Menu
2021-05-11T15:50:50-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Confiança na retomada

Fed vê emprego ganhando fôlego e impulso da inflação temporário nos EUA

Diretora da instituição reforçou que as últimas medidas sugerem um aumento nos preços consistente com as metas da autoridade monetária

11 de maio de 2021
15:50
Fed emprego inflação
Imagem: Shutterstock

As autoridades econômicas do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) estão confiantes no reaquecimento do emprego nos Estados Unidos. Lael Brainard, diretora da instituição, afirmou nesta terça-feira (11) que há motivos para prever uma "retomada forte" nas contratações de trabalhadores nos próximos meses. 

Durante evento virtual, ela também comentou que a inflação ganha impulso com a retomada econômica, mas considerou que este "deve ser em geral temporário".

Brainard disse que a perspectiva econômica "é positiva", mas também lembrou da existência de incertezas, em quadro de emprego e inflação ainda "longe das metas" do Fed.

Dados ainda motivam cautela

Segundo ela, o payroll (dado de emprego) da semana passada, que mostrou geração de vagas abaixo do esperado em abril, foi um lembrete da divergência de ritmos entre a oferta de vagas e as pessoas em busca de emprego. E também notou que gargalos em alguns pontos da economia, como na oferta de semicondutores, "parecem limitar" a produção e também as contratações.

Sobre a trajetória dos preços, a diretora do Fed disse que monitorará "com cuidado as expectativas de inflação no médio prazo". E garantiu que, se a inflação estiver acima da meta, o BC "não hesitará" em usar os instrumentos disponíveis para "gentilmente" contê-la. 

A fala ecoa declarações recentes do presidente do Fed. Jerome Powell destacou, após a última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, que o banco central dos EUA seguirá com o “apoio poderoso” à economia do país até que a retomada esteja garantida.

De qualquer modo, ela considera que várias medidas "sugerem que a inflação continua bem ancorada e consistente com nossas metas".

Em defesa do auxílio

Questionada se auxílios extras na pandemia poderiam desestimular algumas pessoas a buscar emprego, ela respondeu que os números disponíveis mostram que o argumento não parece fazer sentido, no quadro atual. 

Sua visão vai de encontro a do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. "Vamos deixar claro que qualquer pessoa que receber uma oferta de trabalho adequada deve aceitar o emprego ou perderá o seguro-desemprego", declarou o democrata durante um discurso ontem

A diretora disse ainda que, quando o Fed estiver mais perto do "progresso substancial" almejado no mercado de trabalho e na inflação, irá comunicar isso claramente.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

de olho na reabertura

Vacina no braço e compra de ações: por que o UBS (o banco suíço) agora recomenda a bolsa brasileira

Banco suíço cita as revisões de crescimento para a economia brasileira, menor risco fiscal, expectativa de lucro das empresas e preços em patamares “convidativos”

seu dinheiro na sua noite

Anitta no conselho do Nubank, mais ofertas de ações e o ponto de inflexão do minério de ferro

Acostumado a fazer barulho no mercado, o Nubank fez, nesta segunda-feira, mais um anúncio que deu o que falar: a contratação da cantora e empresária Anitta para integrar o conselho de administração da empresa. A garota do Rio, nascida no bairro suburbano de Honório Gurgel e alçada à fama pelo funk carioca, ocupará uma cadeira […]

linhas 8 e 9

CCR assina acordo de acionistas com RuasInvest no Consórcio Via Mobilidade

Acordo prevê os porcentuais de participação de 80% da CCR e de 20% da RuasInvest no Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9

Microcaps

Panvel (PNVL3): é hora de investir?

A rede Panvel é queridinha no Sul do país. Sua recuperação tem mostrado que ela pode ser uma gema entre as microcaps da Bolsa. Descubra se vale a pena investir nela no Chama o Max de hoje.

sinal verde

Câmara aprova texto-base da MP que viabiliza privatização da Eletrobras

Placar foi de 258 votos contra 136; texto já havia sido aprovado pela Casa, mas voltou depois de alterações no Senado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies