🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Ações de tecnologia da bolsa formaram bolha ou oportunidade? E outros destaques de hoje do Seu Dinheiro

25 de agosto de 2021
9:18
tecnologia
Pechincha ou bolha financeira? O mercado deve ficar atento às ações de tecnologia na B3 - Imagem: Shutterstock

No dia 15 de maio de 1997, uma empresa com nome exótico que vendia livros pela internet abriu o capital em uma oferta pública inicial de ações (IPO) na Nasdaq.

Os felizardos que apostaram na companhia fundada por um tal de Jeff Bezos não têm do que reclamar. Desde a estreia, as ações da Amazon acumulam uma alta de quase 200.000% no mercado.

A companhia que viria a revolucionar o varejo foi apenas uma entre várias startups que lançaram ações nas bolsas norte-americanas no fim dos anos 1990. A grande maioria, contudo, acabou naufragando com o estouro da bolha das empresas de internet.

Corta para 2021. Como sempre com certo atraso, a bolsa brasileira vive neste ano a descoberta do setor de tecnologia. Mais de uma dezena de companhias ligadas direta ou indiretamente ao mundo digital lançaram ações na B3 desde janeiro.

Em comum entre elas, temos a perspectiva de forte crescimento e a promessa de grandes resultados no futuro, assim como aconteceu com a Amazon e outras big techs.

O problema é que o tal mercado nem sempre é tão paciente. Nas últimas semanas, as ações das novas techs da B3 sofreram um verdadeiro massacre, em meio à piora da percepção de risco dos investidores com o Brasil.

E agora, essa queda representa uma oportunidade de compra ou estamos assistindo ao estouro de uma pequena bolha de tecnologia local? O Victor Aguiar falou com gestores e analistas e escreveu uma reportagem especial sobre o “massacre da tech aberta”.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
IPCA-15, arrecadação federal e Paulo Guedes devem movimentar a bolsa hoje; exterior espera simpósio do Fed. A expectativa com a reunião de Jackson Hole na próxima sexta-feira começa a pressionar os índices pelo mundo e o Ibovespa deve digerir muitos indicadores hoje.

ALÉM DOS FIIS 
As apostas no Brasil da JLP, gestora global de US$ 600 milhões em ativos imobiliários que agora mira investidor local. Após a chegada de sócios brasileiros, gestora avalia oferecer aos investidores locais produto que investe em REITs; retorno médio do principal produto é de 11% ao ano, contra 7% do índice global.

DE OLHO NA CONCORRÊNCIA 
Na corrida das startups do ramo imobiliário, Loft anuncia compra da CrediHome. Com o negócio, a empresa quer levar clientes à entrada do banco já com a papelada resolvida para assinar a compra de imóveis.

EM BUSCA DE FINANCIAMENTO
De olho em emissão de debêntures, Tigre pede registro de companhia aberta na CVM. A empresa de materiais de construção já foi listada na B3 no passado, mas não pretende voltar a emitir ações.

EMBATE LEGISLATIVO
Presidente do Senado rebate Lira e diz que é favorável a uma reforma tributária ampla e ‘verdadeira’; entenda a discussão. Rodrigo Pacheco voltou a defender a aprovação da PEC 110, que unifica tributos federais, estaduais e municipais em torno do Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

APESAR DO DRAGÃO 
Inflação é uma preocupação, mas presidente do BC pede que mercado olhe além do ruído. Roberto Campos Neto buscou reforçar que a perspectiva atual de trajetória da dívida bruta brasileira em proporção ao PIB é muito melhor hoje.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar