Henry Jones Jr. é um professor de arqueologia aposentado que decidiu investir uma parcela do patrimônio em fundos imobiliários na B3 em busca de um complemento para a renda.
Mais conhecido como Indiana Jones, o ex-caçador de relíquias históricas apostou nas boas perspectivas para o setor imobiliário diante do cenário de juros baixos.
Com cotas listadas na bolsa, os FIIs pagam rendimentos direto na conta dos investidores todos os meses, e ainda são isentos de imposto de renda.
Mas nada é tão simples na vida do nosso herói.
Primeiro veio a pandemia da covid-19, que fechou a economia e, junto com ela, os imóveis comerciais e shopping centers que dão lastro aos fundos imobiliários.
Quando o mercado ensaiava uma recuperação, Indiana Jones teve de encarar a confusão em torno da proposta de reforma do imposto de renda, que ameaçou acabar com o benefício tributário dos fundos imobiliários.
Por fim, o processo de alta da taxa básica de juros (Selic) reduziu a atratividade dos FIIs em relação à renda fixa. Isso sem falar no agravamento recente da crise entre os Poderes em Brasília.
Diante de tantas armadilhas, será que ainda é possível sair em busca da renda perdida na B3?
Como não é especialista em finanças, Indiana Jones pediu ajuda à nossa repórter Larissa Vitória, que vestiu o chapéu e foi atrás da resposta com as principais corretoras do país.
Todos os meses o Seu Dinheiro faz um levantamento exclusivo com as melhores indicações dentro das carteiras recomendadas dos analistas. Conheça os mais votados na nossa seleção de fundos imobiliários para setembro.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsa deve encarar precatórios e inflação hoje, enquanto o exterior segue negativo. Com a crise entre os poderes ainda pior, a PEC dos Precatórios pode estar com os dias contados, o que deve pesar ainda mais nos negócios na B3.
CLASSE A NA B3
Conheça a construtora de imóveis de luxo JFL, que entrou com pedido de IPO na CVM. A companhia, focada nos segmentos de altíssima e alta renda, busca levantar R$ 1 bilhão com a oferta pública inicial de ações na B3.
ONDA TECH
BRF inicia comercialização de produtos no marketplace do Magazine Luiza. As operações serão iniciadas já neste mês e a distribuição será feita pela própria companhia, que espera ter até 500 itens disponíveis na plataforma do Magalu.
DINHEIRO EM STARTUP
De olho na inovação, Minerva investirá US$ 3 milhões na Traive, de soluções financeiras para produtores. Empresa tem operações nos Estados Unidos e no Brasil e o portfólio engloba soluções para as cadeias produtivas das principais commodities agrícolas, como soja, milho, algodão, cana, café e trigo.
TENSÃO NO RADAR
Acionistas acusam Boeing de negligência no caso 737 MAX. Juiz considera que administração da fabricante de aviões colocou produção rápida e maximização de lucros à frente da segurança.
SEU DINHEIRO CONVIDA
Fernando Cirne, da Locaweb: Como integrar equipes e manter a cultura da empresa após uma fusão. Fechar o acordo é só o primeiro passo de uma longa jornada. São muitos os aspectos que precisam ser observados para uma boa integração, tanto do lado do negócio quanto das pessoas.
CRYPTO NEWS
Investe em criptomoedas? Veja a nova tese de um trader brasileiro que já acertou duas vezes com o bitcoin. A primeira vez que ele saiu da toca foi em 2016, com a tese de que todos deveriam comprar a moeda digital pois o ativo ainda iria se valorizar bastante; conheça sua nova recomendação.