Lucrando como no tempo em que o São Paulo ganhava, os dados econômicos da semana e outros destaques

Como se comemora um título? O meu WhatsApp começou a apitar com piadas sobre o fim da seca de títulos do São Paulo antes mesmo de o juiz encerrar o jogo que confirmou a conquista do campeonato paulista.
A maioria das pessoas ainda nem tinha smartphone em 2012, quando o meu time levantou uma taça pela última vez. Daí que meus amigos acharam importante ensinar como se tira uma onda nos novos tempos.
Em um mundo conectado, a informação está ao alcance de todos em poucos cliques e viaja a uma velocidade inimaginável, a ponto de as piadas de futebol chegarem antes mesmo dos resultados.
A tecnologia também mudou a forma como os investidores ganham dinheiro. Se Warren Buffett fez seus primeiros bilhões analisando a fundo balanços de empresas que eram difíceis de acessar, hoje todos esses dados estão disponíveis facilmente na internet e são processados por computadores superpoderosos.
Mas ainda é possível obter lucros no mercado com estratégias que remetem aos tempos em que o São Paulo era campeão com mais frequência. É o que defendem os gestores de fundos imobiliários (FII).
Como esse mercado é composto principalmente por pessoas físicas, os investidores mais atentos conseguem obter ganhos extras operando distorções que costumam levar mais tempo para serem corrigidas.
Leia Também
De volta das férias, a Julia Wiltgen conversou com os gestores e preparou uma reportagem que mostra como funcionam os fundos imobiliários com essa estratégia.
O que você precisa saber hoje
LIVE DO SEU DINHEIRO
O que mexe com os seus investimentos ao longo desta semana? Logo mais, às 9h30, o Victor Aguiar troca uma ideia com você ao vivo no nosso Instagram sobre os assuntos que estão na pauta do mercado. Participe com suas dúvidas e comentários!
MERCADOS
A semana é marcada por dados do desemprego e IPCA-15, enquanto os investidores ficam de olho na participação de Paulo Guedes e Roberto Campos Neto em evento do BTG. Com bitcoin e criptomoedas em foco, o dirigente do Fed, Lael Brainard, participa de evento da CoinDesk sobre a moeda digital dos EUA. Confira a agenda completa na coluna Segredos da Bolsa.
Se investidores e “mineradores” estão preocupados com a recente trajetória de queda do Bitcoin, os ambientalistas enxergam o movimento com alívio. Entenda essa “briga” envolvendo a criptomoeda.
EMPRESAS
A informação já circulava desde sexta-feira, mas no fim de semana veio a confirmação de que o fundo de pensão Previ vendeu boa parte de sua fatia na BRF para a Marfrig. Veja mais detalhes sobre a transação.
Uma “nova velha” ação será listada na B3 em breve. A empresa de serviços portuários Wilson Sons resolveu se reestruturar para substituir seus BDRs por papéis ON negociados no segmento Novo Mercado. Saiba mais aqui.
Inovação talvez seja uma das palavras-chave do século 21. Grandes empresas e investidores sabem disso, e estão direcionando cada vez mais seus recursos para startups. Confira qual foi o tamanho do investimento feito nessas empresas ano passado.
ECONOMIA
O governo prepara uma emenda constitucional para prorrogar o auxílio emergencial, algo que pode elevar ainda mais as despesas públicas e criar novas dúvidas no mercado sobre o comprometimento fiscal.
Os altos preços da soja e principalmente do minério de ferro ajudaram as exportações do Brasil para a China dispararem entre janeiro e abril deste ano.
A flexibilização das restrições de circulação já pode ser sentida no comércio, que um ano após o fechamento total no começo da pandemia, percebe o retorno da circulação de pessoas nas lojas físicas.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança
Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança
A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje
Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais
Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?
Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas
A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)
A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA
Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje
Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump
100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China
O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim
Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo
Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem
Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?
Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano
ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho
Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office
A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)
No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação
Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe
Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap
Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)
No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell
Rodolfo Amstalden: No news is bad news
Apuração da Bloomberg diz que os financistas globais têm reclamado de outubro principalmente por sua ausência de notícias
Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)
No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA
O declínio do império americano — e do dólar — vem aí? Saiba também o que mexe com os mercados hoje
No cenário nacional, investidores repercutem ligação entre Lula e Trump; no exterior, mudanças políticas na França e no Japão, além de discursos de dirigentes do Fed
O dólar já não reina sozinho: Trump abala o status da moeda como porto seguro global — e o Brasil pode ganhar com isso
Trump sempre deixou clara sua preferência por um dólar mais fraco. Porém, na prática, o atual enfraquecimento não decorre de uma estratégia deliberada, mas sim de efeitos colaterais das decisões que abalaram a confiança global na moeda
Felipe Miranda: Lições de uma semana em Harvard
O foco do curso foi a revolução provocada pela IA generativa. E não se engane: isso é mesmo uma revolução
Tudo para ontem — ou melhor, amanhã, no caso do e-commerce — e o que mexe com os mercados nesta segunda-feira (6)
No cenário local, investidores aguardam a balança comercial de setembro; no exterior, mudanças de premiê na França e no Japão agitam as bolsas
Shopping centers: é melhor investir via fundos imobiliários ou ações?
Na última semana, foi divulgada alteração na MP que trata da tributação de investimentos antes isentos. Com o tema mais sensível retirado da pauta, os FIIs voltam ao radar dos investidores
A volta do campeão na ação do mês, o esperado caso da Ambipar e o que move os mercados nesta sexta-feira (3)
Por aqui, investidores ainda avaliam aprovação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; no exterior, todos de olho no shutdown nos EUA, que suspendeu a divulgação de dados econômicos