🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Bitcoin para comprar, vender e investir, a reforma do IR aprovada e outros destaques

2 de setembro de 2021
8:28 - atualizado às 8:34
Diversos países já começaram a adotar criptomoedas como moedas oficiais ou desenvolver CDBCs, as Moedas Digitais de Banco Central, na tradução do inglês / Imagem: Shutterstock

Se dizem que no Brasil tudo acaba em pizza, o tradicional prato italiano foi praticamente o começo de tudo para o bitcoin.

O dia 22 de maio de 2010 já se tornou um marco no mercado de criptomoedas. Foi quando o programador chamado Laszlo Hanyecz anunciou ter usado 10 mil bitcoins na compra de duas pizzas.

Com a valorização astronômica da criptomoeda desde então, a conta desse inocente jantar sairia hoje por quase US$ 500 milhões — ou R$ 2,5 bilhões — nas cotações atuais.

O bitcoin pode ter se revelado imbatível como investimento ao longo da última década, mas a promessa de que se tornaria uma forma de pagamento alternativa ao dinheiro tradicional acabou não vingando.

Só que algumas gigantes do mercado querem mudar essa realidade, entre elas a Visa. No início do ano, a empresa revelou em uma entrevista ao Seu Dinheiro o plano de viabilizar o uso do bitcoin como forma de pagamento no Brasil ainda em 2021.

Agora, o vice-presidente de novos negócios da Visa contou ao repórter Renan Sousa mais detalhes sobre como o projeto será implementado, além de outros projetos no mercado de criptomoedas.

Enquanto não é possível usar facilmente o bitcoin para comprar uma pizza no fim de semana, as maneiras de se investir em criptomoedas não param de crescer.

Trata-se de um mercado de altíssimo risco, e no qual você deve alocar uma proporção muito pequena do seu capital. Para quem ficou interessado, mas ainda não sabe como investir, contamos nesta matéria quatro maneiras de entrar no mundo das criptomoedas.

O que você precisa saber hoje

REFORMA APROVADA
Texto base do projeto que muda o Imposto de Renda passou na Câmara nesta madrugada. De acordo com o parecer, lucros e dividendos serão taxados em 20% a título de IR retido na fonte, mas fundos de investimento em ações ficam de fora.

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsa deve digerir aprovação da reforma do IR na Câmara; cautela predomina no exterior hoje. A aprovação do texto-base para a reforma tributária deve pegar o investidor nacional de surpresa enquanto as bolsas pelo mundo aguardam dados do emprego nos EUA.

DE OLHO NA B3
Mais uma na fila: incorporadora de galpões Fulwood protocola pedido de IPO na CVM. A companhia tem como foco financiar seu crescimento e fortalecer a estrutura de capital.

RECALCULANDO ROTA
Com resultado abaixo do esperado e inflação em alta, Credit Suisse revisa para baixo projeção do PIB em 2021 e 2022. O relatório do banco suíço considera o impacto negativo da aceleração da inflação e o aperto nas condições monetárias na estimativa. 

AJUSTE NOS RELÓGIOS?
Com crise hídrica no radar, empresários fazem novo pedido pela volta do horário de verão. De acordo com o documento, toda contribuição para poupar energia é relevante diante do agravamento da situação dos reservatórios.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar