Menu
2020-06-26T09:49:25-03:00
ECONOMIA VS PANDEMIA

‘Provavelmente superamos a pior fase da crise do coronavírus’, diz Lagarde

Lagarde previu que a recuperação econômica será complicada em meio a tantas incertezas.

26 de junho de 2020
9:49
christine-lagarde
Christine Lagarde - Imagem: Shutterstock

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira que "provavelmente superamos a pior fase" da crise do novo coronavírus, mas ressaltou que o choque atual é mais grave do que a crise financeira de 2008 e que há um sentimento de cautela em relação à possibilidade de uma segunda onda de infecções pela covid-19.

Em evento virtual promovido pela Convenção de Líderes Empresariais Europeus, Lagarde previu que a recuperação econômica será complicada em meio a tantas incertezas.

[captaca]

Lagarde também comentou que os níveis de poupança cresceram substancialmente nos últimos dois meses, mas fez a ressalva de que vai demorar um pouco antes que esse movimento se traduza em mais investimentos e gastos.

Lagarde disse ainda que os bancos centrais globais têm respondido a crise atual de "forma maciça" e reiterou que o mandato do BCE continua sendo o mesmo, ou seja, focar a estabilidade dos preços.

Referindo-se ao Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês), Lagarde afirmou que o BCE sabia que "tinha mais a fazer" para garantir liquidez suficiente e possibilitar que os bancos continuassem "emprestando para a economia".

Lagarde também destacou que, para combater a atual crise, é preciso usar todos os instrumentos disponíveis nas frentes monetária e fiscal. "Pelo menos uma vez, as políticas monetária e fiscal têm trabalhado juntas", disse.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Decisão cautelar

TCU proíbe governo Bolsonaro de anunciar em sites que exerçam atividades ilegais

Indícios de irregularidades na veiculação de propagandas do governo federal levaram o TCU a tomar a decisão cautelar, concedida pelo ministro Vital do Rêgo

PGR

Aras recomenda a Guedes mais transparência em gastos no combate à pandemia

A pedido de procuradores do MPF-PE, o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou recomendações para Guedes dar transparência aos gastos federais

Setor em destaque

Estatais de saneamento querem flexibilizar regras para contratar empréstimos

Com regras mais fáceis para a entrada do setor privado, as estatais de saneamento querem que a concessão de empréstimos ao segmento seja menos rigorosa

Preocupação ambiental

Para empresários, discurso do governo sobre desmatamento mudou

Após reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, empresários parecem satisfeitos quanto aos compromissos firmados pelo governo a respeito do desmatamento

O melhor do Seu Dinheiro

MAIS LIDAS: O canto da sereia

Uma matéria alertando para os riscos do day trade foi a mais lida desta semana no Seu Dinheiro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements