços já subiram de maneira relevante nos últimos meses. “Logo não é razoável supor altas ainda maiores”, afirmou.

Desaceleração da inflação alivia pressão sobre o Banco Central

O IPCA de hoje é um foco de alívio na pressão recente por uma postura mais austera da autoridade monetária”, avaliou Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos.

De acordo com ele, porém, as perspectivas para a Selic seguem muito suscetíveis aos efeitos dos projetos em tramitação no Congresso Nacional, numa referência ao projeto de lei complementar que contempla um teto de 17% sobre o ICMS dos preços dos combustíveis e energia.

Na avaliação de André Perfeito, da Necton, “o resultado de hoje do IPCA sugere fortemente que o BC deve fazer apenas mais uma alta de 50 pontos base na sua taxa básica, levando esta para 13,25% e parando neste patamar”.

Cenas dos próximos capítulos

Mirella Hirakawa, economista sênior da AZ Quest, adverte para o risco de uma nova aceleração da inflação em breve. Motivo? A aplicação de um novo reajuste nos preços dos combustíveis pela Petrobras.

“Nossas expectativas de curto prazo contemplam um novo reajuste da Petrobras da ordem de 10% nos próximos 30 dias, o que pode levar a um novo pico da inflação anual em julho”, disse ela.

Ontem à noite, a empresa avisou que a pressão sobre as cotações do petróleo e derivados nos mercados internacionais pode levar a novos reajustes no curto prazo.

“Com o petróleo nesses níveis, sabemos que alimentos e transportes continuarão pressionados. Então precisamos aguardar as cenas dos próximos capítulos”, disse Marcelo Oliveira, CFA e sócio-fundador da Quantzed.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies