Site icon Seu Dinheiro

Vai piorar? Mercado projeta aumento da inflação e PIB mais modesto, segundo Boletim Focus

Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca

De acordo com os economistas ouvidos pelo Boletim Focus, a ida ao mercado vai continuar pesando no bolso do brasileiro. A publicação desta segunda-feira (16), feita pelo Banco Central, trouxe pela 19ª vez aumento na expectativa de especialistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação. A mediana subiu de 6,88% para 7,05% em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para 2022 as projeções foram de 3,84% para 3,90% ao ano.

Selic

Assim como a inflação, a Taxa Básica de Juros (Selic) também foi revisada para cima, seguindo a sinalização do Banco Central, de que a Selic deve permanecer em movimento de alta nas próximas reuniões do Copom. Na semana passada a expectativa era de 7,25% até o final de 2021, agora foi para 7,50%.

PIB mais modesto

O mercado se mostrou mais cauteloso em relação ao desenvolvimento da economia e revisou para baixo a expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto), que foi de 5,30% para 5,28%.

Para 2022, a expectativa é de crescimento de 2,04%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmbio

A estimativa para cotação do dólar se manteve em R$ 5,10 para o final deste ano, de acordo com Boletim Focus. Para o fim de 2022, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,20.

ATENÇÃO! O Victor Aguiar preparou uma análise sobre as empresas que podem potencializar seu portfólio; confira no vídeo abaixo e se inscreva no canal do Seu Dinheiro no Youtube para mais conteúdos sobre investimentos

Exit mobile version