Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
2021-04-23T09:35:59-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

As falsas promessas dos tônicos financeiros e outros destaques do dia

23 de abril de 2021
9:35
Funny,Sport,Nerd,With,Huge,,Fake,,Muscle,Arms,Drawn,On

Nos poucos filmes de velho oeste que assisti, para além dos tradicionais saloons, xerifes e duelos, invariavelmente tinha um caixeiro viajante que aparecia na longínqua cidade com um produto milagroso capaz de curar todo o mal.

À frente de uma carruagem toda enfeitada com imagens do produto, em cima de um caixote, o comerciante gritava aos cidadãos ali reunidos as maravilhas do tônico feito com crina de cavalo e veneno de escorpião capaz de curar calvície, artrite e cólicas. Um verdadeiro milagre!

As cenas mostravam as pessoas disputando entre elas o remédio, garantido por aquele vendedor bem afeiçoado e com milhares de promessas. No fim, quando o caixeiro ia embora, as pessoas percebiam que aquilo não curava absolutamente nada, pelo contrário.

A cura de todo mal, a fonte eterna da juventude, a fórmula para se tornar milionário… Tudo isso soa tentador aos nossos ouvidos. Quem não quer ficar saudável, esbelto e com dinheiro no bolso assim, num passe de mágica, com uma simples solução?

A chegada de cada vez mais investidores pessoa física na bolsa é uma boa notícia para o nosso mercado financeiro, mas virou terreno fértil para a venda de “tônicos financeiros”, fórmulas para bater o mercado, promessas de riquezas. Um deles, que você já deve ter visto, é o day trade, a atividade de comprar e vender ações no mesmo dia, buscando ganhar dinheiro na variação das cotações.

Na coluna desta sexta-feira, o Ruy Hungria mostra para você, citando estudos, como o day trade é uma falsa ilusão. Mas isso não quer dizer que não é possível ter ganhos rápidos na bolsa.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O mercado terminou ontem pintado de vermelho. Bolsa, dólar e juros terminaram em queda com os planos de Joe Biden de aumentar os impostos sobre ganhos de capital e de lançar um novo pacote de estímulos nos EUA, além da sanção do Orçamento por aqui. Entenda como esses fatores acabaram prejudicando o dia.

O que mexe com os mercados hoje? Com a aprovação do Orçamento, o investidor deve ficar de olho na temporada de balanços no Brasil, que se inicia hoje, e nos desdobramentos da proposta do presidente americano, Joe Biden, sobre o aumento de impostos.

EMPRESAS

A Usiminas confirmou o bom momento das siderúrgicas, com lucro acima das expectativas e Ebitda (medida de geração de caixa) recorde em todas as unidades no primeiro trimestre. Confira os principais números da companhia.

O Carrefour Brasil anunciou ontem mudanças no alto escalão, como parte do processo de integração do Grupo BIG na estrutura da empresa. Confira como vai ficar a diretoria da varejista daqui em diante.

A rede de depilação Espaçolaser está utilizando parte dos recursos levantados no IPO para adquirir grupos de lojas franqueadas. Entenda mais os motivos deste movimento.

A Neoenergia (NEOE3) e Sanepar (SAPR11) anunciaram as condições para o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) aos seus acionistas. Veja aqui se você está elegível para receber os valores.

ECONOMIA

Após cinco meses de disputas e desentendimentos, a novela do Orçamento de 2021 finalmente acabou, com o presidente Jair Bolsonaro sancionando o projeto, com veto parcial e bloqueio adicional de recursos.

Você sabe como é feito o cálculo do imposto de renda devido e da restituição? Nesta matéria, você confere como ele é realizado pelo Leão, com base no modelo escolhido de declaração.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Tensão em Brasília

Racha no Congresso põe reformas em xeque

A decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de fatiar a reforma tributária foi vista como a pá de cal nas chances de avanço das reformas no Congresso até o fim do atual governo. Embora Lira tenha prometido abrir o diálogo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para definir os próximos passos, […]

Rapidinhas da semana

BLINK: Itaúsa, B2W, Eletrobras e mais recomendações rápidas

Felipe Miranda, sócio-fundador e CIO da Empiricus, fala sobre Alpargatas, Eletrobras, Itaúsa, Lojas Americanas e muito mais no Blink

Reserva de emergência

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, vende ações da Amazon e põe US$ 5 bi na conta

O bilionário Jeff Bezos vendeu cerca de 1,5 milhão de ações da Amazon nos últimos dias e pode vender outros 500 mil papéis em breve

Reduzindo a participação

CSN começa a se desfazer de suas ações da Usiminas

Aproveitando o bom momento do setor siderúrgico na bolsa, a CSN vendeu mais de 50 milhões de ações preferenciais da Usiminas

O melhor do Seu Dinheiro

A limonada da bolsa e do dólar, as ações mais indicadas do mês e outros destaques da semana

A semana que passou tinha tudo para ser bem azeda para os investidores. No cardápio de notícias dos últimos dias tivemos: A alta da taxa básica de juros e a sinalização de que novos ajustes vêm por aí; Muito barulho político com a CPI da Covid; O projeto da reforma tributária de volta à estaca […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies