🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Black Sabbath e o carrossel veloz da bolsa; Paulo Guedes, Campos Neto, Sinqia e outros destaques do dia

3 de setembro de 2021
9:07
Nem mesmo a redução da alíquota de 20% para 15% dos dividendos com a aprovação de um destaque trouxe alívio para a bolsa / Imagem: Banda Blak Sabbath, divulgação

O Black Sabbath já nos ensinou: o mundo é como um carrossel — e ele gira rápido.

Em alguns momentos, o passeio é agradável e a música é alegre: todo mundo sai com um sorriso no rosto. Mas, se alguém apertar o botão errado ou puxar demais a alavanca… 

Bem, aí o sobe e desce fica um pouco frenético demais. Quem está fora não quer mais entrar, quem está dentro quer sair de qualquer jeito. Num piscar de olhos, a alegria vira pânico.

Mas, ora essas, essa newsletter não é sobre metáforas da vida ou sobre o Ozzy Osbourne. Então, escolham seus cavalos porque a bolsa vai dar mais uma volta hoje — e esse carrossel não é uma atração para crianças.

As voltas do mercado de ações têm deixado os desavisados com náusea. Até outro dia, havia fila para dar uma voltinha na B3. Só que aí veio o PIBinho, o risco fiscal, a instabilidade política, a tributação de dividendos, o risco de apagão e mais uma infinidade de coisas. 

O giro, de repente, ficou rápido demais. E se você não se segura direito, acaba levando um tombo daqueles.

Por isso, é importante pensar bem o que fazer: o carrossel tem cavalos e cavalos — e alguns são mais seguros que outros. É uma questão de saber procurar os mais adequados para esse passeio turbulento.

Na coluna desta sexta-feira, o Ruy Hungria escreve sobre as voltas que o mercado dá e como você, investidor pessoa física, pode se proteger nos momentos mais difíceis. Recomendo demais a leitura.

A bolsa, veja só, é como o Black Sabbath: alguns se divertem pra valer, outros morrem de medo — e tem quem sinta as duas coisas ao mesmo tempo.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS 
Em dia de payroll, o cenário local deve pesar na bolsa brasileira mais uma vez, com Campos Neto e Paulo Guedes no radar. Os dados de emprego dos Estados Unidos devem calibrar as apostas de retirada de estímulos, enquanto o Brasil vive sua própria história.

NÃO É ESTABILIDADE
Além do PIB negativo: veja três razões por que o desempenho da economia preocupa. O ministro Guedes defende que o PIB e a atividade permaneceram estáveis, mas os detalhes do número divulgado ontem deixam os economistas apreensivos sobre o futuro.

NOVAS FUSÕES NO RADAR 
Sinqia (SQIA3) com dinheiro no caixa: oferta de ações sai a R$ 23,00 e movimenta R$ 400 milhões. A empresa vai usar o capital da oferta de ações para continuar com a expansão inorgânica. Na bolsa, SQIA3 tem leve baixa no ano.

ESG NOS CÉUS
Rota Recife – Fernando de Noronha da Gol (GOLL4) é a primeira com carbono neutro no Brasil; veja como é feita a compensação. A iniciativa compõe o projeto “Meu Voo Compensa” e surgiu por meio da parceria entre a Gol e a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo.

DE QUEM É A CULPA? 
Bolsonaro admite que inflação “está complicada” e gasolina cara, mas joga responsabilidade no “fique em casa”. O chefe do executivo ainda culpou a ex-presidente Dilma Rousseff por um desequilíbrio no setor de energia elétrica e o agravamento da crise hídrica.

TELES INSATISFEITAS 
Operadoras criticam reforma do IR e dizem que texto compromete a implementação do 5G no Brasil; Entenda. Em nota, a Conexis Brasil Digital defende que o setor deveria ser desonerado. 

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar