Menu
2020-11-20T13:46:12-03:00
Estadão Conteúdo
ECONOMIA VS PANDEMIA

‘Lei é clara ao dizer que medidas de apoio expiram em dezembro’, diz secretário do Tesouro dos EUA

“Programas de apoio fiscal funcionaram muito bem, mas agora temos que mirar os setores da economia que estão fechando e os desempregados”, disse Mnuchin.

20 de novembro de 2020
13:46
Steven Mnuchin, Estados Unidos
Steven Mnuchin - Imagem: Shutterstock

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, explicou que a decisão do órgão de suspender em 31 de dezembro as linhas de empréstimo emergencial criadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para apoiar a economia está baseada na própria lei que criou os dispositivos. "A lei é muito clara ao dizer que as medidas expiram em dezembro", disse Mnuchin em entrevista na rede de televisão CNBC, ressaltando que o governo de Donald Trump apenas seguiu o que ficou estabelecido.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da distrital de Chicago do Federal Reserve, Charles Evans, disse estar "decepcionado" com o Tesouro.

Em tentativa de tranquilizar os mercados americanos, que abriram pressionados pela decisão do Tesouro, Mnuchin garantiu que há ainda "muito mais" recursos para apoiar a economia americana caso necessário, incluindo US$ 800 bilhões do Fundo de Estabilização do Câmbio e US$ 130 bilhões que podem ser repassados a pequenos negócios. Ele ressalta, porém, que os setores mais afetados pela pandemia precisam de concessões para recuperação, e não mais empréstimos.

"Programas de apoio fiscal funcionaram muito bem, mas agora temos que mirar os setores da economia que estão fechando e os desempregados", disse Mnuchin. Segundo o secretário, haverá uma reunião ainda hoje entre ele, o chefe de Gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, e o líder do partido Republicano no Senado americano, Mitch McConnell, para tratar de um novo pacote de estímulos fiscais para 2021.

"Vamos estabelecer um plano para nos reunirmos com a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi e o líder da Minoria no Senado, Chuck Schumer e tentar fechar um apoio direcionado às pessoas que realmente precisam. Esperamos que os democratas trabalhem conosco", disse Mnuchin, que também demonstrou otimismo com a possível aprovação de uma vacina contra o novo coronavírus em breve. "A condição financeira do país está em ótima forma, teremos distribuição em massa de vacinas", completou.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

O melhor do Seu Dinheiro

Do zero aos 50 milhões (e contando)

Eu não faço a menor ideia de quais aplicativos você tem instalados no seu celular. Mas me arriscaria a dizer que um deles é o do PicPay. Se por acaso eu acertei o palpite, não foi por nenhuma força sobrenatural, mas por uma mera questão estatística. Afinal, a carteira digital criada em 2012 por três […]

Avanço da pandemia

Brasil registra 13,5 milhões de casos de covid-19 e 354,6 mil óbitos

Número de recuperados é de quase 12 milhões – 88,5% do total

Esquenta dos Mercados

Orçamento e CPI da Covid seguem no radar do investidor, com inflação dos EUA à caminho

O noticiário de Brasília segue o mesmo, enquanto os indicadores econômicos devem chacoalhar o mercado

nova retomada

BR Malls e Aliansce Sonae reabrem alguns shopping centers

Empresas retomam operações de unidades em locais em que houve flexibilização das medida de combate à covid-19

SOB NOVA DIREÇÃO

Em assembleia tensa, acionistas da Petrobras destituem Castello Branco

Minoritários chegaram a indicar quatro candidatos, mas mudaram de ideia e retiraram duas candidaturas, diante da falta de votos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies