Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-21T10:52:26-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Tiradentes e as bolhas financeiras, o balanço da Netflix e outros destaques do dia

21 de abril de 2021
9:58 - atualizado às 10:52
tiradentes nota
Imagem: Reprodução

Joaquim José da Silva Xavier percebeu que alguma coisa estava fora da ordem ali pelos idos de 1789. A extração de ouro estava em franco declínio, mas a Coroa portuguesa não parava de exigir o quinto sobre tudo o que saía das Minas Gerais.

Mais ou menos na mesma época, ideias surgidas na Europa que pregavam igualdade e liberdade entre os cidadãos começavam a circular ali pelas bandas de Vila Rica. Enquanto isso, mais ao norte na América, um grupo de 13 colônias declarava separação formal do Império Britânico.

Foi no meio desse caldeirão histórico e econômico que nosso herói, mais conhecido como Tiradentes, reuniu um grupo de intelectuais da época em torno de um movimento que pregava a independência de Portugal e a instauração de uma República.

Como você sabe, o grupo foi descoberto, e Tiradentes acabou condenado e morto na forca no dia 21 de abril de 1792. Mas muitas das ideias dele e daqueles revolucionários seguem presentes.

O mártir da Inconfidência Mineira foi um visionário em vários aspectos, inclusive ao identificar antes de quase todo mundo que a colonização portuguesa era uma espécie de bolha perto de estourar.

No mercado financeiro, a preocupação com as bolhas é frequente. O termo define um movimento de especulação desenfreada que leva a rápidos e injustificáveis aumentos nos preços dos ativos.

Não raro, o estouro de uma bolha traz consequências para além da economia e dos mercados. Para muitos especialistas, a polarização da política nos últimos anos é um dos frutos da crise financeira de 2008.

Após o estouro, é fácil reconhecer uma bolha. Mas será que neste momento, com as bolsas lá fora batendo recordes sucessivos puxadas pelo setor de tecnologia, estamos dentro de uma delas? 

Nós chamamos um verdadeiro craque no assunto para responder a essa questão para você: o nosso colunista Ivan Sant’Anna. Ele conta a história das principais bolhas do mercado e faz um paralelo com a situação atual. Vale a leitura!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

 Os investidores decidiram tirar o pé da bolsa antes do feriado. O Ibovespa fechou ontem em queda de 0,72%, aos 120.061 pontos, com a reação negativa às concessões feitas pelo governo no acordo para sancionar o Orçamento 2021. Confira tudo o que movimentou o pregão e as cotações do dólar.

EMPRESAS

 A Netflix teve uma drástica redução no número de novos assinantes durante o primeiro trimestre, em relação ao histórico recente da companhia. Mas a empresa negou que a decepção seja reflexo do aumento da concorrência. Confira os principais números da gigante do streaming.

 Na onda da consolidação no varejo, a Lojas Americanas comprou o Grupo Uni.co, dono das marcas Imaginarium, MinD, Lovebrands e Puket. Com o negócio, de valor não revelado, a empresa deve aumentar o sortimento de produtos e de novas marcas próprias.

 A Câmara aprovou o requerimento de urgência para o projeto de lei que cria um novo marco postal e abre espaço para a privatização dos Correios. O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que ainda fará um “amplo debate” sobre o tema.

ECONOMIA

 O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse aos empresários que a vacinação é fundamental para que o País volte a crescer com mais velocidade. Ele também indicou que não teme a CPI da Covid.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

BLINK!

Vender Nubank (NUB33)? O que esperar do IPO da Creditas? Eleições 2022? Bitcoin (BTC) ou Microcoins? Saiba sobre esses assuntos e muito mais no BLINK!

Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus, responde às perguntas dos seus seguidores, acompanhe

EXILE ON WALL STREET

O peru de natal e o complexo de vira-latas: confira os alertas e oportunidades para voltar a investir na bolsa brasileira

Com o estouro da bolha tech nos EUA, as ações brasileiras, agora no campo positivo, voltam a ganhar a atenção dos investidores. Veja as portas que se abrem com este cenário

PÍLULA DO MERCADO

Enquanto o bitcoin (BTC) derrete mais de 40% em 2 meses, preço do petróleo bate recordes e pode subir ainda mais; veja 3 investimentos para buscar lucros com a alta

O ano novo não tem sido bom para o bitcoin e para o mercado das criptomoedas no geral, já o petróleo está explodindo e pode subir ainda mais; entenda a ligação entre esses movimentos

Mercados Hoje

Ibovespa abre em queda com aumento da tensão na Rússia e de olho na próxima reunião do Fed; dólar avança

Na agenda da semana, a inflação medida pelo IPCA-15 e pelo PCE, nos Estados Unidos, são o grande destaque dos próximos dias

ENTREGAS DO FUTURO

Não é coisa de filme: iFood poderá fazer delivery de alimentos e produtos por drones em todo o Brasil

A empresa será a primeira da América Lativa a realizar entregas através de drones não tripulados por todo o território nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies