Você provavelmente conhece alguma história ou piada que cresceu demais e acabou saindo do controle. Acontece com grupos de amigos, família, como uma coisa simples, mas que ganha corpo e começa a virar uma bola de neve. Sim, estamos falando do Dogecoin (DOGE).
A maior criptomoeda-meme é a queridinha do bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, já esteve acima da Petrobras (PETR3 e PETR4) em valor de mercado e chegou a ser a sexta maior moeda digital do mundo.
Tudo isso e o projeto não passava de uma brincadeira dos entusiastas. Mas isso está prestes a mudar.
Alteração na rede
O co-fundador do ethereum, Vitalik Buterin, anunciou em uma entrevista ao canal UpOnly que está em parceria com a Dogecoin Foundation para alterar o sistema de validação da rede do DOGE.
O mecanismo de Proof of Stake (PoS, ou prova de posse, em tradução livre) é a forma de validação de transações mais moderna que existe. Além de consumir menos energia do que o Proof of Work (PoW, ou prova de trabalho, em tradução livre) da mineração do bitcoin, ele aumenta o engajamento da rede com aquela criptomoeda específica.
Essa migração também está ocorrendo na rede do ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda do mundo. Ela faz parte de um pacote de atualização (roadmap) da criptomoeda que começou com o London Fork.
Dessa forma, Buterin dá sequência à estratégia da fundação para executar uma proposta de “Community Staking” do PoS, que permitiria que mais indivíduos participassem do gerenciamento da rede Dogecoin.
Dogecoin: saindo do cripto-pet-shop
Desde agosto do ano passado, a Dogecoin Foundation anunciou o início de uma série de projetos para tornar a criptomoeda meme um ativo digital sério.
Até o momento, os analistas não recomendam o investimento em moedas-meme porque elas não têm valor intrínseco nem resolvem algum problema prático.
Muitas vezes, essas criptomoedas tem emissão infinita, o que faz delas inviáveis para se tornarem reserva de valor. Mesmo que a atualização anime, o melhor é “ver para crer” de que o DOGE se tornará um ativo digital sólido.
Entretanto, o anúncio fez pouco preço no DOGE, que era negociado a US$ 0,1369, uma queda de 2,13% nas últimas 24h.