💸 Você pode receber R$ 120 para investir; veja como solicitar o depósito aqui

Cotações por TradingView
2021-03-30T17:16:30-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Voando?

Brasil cria 401 mil vagas de emprego formal em fevereiro; Guedes fala em ‘resiliência’ da economia

O resultado decorreu de 1,694 milhão de admissões e 1,292 milhão de demissões. Houve a abertura de 225.648 postos com carteira assinada

30 de março de 2021
14:18 - atualizado às 17:16
O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, concede entrevista coletiva.
Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após a criação recorde de 258.141 vagas em janeiro (dado revisado nesta data), o mercado de trabalho formal brasileiro voltou a surpreender em fevereiro, com um saldo positivo de 401.639 carteiras assinadas, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Economia.

Leia também:

O resultado do mês passado decorreu de 1,694 milhão de admissões e 1,292 milhão de demissões. Esse foi o melhor resultado para o mês na série histórica, iniciada em 1992. Até então o melhor resultado para fevereiro havia sido em 2011, quando foram criadas 280.799 vagas no segundo mês do ano.

Em fevereiro de 2020, houve a abertura de 225.648 postos com carteira assinada.

Desde janeiro do ano passado, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas, o que traz algumas diferenças na comparação com resultados dos anos anteriores.

A maior parte do mercado financeiro já esperava um avanço no emprego no mês, mas o resultado veio bem acima do teto das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. As projeções eram de abertura líquida de 150.000 a 283.936 vagas em fevereiro, com mediana positiva de 260.000 postos de trabalho.

No acumulado dos dois primeiros meses de 2021, o saldo do Caged é positivo em 659.780 vagas. No mesmo período do ano passado, a criação líquida de vagas foi de 277.517 postos formais.

Vigor e resiliência

Ao comentar os dados do Caged, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que "mais uma vez o vigor e a resiliência da economia superam as expectativas".

"Temos que admitir que a economia, do ponto de vista do mercado de trabalho, está se recuperando de forma muito forte", disse Guedes, que participou da entrevista coletiva do Caged.

Equipe econômica aguarda trâmites finais do Orçamento para retomar programas

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, afirmou que a equipe econômica espera a conclusão do processo orçamentário para reeditar medidas como o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

"Temos que continuar nas medidas emergenciais nesse período. Temos que superar alguns percalços do orçamento para reeditar programas que exigem recursos. Por isso aguardamos os trâmites finais do orçamento para retomar programas", explicou.

Bianco avaliou que a abertura líquida das 401.639 vagas de trabalho com carteira assinada em fevereiro no Caged é um número bastante positivo e ratifica o acerto das políticas públicas para o emprego durante a pandemia de covid-19.

"A solidez das políticas e os resultados que estamos colhendo são fruto do que fizemos com mais segurança jurídica, mais facilidade de contratação, geração de oportunidades e desburocratização. Esses são os pilares das nossas políticas", acrescentou o secretário.

Bianco destacou que todos os setores da economia apresentaram resultado positivo no Caged de fevereiro. O comércio abriu 68.051 vagas, enquanto houve um saldo de 43.469 contratações na construção civil. Na agropecuária, foram criadas 23.055 vagas no mês. "Os empresários e empregados são guerreiros que estão lutando junto conosco para termos um resultado com esse", concluiu. 

*Com informações de Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

EM BLOCO

Fundo de Pedro Moreira Salles se une a gestoras renomadas em acordo de acionistas na Eneva (ENEV3)

7 de dezembro de 2022 - 9:21

O novo bloco, formado por Cambuhy, Atmos, Dynamo e Velt, detém 35,7% do capital da Eneva e fica à frente do BTG Capital, maior acionista da empresa de energia

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 7% com ações do Itaú Unibanco (ITUB4); veja a recomendação

7 de dezembro de 2022 - 8:29

Após o fechamento do último pregão, identifiquei uma oportunidade de compra dos papéis de Itaú Unibanco (ITUB4)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Propostas para a pausa na Copa do Mundo: PEC da Transição, orçamento secreto, Copom e mais notícias para você

7 de dezembro de 2022 - 8:17

Com pausa na Copa do Mundo, a vida real traz agenda cheia para os mercados financeiros, com PEC da Transição, orçamento secreto, Copom e mais

FII DO MÊS

Fundos imobiliários que lucram com a Selic alta são os mais recomendados para dezembro; veja as escolhas de 11 corretoras para o final do ano

7 de dezembro de 2022 - 7:03

Vale relembrar que o Copom decide a trajetória da Selic hoje; a expectativa é que a taxa básica brasileira seja mantida em 13,75% ao ano

MERCADOS AGORA

Bolsa agora: Ibovespa futuro abre em queda acima de 1% com maior cautela do exterior; dólar cai

7 de dezembro de 2022 - 7:02

RESUMO DO DIA: As bolsas internacionais reagem aos mais recentes dados de exportação da China, que registraram queda de 8,7% em novembro. As atenções também se voltam à Zona do Euro, com a divulgação do PIB trimestral. No cenário doméstico, os investidores repercutem a aprovação da PEC da Transição na CCJ do Senado e acompanham […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies