Já foi o tempo em que a relação de Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX, com o Twitter baseava-se em paz e amor. O bilionário, conhecido por usar a plataforma para expor decisões e ouvir seguidores sobre o futuro de seus negócios, não ficou muito satisfeito com as novidades do passarinho azul.
O Twitter anunciou na quinta-feira (21) que estava lançando um programa para usuários de iOS, o sistema operacional da Apple, em seu serviço de assinatura Twitter Blue para usar tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) como suas fotos de perfil.
A novidade implicou em uma mudança de formato: as imagens NFT apresentam uma forma hexagonal suave em vez de serem circulares como a maioria das fotos de perfil do Twitter.
Para quem está curtindo e aproveitando a onda NFT, a notícia foi bem recebida. Mas Musk não gostou e usou a própria conta no Twitter para criticar a mudança.
Ao postar uma captura de tela do novo recurso do Twitter, o dono da Tesla disse que “isso é irritante” e seguiu com críticas ao spam relacionado às criptomoedas.
"O Twitter está gastando recursos de engenharia nesta besteira, enquanto os golpistas de criptomoedas estão dando uma festa de spambot em todos os tópicos!?", escreveu ele em outra mensagem.
Por que Elon Musk reclamou?
Musk tem um longo histórico de ser representado por golpistas de criptomoedas no Twitter a ponto de a plataforma bloquear os usuários de alterar seu nome de exibição para "Elon Musk" em 2018.
Dois anos depois, em 2020, uma conta falsa que se passava por Musk roubou US$ 2 milhões de vítimas. Esse problema, no entanto, não está restrito ao Twitter. Golpistas também usam táticas semelhantes em outras plataformas de mídias sociais, como YouTube e Instagram.
Campeão das criptomoedas
Musk foi considerado um campeão de ativos digitais até maio de 2021, quando questionou o impacto ambiental da mineração de bitcoin (BTC).
Desde então, o bilionário vem adotando uma abordagem mais eclética em relação às criptomoedas, embora continue a integrar moedas digitais em seus negócios, incluindo a aceitação de pagamentos de mercadorias na moeda meme Dogecoin.