🔴 AS CRIPTOMOEDAS CERTAS PODEM TRANSFORMAR R$ 1 MIL EM ATÉ R$ 214 MIL – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

diante da crise

‘Prévia’ do PIB indica queda de 1,95% no 1º trimestre

IBC-Br mostra tombo de 5,90% da economia em março, quando a crise do novo coronavírus começou

Imagem: Shutterstock

A economia brasileira retraiu 1,95% no primeiro trimestre deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (15). O indicador é considerado uma "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comparação é feita em relação aos últimos três meses de 2019, e com ajuste sazonal. Frente ao primeiro trimestre do ano passado, o recuo é de 0,28% (sem ajuste). O resultado apenas de março deste ano mostra um tombo de 5,90% frente ao mês anterior.

Em março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o coronavírus era uma pandemia, uma nova doença com disseminação mundial. Naquele mês, o Brasil passou a ter medidas de distanciamento social.

Desde então, a economia tem forte retração, já que apenas serviços essenciais estão funcionando na maior parte do país. O resultado é que, entre outros indicadores, a produção industrial caiu 9,1% e o volume de serviços no Brasil recuou 6,9% em março, segundo o IBGE.

Já a produção de veículos diminuiu 99,3% em abril, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na comparação é com o mesmo período do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado financeiro reforça a perspectiva de retração. Segundo o boletim Focus, do BC, o PIB deve cair 4,11% neste ano. Para o governo, o recuo será de 4,7%.

Leia Também

MOMENTO PROMISSOR

Recuperação do setor de shoppings anima BB Investimentos; veja por que Allos (ALOS3) e Multiplan (MULT3) tiveram preços-alvo elevados

INDECISÃO?

Já não basta bater recorde para a Embraer (EMBJ3)? Entregas do terceiro trimestre dividem JP Morgan e Santander

Oficialmente, o PIB do primeiro trimestre de 2020 é divulgado pelo IBGE no dia 29 de maio. No ano passado, a economia brasileira cresceu apenas 1,1%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma gangarra representando o Ibovespa: de um lado (vermelho), a gangorra está para baixo. De outro (verde), a gangorra está para cima. No centro, o Ibovespa. 1 de outubro de 2026 - 19:50
1 de outubro de 2026 - 15:01
pix internacional 1 de outubro de 2026 - 11:01
Bernard Appy, um dos autores do texto da reforma tributária 30 de setembro de 2026 - 13:50
Montagem de um leão deitado sobre pilhas de moedas, representando os títulos isentos de Imposto de Renda 30 de setembro de 2026 - 8:42
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 30 de setembro de 2026 - 7:55
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 29 de setembro de 2026 - 9:59
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar