🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Os princípios: Conheça Ray Dalio, gestor do maior hedge fund do mundo, e seu manual para conseguir o que deseja na vida

O livro Princípios se propõe a ser um manual sobre vida e trabalho que Dalio resolveu escrever contendo seus critérios de tomada de decisão que colecionou ao longo da sua vida

11 de agosto de 2022
10:47
Ray Dalio Bridgewater
O megainvestidor Ray Dalio - Imagem: Bridgewater Associates / Reprodução

No conteúdo, Princípios, de Ray Dalio, pode até não deixar a desejar. Mas, na forma, a história com certeza é outra.

Da maneira com que foi editado, quem se aventura a lê-lo de uma vez tem a sensação de estar tentando aprender a dirigir lendo o manual do carro ou a cozinhar decorando todas as receitas de algum bom livro de culinária.

Por essas e outras, o livro atualmente figura em primeiro lugar na anti-biblioteca do Market Makers.

Um manual sobre vida e trabalho

Apesar de felizmente não conter receitas milagrosas ou aqueles passo a passos que ensinam qualquer coisa nas redes sociais, Princípios se propõe mesmo a ser quase um manual sobre vida e trabalho que Dalio, fundador e gestor do maior hedge fund do mundo, resolveu escrever contendo seus critérios de tomada de decisão que colecionou ao longo da sua vida.

Logo na introdução da obra, Dalio explica que os princípios são verdades fundamentais que servem para embasar comportamentos que lhe trarão o que você deseja da vida — uma promessa bem ousada.

Mas, antes de falarmos sobre os principais princípios, é importante você saber quem é Ray Dalio e o que o levou a escrever mais de 500 páginas contendo seus “segredos” para uma vida de sucesso.

Quem é Ray Dalio

Gerindo mais US$ 140 bilhões hoje, Dalio teve um começo de carreira típico de um empreendedor e também passou por seus altos e baixos. 

Nascido em 1949, em Nova York, fundou a Bridgewater, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, em 1975, logo após ter concluído seu MBA em Harvard e ter sido demitido. 

A primeira sede da empresa foi o apartamento de dois quartos que dividia um colega. De lá, fazia suas recomendações e aconselhava seus clientes sobre gerenciamento de risco, umas de suas especialidades.

Em 1982, após alguns anos prestando esse tipo de serviço, sofreu um dos maiores reveses da sua carreira ao prever uma recessão global que não aconteceu. 

Na época, o gestor chegou até a falar no Congresso americano sobre sua tese e investiu praticamente todo seu patrimônio aguardando a crise. 

A não concretização do seu cenário o abalou não só pessoalmente como foi péssimo para sua empresa. Para se reerguer precisou até pegar dinheiro com o pai.

Grandes fracassos e diferenças na vida de Ray Dalio

Como o restante da história do gestor você encontra facilmente no Google, vamos ficar por aqui na sua biografia e explorar como seu primeiro grande fracasso demonstra perfeitamente o que Dalio considera ser uma verdade fundamental, princípio, e quais são aqueles que podem fazer real diferença na sua vida.

Após erros dolorosos, como aquela previsão pública sobre recessão, Dalio passou a refletir sobre como não repeti-los, mudar e melhorar. 

Para isso, adotou o hábito de literalmente colecionar seus critérios de decisão, colocar no papel, sempre que precisava deliberar sobre algo. 

Com o tempo, isso se tornou praticamente seu manual para tomada de decisão.

Os princípios de Ray Dalio

Na situação em que errou a previsão da recessão, o gestor chegou à conclusão de que precisava mudar seu jeito de pensar de “estou certo” para “como sei que estou certo”. 

Com isso, por exemplo, passou a utilizar o princípio da mentalidade radicalmente aberta em sua vida para não se enganar, pois foi justamente por não se permitir escutar os outros que errou aquela previsão.

Agora que você já sabe quem é Ray Dalio e o que ele considera um princípio, posso te falar quais são os princípios fundamentais que poderão te poupar a leitura desse livro que anda dividindo opiniões no Condado.

Princípios de vida de Ray Dalio

Baseado na ideia de que uma vida de sucesso deve possuir uma dinâmica de aprendizado evolutiva através do estabelecimento de metas audaciosas, fracassos, aprendizado de princípios, evolução e criação de outras metas mais audaciosas e assim em diante, os 5 principais princípios que irão lhe possibilitar crescimento pessoal, segundo Dalio, são:

1. Aceite e realidade e lide com ela

Não há nada mais importante do que entender como a realidade funciona e como lidar com ela. Mantenha sempre em perspectiva que a vida é feita de desafios e assim sendo prepare-se para superá-los e aprender com eles através da reflexão.

2. Seja radicalmente mente aberta e transparente

Esse princípio é fundamental ​​para um aprendizado rápido e uma mudança efetiva. Ter a mente radicalmente aberta aumenta a eficiência do ciclo de aprendizado. Quanto mais mente aberta você for, menor será a probabilidade de enganar a si mesmo – e mais provável será que os outros lhe deem feedback honesto.

3. Progresso = Dor + reflexão

Não há como evitar a dor, especialmente se você estiver perseguindo metas ambiciosas. Desenvolva uma atitude reflexiva em relação a ela em vez de evitá-la e isso servirá para acelerar seu processo de aprendizado/evolução.

4. Use o Processo de Cinco Etapas para conseguir o que você quer da vida

Se você conseguir fazer bem essas cinco coisas, quase certamente será bem-sucedido. Aqui estão eles em poucas palavras:

- Defina objetivos claros;

- Identifique e não tolere os problemas que ficam no caminho desses objetivos;

- Diagnostique com precisão os problemas para atingir as causas raízes;

- Projete planos para superá-los;

- Faça o que for necessário para que esses projetos alcancem os resultados.

5. Simplifique

Livre-se de detalhes irrelevantes para que as coisas essenciais e as relações entre elas se destaquem. Como diz o ditado, "Qualquer tolo pode torná-lo complexo. É preciso um gênio para torná-lo simples.". Pense em Picasso. Ele podia pintar belas pinturas representativas desde tenra idade, mas continuamente simplificava à medida que sua carreira progredia.

Princípios de trabalho de Ray Dalio

Considerado por muitos o Steve Jobs das finanças, Dalio construiu uma empresa gigantesca e considera que seus princípios de trabalho foram fundamentais para alcançar o que desejava no âmbito corporativo. 

Para ele, uma boa organização é aquela que tem ótimas pessoas e uma ótima cultura. E isso você constrói com os seguintes princípios:

1. Confiança na Verdade Radical e na Transparência Radical

Entender o que é verdade é essencial para o sucesso, e ser radicalmente transparente sobre tudo, incluindo erros e fraquezas, ajuda a criar o entendimento que leva a melhorias. Quanto mais as pessoas souberem o que está acontecendo — o bom e o ruim— mais eficazes elas serão para decidir as maneiras apropriadas de lidar com as coisas.

2. Crie uma cultura na qual não há problema em cometer erros e inaceitável não aprender com eles

Todo mundo comete erros. A principal diferença é que as pessoas bem-sucedidas aprendem com elas e as malsucedidas não. Ao criar um ambiente no qual não há problema em cometer erros com segurança para que as pessoas possam aprender com eles, você verá um progresso rápido e menos erros significativos.

3. Treine, teste, avalie e classifique constantemente as pessoas

Tanto seu pessoal quanto seu projeto devem evoluir para que sua empresa melhore. Quando você possibilita a evolução pessoal, os retornos são exponenciais. Sua parte na evolução pessoal de um funcionário começa com uma avaliação franca de seus pontos fortes e fracos, seguida de um plano de como suas fraquezas podem ser mitigadas por meio de treinamento ou mudando para um trabalho diferente que aproveite seus pontos fortes e preferências.

Como todo resumo, quem leu o livro completo poderá achar que ficou faltando esse ou aquele princípio, claro, porque a obra de Dalio possui mais de 500, mas a ideia foi apresentar o que considero os principais — aqueles que absorvi e procuro praticar de alguma forma.

Agora, se depois dessa newsletter você irá adquirir a obra e se aventurar nos outros princípios que não foram descritos aqui, são outros quinhentos (e muitos).

Forte abraço,
Josué Guedes

Veja também: Resultados Magazine Luiza (MGLU3) devem decepcionar? I Furacão econômico nos EUA: a recessão chegou?

Compartilhe

MARKET MAKERS

Não deixe a próxima Amazon passar: Entenda por que não basta analisar apenas o lucro de uma empresa

13 de setembro de 2022 - 10:06

O caso da Amazon é emblemático e mostra que aquele que apenas olhou para o lucro e o P/L como estimativa de valor certamente deixou a oportunidade passar

MARKET MAKERS

IRB Brasil (IRBR3): Será que Luiz Barsi perdeu a mão nos investimentos?

8 de setembro de 2022 - 8:55

Quando investidores que não sabem o que estão fazendo copiam operações de um investidor de sucesso e veem seu patrimônio encolher, a tendência é ceder ao pânico e vender tudo

MARKET MAKERS

Não compre uma ação só porque ela está barata! Descubra 10 atributos de uma empresa de qualidade

6 de setembro de 2022 - 9:54

Comprar uma ação simplesmente porque ela está barata é um argumento tão frágil quanto deixar de comprar uma empresa porque ela está “cara”; entenda

MARKET MAKERS

Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir

1 de setembro de 2022 - 14:09

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo

MARKET MAKERS

Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas

30 de agosto de 2022 - 9:17

Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário

MARKET MAKERS

O efeito Dunning-Kruger no mercado financeiro

25 de agosto de 2022 - 12:37

Quando comecei a investir no mercado financeiro, vivi o efeito Dunning-Kruger até entender que as coisas não eram tão simples e óbvias como pareciam

MARKET MAKERS

Chegou a hora de ser ganancioso: Saiba por que você deve aproveitar para comprar ações agora

23 de agosto de 2022 - 9:44

O medo de perder dinheiro e a ganância são forças que guiam a maior parte das decisões de investimento, e é preciso disciplina para não cair na narrativa dos que ganham dinheiro vendendo o caos em tempos difíceis

MARKET MAKERS

Quer vender um fundo? Confira dicas e novidades úteis para investimentos nesta indústria

18 de agosto de 2022 - 9:21

Testarei um formato de “Colunista dos Fundos”, trazendo algumas novidades úteis (para mim, pelo menos) sobre a indústria de fundos, só que contadas quase como pílulas

MARKET MAKERS

O dilema da empresa XYZ: Entenda como o Magazine Luiza e a Via competem com novos concorrentes no e-commerce

16 de agosto de 2022 - 9:12

Barreiras de entrada são a força competitiva mais importante em um negócio. Na busca pela criação de barreiras, empresas como Magazine Luiza, Via Varejo, Americanas e Mercado Livre têm acirrado a disputa no setor

MARKET MAKERS — CRIPTOVERSO

Mercado de DeFis caiu mais do que as criptomoedas, mas este especialista vê oportunidade de mais de US$ 15 trilhões daqui para frente; entenda

11 de agosto de 2022 - 13:45

As DeFis chegaram para abalar o universo digital e chegaram a animar bancos centenários como o Société Générale

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar