Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-05T20:17:42-03:00
Estadão Conteúdo
nas mãos da estatal

México designa controle de campo de petróleo à Pemex

Presidente intensifica os esforços para reverter partes essenciais de uma reforma em 2014 que abriu a exploração e produção de petróleo ao investimento estrangeiro

5 de julho de 2021
20:17
Plataforma de petróleo
Imagem: Shutterstock

O governo do México designou a petrolífera estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) como operadora de um grande reservatório offshore que compartilha com um consórcio liderado pela Talos Energy, que já investiu pesadamente na construção.

A designação dá à Pemex o controle de gestão do desenvolvimento conjunto e ocorre quando o presidente Andrés Manuel López Obrador intensifica os esforços para reverter partes essenciais de uma reforma em 2014 que abriu a exploração e produção de petróleo ao investimento estrangeiro.

A Talos, que fez a descoberta em 2017, disse que deveria ser a operadora do depósito compartilhado. O Ministério da Energia concedeu à mexicana o controle do empreendimento depois que as empresas não chegaram a um acordo.

López Obrador, que se opôs à abertura ao investimento privado feito por seu antecessor, congelou os leilões de novos blocos de petróleo quando assumiu o cargo no final de 2018.

Seu governo também promoveu mudanças no Congresso nas leis de hidrocarbonetos e eletricidade que buscam favorecer as empresas estatais de energia, embora tenham sido bloqueadas pelos tribunais.

A decisão sobre o campo de Zama pode desacelerar os investimentos de outras empresas privadas entre as que ganharam blocos nos leilões realizados entre 2015 e 2018, afirmam alguns analistas.

A americana afirmou que está "muito decepcionado" com a decisão, já que a empresa tem demonstrado consistentemente que é qualificada e capaz de ser a operadora, acrescentando que seu plano de desenvolvimento maximiza a recuperação de petróleo e gás com valor para o México. O consórcio investiu US$ 325 milhões até o momento no bloco, enquanto a Pemex ainda não perfurou nenhum poço de avaliação em seu lado do campo.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Garantindo a oferta

Crescem ofertas de ações com reserva antecipada

As ancoragens normalmente conseguem atrair mais investidores, numa espécie de chancela prévia, com potencial impacto positivo no preço da ação.

alto escalão

Fleury: CFO Fernando Leão renuncia ao cargo e será substituído por José Filippo

O Fleury informou que os dois executivos trabalharão juntos em um processo de transição estruturado que se terminará em dia 31 de agosto.

brumadinho

Sindicato recorre e indenização da Vale pode chegar a R$ 3 mi a cada morto em MG

Em nota, a Vale reiterou que está comprometida em indenizar as famílias das vítimas da tragédia de Brumadinho de “forma rápida e responsável”

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies