🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

2022-09-15T14:32:35-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
OS PRÓXIMOS PASSOS

Depois do The Merge, The Surge será a próxima atualização relevante do ethereum (ETH); saiba o que esperar

A próxima atualização da rede deve acontecer em 2023, mas não se apegue ao calendário: o The Merge atrasou em 5 anos

15 de setembro de 2022
14:32
Próxima atualização do ethereum (ETH) após o The Merge, o The Surge deve ser a atualização mais esperada do mercado de criptomoedas.
Próxima atualização do ethereum (ETH): após o The Merge, o The Surge deve ser a atualização mais esperada do mercado de criptomoedas. Imagem: Montagem / Freepik

A etapa final do The Merge (A Fusão, na tradução do inglês) aconteceu na madrugada desta quinta-feira (15). A atualização do sistema de validação do ethereum (ETH) foi um sucesso e animou analistas, investidores e entusiastas do mercado de criptomoedas

Entretanto, o The Merge foi apenas o início de um calendário de atualizações da rede ethereum — apesar de ter sido a mais revolucionária de todas.

Não é raro encontrar um analista que defina o The Merge como “trocar o pneu com o carro andando” ou “arrumar o motor com o avião em pleno voo”, tamanha a importância dessa atualização. Porém, tudo indica que ela não será a única revolução dessa rede (blockchain).

O próximo passo após o The Merge será o The Surge, quando — aí sim — os usuários devem começar a sentir a diferença na rede.

Pós The Merge: atualização The Surge a caminho

O The Merge mudou o sistema de validação da rede do ethereum de proof-of-work (PoW, a prova de trabalho) para proof-of-stake (PoS, a prova de participação), entre outras melhorias pontuais.

Naturalmente, rumores e imprecisões correram no mercado para tentar antecipar os benefícios dessa atualização e foi necessário uma explicação dos desenvolvedores para sanar parte das dúvidas.

Mas para os usuários que esperavam grandes mudanças, pouca coisa aconteceu. Isso porque a mudança está focada no desenho da blockchain — uma área que apenas os programadores e desenvolvedores acessam com frequência.

The Surge deixará o ethereum ‘fragmentado’

Os analistas consultados pela reportagem entendem que existe um calendário e propostas interessantes para a próxima fase de atualização.

Entretanto, ainda será preciso “ver para crer” e ter um espectro de novidades mais bem definido antes de estipular o que uma nova atualização pode ou deve fazer. A comunidade do ethereum é muito engajada e, por isso, as propostas podem mudar ao longo dos anos.

Dito isso, uma das propostas da Ethereum Foundation é focar nos shards (fragmentação, na tradução do inglês) da blockchain do ethereum. Essas “quebras” darão ao ethereum mais capacidade de armazenar e acessar dados por meio da divisão do banco de dados atual.

Assim, a rede será ainda mais descentralizada e será possível redistribuir a capacidade de armazenamento de maneira mais horizontal.

Usuário de ethereum, agora é com você!

Mas como isso afeta o seu dia a dia?

O sharding servirá de suporte para protocolos de segunda camada (layer 2), os chamados  rollups. Com isso, será possível manejar grandes quantidades de dados e descongestionar a rede.

Se, atualmente, o ethereum pode processar cerca de 15 a 20 transações por segundo, a próxima etapa de atualização com esses rollups e o sharding aumentará esse número para 100 mil transações por segundo — quem disse isso foi o próprio Vitalik Buterin, cofundador do ethereum.

Agora sim, as transações ficarão mais baratas

A consequência dessa melhora de eficiência da rede será a diminuição das taxas de transação para o usuário.

Este ainda é um dos maiores problemas para criação de protocolos em cima da rede ethereum, juntamente com dificuldades de tornar a blockchain escalável.

As taxas médias chegam próximas dos US$ 50, podendo atingir facilmente os US$ 100, de acordo com dados do The Block Data. Isso afeta a criação de novos projetos em NFT, DeFis e criptomoedas.

Quanto tempo até o The Surge 

A expectativa é de que essa atualização aconteça em 2023. Mas o melhor mesmo é esperar sentado.

O próprio The Merge aconteceu com cinco anos de atraso, o que chegou a ser motivo de piada na comunidade cripto. A cautela dos desenvolvedores para “trocar o pneu com o carro andando” gerou um atraso no calendário de atualizações.

Por fim, a tão esperada disparada de preços pós-The Merge (ainda) não aconteceu. Isso porque o cenário macroeconômico não é dos mais favoráveis e, assim como sempre ressaltamos aqui no Seu Dinheiro, o mercado é extremamente volátil.

Portanto, a alta de preços devido a grande demanda por ethereum pode acontecer nos médio e longo prazos. O mesmo deve acontecer com o The Surge, levando em conta que, até lá, todo panorama macroeconômico pode mudar.

*Colaboraram com esta matéria Felipe Fernandez, analista de criptomoedas da VG Research, e Rafael Castaneda, analista da Mercurius Crypto.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Impactos dos juros

Aperto monetário global é novo entrave para crescimento da economia brasileira

24 de setembro de 2022 - 16:53

Com vários países endurecendo a política monetária, o mundo tende a crescer menos, com impactos sobre o comércio global

Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

24 de setembro de 2022 - 14:08

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies