Em meio aos efeitos a crise do novo coronavírus, que ainda abala países de todo o mundo, França e Itália divulgaram uma forte retração econômica no primeiro trimestre de 2020.
O Produto Interno Bruto (PIB) da França sofreu contração de 5,3% no primeiro trimestre de 2020 ante o quarto trimestre de 2019, segundo revisão divulgada nesta sexta-feira pelo Insee, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.
Trata-se da maior queda do PIB francês desde o segundo trimestre de 1968, de acordo com a Trading Economics. No fim de abril, o Insee havia originalmente estimado recuo maior, de 5,8%, que seria o maior da história.
Como o PIB francês já havia encolhido 0,1% no quarto trimestre do ano passado, a economia do país entrou em recessão técnica com o resultado dos primeiros três meses de 2020.
Já o PIB da Itália sofreu contração de 5,3% no primeiro trimestre de 2020 ante o quarto trimestre de 2019, segundo revisão divulgada hoje pelo Istat, como é conhecido o instituto de estatísticas do país.
Na comparação anual, o PIB italiano encolheu 5,4% entre janeiro e março. Originalmente, no fim de abril, o Istat havia estimado quedas menores para o PIB italiano, de 4,7% na comparação trimestral e de 4,8% no confronto anual.
*Com Estadão Conteúdo