Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-03-29T09:21:33-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

A corrida pelo notebook

29 de março de 2021
9:21
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Um desavisado que entrasse na minha casa em um desses dias de pandemia poderia muito bem confundir o apartamento residencial com uma startup.

Passamos boa parte do dia ligados a telas de computador. Eu e minha mulher no trabalho e meus filhos entre as aulas, jogos e vídeos online.

A adaptação à rotina do home office também nos obrigou a mudar a forma como lidamos com a tecnologia. O que incluiu tirar a poeira de um velho notebook que quase foi colocado à venda por falta de uso.

O que aconteceu aqui em casa se repetiu pelos lares Brasil afora, onde o bom e velho computador portátil voltou a ocupar o espaço que havia perdido para os aparelhos menores — notadamente os smartphones.

Com as pessoas trancadas em casa, houve uma verdadeira “corrida pelo notebook” por parte de empresas e governos, a fim de garantir uma infraestrutura mínima para as aulas e trabalho remoto.

Uma das empresas que surfaram essa onda foi a Positivo Tecnologia. O lucro da conhecida fabricante brasileira de eletrônicos disparou no ano da pandemia com o aumento da demanda por computadores. E as ações da empresa na B3 responderam na mesma moeda, com uma alta expressiva em março.

Mas será que os bons números se sustentam após a pandemia? A aposta do CEO da Positivo, Hélio Rotenberg, é que sim. Conheça os planos — e também o que pode atrapalhar a empresa — na entrevista exclusiva concedida ao repórter Kaype Abreu.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

Os investidores começam a semana com as atenções novamente voltadas para Brasília. O mercado vai acompanhar os desdobramentos da aprovação do problemático Orçamento pelo Congresso e também a pressão para a saída do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Mas também teremos indicadores importantes nos próximos dias, como você confere na coluna Segredos da Bolsa.

Jair Bolsonaro perdeu um eleitor de peso. Luis Stuhlberger, lendário gestor do fundo Verde, teceu duras críticas à forma com que o governo está lidando com a pandemia, ao afirmar que a estratégia resultará na perda de 1,5% a 2% no PIB deste ano. Confira o que disse o gestor.

EMPRESAS

Em recuperação judicial desde 2016, a Oi registrou no quarto trimestre alguns sinais de melhoras operacionais, vendo a receita crescer pelo segundo trimestre consecutivo.

Uma das principais empresas afetadas pela crise da covid-19, a CVC também teve uma melhora dos resultados no quarto trimestre, mas a empresa já está se preparando para as consequências do recrudescimento da pandemia.

A Cemig anunciou na sexta-feira que avalia vender sua participação na Taesa, empresa de transmissão de energia elétrica, na qual detém 36,9% do capital social. Paralelamente, ela informou que seu lucro líquido cresceu 136,2% no quarto trimestre.

A Polícia Civil vai investigar a suposta omissão fraudulenta de informações relevantes por executivos da Vale no processo de compra de direito à exploração de uma mina de ferro na República da Guiné. Saiba mais sobre a disputa internacional envolvendo a mineradora.

ECONOMIA

O Orçamento de 2021 está dando o que falar, e não no sentido positivo. Cálculos da equipe econômica mostram que a máquina pública teria que funcionar com praticamente metade do que é considerado o patamar mínimo para o governo não ter uma paralisação.

A Aneel informou na sexta-feira que vai manter a bandeira amarela no mês de abril pelo quarto mês seguido. Com a medida, as contas de luz seguem com a cobrança de uma taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh).

Você sabe como declarar fundos de investimento no imposto de renda? Veja como informar corretamente o saldo e os rendimentos dessas aplicações.​​​​​​​

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

em meio à crise

Em reunião com empresários, Bolsonaro defende vacinação e diz não ter preocupação com CPI da Covid

Presidente e ministros participaram de uma videoconferência com o grupo que reúne os 50 maiores grupos privados do País

seu dinheiro na sua noite

Ação da Moura Dubeux caiu 50% desde o IPO. Ficou barata?

O ano de 2020 começou promissor para a economia brasileira e com boas perspectivas para a chegada de novas empresas à bolsa. A temporada de IPOs se iniciou nos primeiros dias de fevereiro, com a estreia da construtora Mitre, seguida da empresa de tecnologia Locaweb. Mais para meados do mês, vimos a abertura de capital […]

ampliação de sortimentos

Lojas Americanas compra Imaginarium e prevê aumentar marcas próprias

Companhia anunciou aquisição do Grupo Uni.co, mas não revelou valores; com negócio, Americanas avança sobre varejo especializado em franquias

FECHAMENTO

Mercado olha desconfiado para Orçamento e Ibovespa acompanha queda do exterior; dólar fica estável

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado, os investidores acabaram optando pela cautela

Prioridade na Casa

Câmara aprova requerimento de urgência sobre projeto de privatização dos Correios

A medida permite que a proposta “fure” a fila de votação de projetos e pode agilizar o processo de desestatização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies