🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

Onde investir com os juros em alta, os indicadores do mercado financeiro e outros destaques do dia

8 de outubro de 2021
9:11
bloquinhos com o símbolo de porecentagem, indicando elevação da taxa Selic e dos Juros; renda fixa | Selic
Imagem: Shuterstock

A alta dos juros reduz a atratividade dos ativos de risco e geralmente se reflete no mau desempenho dos mercados de ações e fundos imobiliários. Mas isso não significa que, em momentos como esse, não haja boas oportunidades de investimento para o seu rico dinheirinho.

Para todo cenário existe um investimento mais adequado. E para todo objetivo financeiro também. Ainda mais hoje em dia, em que a pessoa física tem acesso fácil a toda sorte de investimentos antes inexistentes ou limitados a clientes private e investidores institucionais.

Da mesma forma, nos seus investimentos de risco, é sempre interessante ter posições mais defensivas, do tipo que se beneficiam de cenários adversos ou simplesmente sofrem menos.

Um dos mercados que têm apanhado com a alta dos juros e a piora do cenário para ativos de risco é, como eu mencionei acima, o de fundos imobiliários. Mas essa categoria de investimentos é muito diversa, e os FIIs não estão sofrendo igualmente.

Alguns estão se mantendo mais firmes por lucrarem com a inflação elevada que ainda enfrentamos, apesar da escalada dos juros. E foi justamente um desses fundos o preferido das corretoras de valores para outubro.

Você pode conferi-lo na nossa tradicional matéria do FII do mês, assinada pela Larissa Vitória.

Para quem quer mais segurança

Outro destino interessante para o seu dinheiro em tempos de alta nos juros é a renda fixa. Na sua coluna de hoje, o Ruy Hungria fala um pouco sobre como a renda fixa pode ser um verdadeiro amortecedor para o sobe e desce da sua carteira e a importância de ter dinheiro em caixa para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem. Recomendo a leitura!

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Inflação e payroll devem encerrar a semana e exterior digere acordo com teto da dívida dos EUA. Expectativa para dados do emprego na maior economia do mundo traz otimismo aos mercados internacionais; já o IPCA deve mostrar avanço dos preços por mais um mês.

FEZ EFEITO
Omega Geração (OMGE3) cede a pressão de sócios minoritários e apresenta nova proposta para fusão com a Omega D. A nova oferta feita pela empresa de energia diminui a fatia dos controladores na empresa derivada da combinação de negócios.

SERVIÇOS FINANCEIROS
Após adeus ao Banco Pan, Méliuz (CASH3) se une à Captalys para lançar novo cartão. Anúncio é feito em um momento em que a empresa desacelera a divulgação do cartão com o Banco Pan; negócio faz parte da frente de serviços financeiros, considerada importante ‘avenida de crescimento’ para a companhia.

DINHEIRO NO CAIXA
BrasilAgro vende área no Mato Grosso por R$ 589 milhões, mais do que o levantado no IPO. Na abertura de capital, em fevereiro deste ano, empresa levantou R$ 500,1 milhões; com operação, a companhia diz aproveitar “bom ciclo das commodities”.

VAI FICAR MAIS BARATO
Tesouro Direto vai reduzir taxa de custódia a 0,2% ao ano a partir de 2022. Hoje, a taxa de custódia é de 0,25% ao ano e come um pedaço da remuneração do Tesouro Direto; anúncio da redução na cobrança foi feito pelo secretário do Tesouro Nacional.

Um abraço e ótimo fim de semana para você!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar