Entre os muitos usos que as criptomoedas podem ter no dia a dia das pessoas, ainda é difícil encontrar plataformas que facilitem a adoção das moedas digitais. Mas esse cenário pode estar prestes a mudar após o novo anúncio da Rappi.
A gigante do mercado de entregas comunicou o lançamento de um programa piloto para permitir pagamentos em criptomoedas. No entanto, a nova facilidade está disponível apenas no México pelas plataformas Bitpay e Bitso.
Cripto-delivery
A Rappi irá permitir que os usuários paguem dentro do mesmo aplicativo de pedidos, utilizando plataformas intermediárias (gateway) como Bitpay e Bitso.
Não foram informadas quais criptomoedas estarão disponíveis para os clientes. Contudo, devem estar disponíveis stablecoins, as criptomoedas com lastro, e o bitcoin (BTC) e ethereum (ETH), as duas maiores do mundo.
Como funciona o pagamento em criptomoedas
Nem sempre o estabelecimento tem o suporte tecnológico para aceitar pagamentos em bitcoin ou outras criptomoedas.
Até mesmo a questão legal é uma zona cinzenta para empresas, o que dificulta a adoção de carteiras digitais (wallets) e transferências entre pessoas e negócios (peer-to-business, ou P2B).
Por isso, existe a figura do intermediário, que recebe as criptomoedas do comprador e envia o dinheiro ao vendedor.
Além da Bitpay e da Bitso, outras empresas também fazem esse tipo de conversão, como Bitrefill, Dundle e Bitfy.São essas plataformas que permitem compras em estabelecimentos como Carrefour, McDonald’s, iFood, Americanas, Google Play, Uber e muitos outros.
Papo Cripto #016 — Uma aventura no metaverso além do BTC
Valter Rebelo, analista de criptomoedas da Empiricus e convidado do episódio de hoje do Papo Cripto, comenta suas apostas para o metaverso e fala porque Ethereum (ETH), Immutable X (IMX), Polygon (MATIC) e NFTs são a aposta dele para os próximos anos: