Site icon Seu Dinheiro

Juros e inflação ainda mais altos: veja os detalhes das novas projeções dos economistas

Carrinhos de supermercado subindo com a alta dos preços devido a inflação

Após a última reunião do Copom a Selic avançou 1 ponto percentual e chegou a 5,25%. O Banco Central já sinalizou que a taxa de deve permanecer em movimento de alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desta maneira, o mercado financeiro seguiu o tom e conforme o Boletim Focus divulgado na manhã desta segunda-feira (09), a mediana das previsões para a Selic neste ano foi de 7,00% para 7,25%. Há um mês atrás as previsões estavam em 6,63%.

Inflação

Ainda sem ver tréguas no aumento da inflação, os economistas elevaram pela 18ª semana a estimativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 6,79% para 6,88% ao ano. Há um mês, estava em 6,11%.

A projeção do mercado para a inflação já está bem acima do teto da meta de 2021, de 5,25%. O centro da meta para o ano é de 3,75%, sendo que a margem de tolerância é de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%).

Crescimento da economia

As perspectivas dos especialistas para o crescimento da economia brasileira permanecem em 5,30%, interrompendo o ciclo de 15 semanas seguidas de alta. A estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2021 segue no mesmo patamar que a previsão oficial do governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para 2022, o ponto-médio das expectativas para a expansão do Produto Interno Bruto saiu de 2,10% para 2,05%.

Câmbio

A expectativa para a cotação do dólar se manteve em R$ 5,10 para o final deste ano.

Quer saber se vale a pena investir em dólar? O Victor Aguiar trouxe todas as projeções, riscos e oportunidades no vídeo abaixo; confira:

Exit mobile version