🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Herdeiro da lenda

Quem é Greg Abel: conheça o sucessor de Warren Buffett no comando da Berkshire Hathaway

Atual vice-presidente da divisão operações não relacionadas a seguros, o canadense assumirá a vaga de CEO após a aposentadoria do oráculo de Omaha

Greg Abel Warren Buffett
Imagem: Reprodução Yahoo!

A reunião anual da Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, trouxe a resposta para uma pergunta que intrigava investidores e curiosos há mais de uma década. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o vice-presidente da companhia, Charlie Munger, soltar o spoiler no último sábado (1), Buffett confirmou, em entrevista à CNBC, quem será seu provável sucessor quando decidir deixar o cargo de CEO da empresa.

O escolhido é Greg Abel, vice-presidente e comandante de todas as operações não relacionadas a seguros. E a linha de sucessão não para por aí: Buffett declarou que, caso algo ocorra a Abel, o cargo ficará com Ajit Jain, vice-presidente da divisão de seguros.

“Os diretores concordam que, se algo acontecesse comigo essa noite, seria Greg quem assumiria amanhã de manhã”, disse Buffett. O arranjo não altera os planos para a sucessão na presidência do conselho da empresa, que deverá ficar com Howard Buffett, seu filho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos fatores decisivos para a escolha dos dois executivos foi a idade: Abel está prestes a completar 59 anos, enquanto Jain já está na casa dos 69. “Ambos são caras maravilhosos. A possibilidade de ter alguém com uma estrada de 20 anos [no cargo] faz uma grande diferença”, afirmou o bilionário de 90 anos.

Leia Também

SD EXPLICA

O Brasil vai dar calote na dívida pública? Entenda os riscos para os títulos públicos do Tesouro Direto

PISOU NO FREIO

Quer vender seu carro? Mercado de usados já não paga como antes — e exige atenção aos elétricos

Mas, afinal de contas, quem é o executivo que conquistou a confiança do lendário oráculo de Omaha?

Do Canadá para o mundo

Nascido em Edmonton, no Canadá, em 1962, Gregory Edward Abel formou-se em contabilidade na Universidade de Alberta em 1984 e começou sua carreira na PwC, antiga PricewaterhouseCoopers.

De lá, ele seguiu para cargos em várias companhias ligadas ao setor elétrico e, em uma delas, seu caminho cruzou-se com o de Buffett. A Berkshire Hathaway adquiriu o controle da empresa na qual Abel trabalhava, a MidAmerican Energy, em 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2008 ele ascendeu ao cargo de CEO da companhia, que mais tarde viria a ser renomeada como Berkshire Hathaway Energy. Por fim, em 2018 foi nomeado vice-presidente e chefe da divisão de operações não relacionadas a seguros.

Assim como o Príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, o executivo deve permanecer na posição de “herdeiro” por um tempo antes de sentar-se no trono da companhia, pois, apesar de ter confirmado os rumores, Buffett não deu indícios de que pretende deixar o comando em um futuro próximo e deve seguir à frente dos negócios enquanto a saúde permitir.

* Com informações da CNBC e CBC News

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mega-Sena perde a liderança dos maiores prêmios das loterias da Caixa. 5 de outubro de 2026 - 7:48
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 4 de outubro de 2026 - 11:39
Botijões do programa Gás do Povo, benefício social para famílias de baixa renda 4 de outubro de 2026 - 5:13
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 3 de outubro de 2026 - 5:08
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 2 de outubro de 2026 - 5:07
Uma gangarra representando o Ibovespa: de um lado (vermelho), a gangorra está para baixo. De outro (verde), a gangorra está para cima. No centro, o Ibovespa. 1 de outubro de 2026 - 19:50
1 de outubro de 2026 - 15:01
pix internacional 1 de outubro de 2026 - 11:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar