O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-05-06T20:20:35-03:00
Carolina Gama
AGORA VAI?

Subindo degraus: Eletrobras (ELET6) dá mais um passo em direção à privatização; confira detalhes

Processo de desestatização da companhia enfrenta vários obstáculos, com ação civil pública e presidenciável prometendo cancelar a operação

6 de maio de 2022
20:20
privatização Eletrobras
Imagem: Shutterstock

A Eletrobras (ELET6) subiu mais um degrau na direção do processo de privatização. A empresa informou nesta sexta-feira (06) que arquivou o formulário 20-F referente ao exercício 2021.

O documento traz informações gerais sobre a empresa e sobre os riscos para os investidores, e é considerado um passo importante para o cumprimento do cronograma de privatização.

O formulário 20-F deveria ter sido entregue na última segunda-feira (02), mas a Eletrobras havia informado a Securities and Exchange Commission (SEC), o regulador do mercado dos EUA, sobre o adiamento da publicação para 17 de maio.

Na ocasião do adiamento, a empresa indicou que a mudança na data se deu em função da necessidade de prazo adicional para a preparação da divulgação sobre a Assembleia Geral Extraordinária da Madeira Energia.

As barreiras na privatização da Eletrobras (ELET6)

As privatizações são bastante polêmicas no Brasil e com a Eletrobras (ELET6) não é diferente. Um dos obstáculos mais recentes nesse processo veio à tona no final do mês passado, quando a Associação dos Empregados de Furnas (Asef) entrou com ação civil pública contra a desestatização da companhia. 

A ação da Asef soma-se aos pedidos de liminares assinados por partidos de oposição para a suspensão da privatização. 

O processo tem sido questionado tanto por políticos quanto por parte dos consumidores industriais. As principais dúvidas são com relação aos parâmetros e metodologias de cálculos sobre o preço de venda.

Bolsonaro quer, Lula não quer

O antagonismo dos presidenciáveis Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva é nítido, inclusive no âmbito das privatizações. Enquanto Bolsonaro promete privatizar tudo o que vê pela frente, Lula vem na contramão e jura que não permitirá que estatais como a Petrobras (PETR4) e a Eletrobras sejam vendidas.

Em um evento das centrais sindicais no início da semana, o ex-presidente reforçou sua oposição à venda da Eletrobras e disse que precisa “recuperar a Petrobras”.

"Se a Eletrobras for privatizada, nunca mais terá um programa como o Luz para Todos, que levou energia para os mais pobres", disse o petista na ocasião. 

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies