O que fazer com o seu dinheiro quando ninguém tem ideia do que vai acontecer no futuro
Warren Buffett, simplesmente o maior investidor de todos os tempos, não teve o menor constrangimento em dizer "eu não sei" sobre o que esperar desta crise. Mesmo assim, você pode definir uma estratégia para colher os frutos da sua própria ignorância.

Se você está perdido(a) nessas últimas semanas, com mais dúvidas do que certezas sobre como, quando e como sairemos da quarentena, e como as nossas vidas e investimentos serão afetados, não se preocupe. Saiba que você está em ótima companhia.
Enquanto uma penca de gurus de investimentos têm cravado nas redes sociais que "as ações estão baratíssimas depois da queda" e que "essa é a oportunidade do século para comprar ações", dois dos maiores investidores de todos os tempos mostraram que você não está errado em estar com um pé atrás nesse momento.
Eu não sei
Warren Buffett, simplesmente o maior investidor de todos os tempos, não teve o menor constrangimento em dizer "eu não sei" várias vezes durante a conferência anual da Berkshire Hathaway, que, aconteceu no último sábado (2).
"Eu não sei, e acredito que ninguém saiba, o que acontecerá com os mercados amanhã"; "Eu não sei quais são as consequências de se fechar a economia norte-americana"; "Eu não sei se daqui a três ou quatro anos as pessoas vão voltar a voar como no ano passado" foram apenas algumas vezes em que Buffett admitiu a sua ignorância com relação aos efeitos da pandemia sobre o mercado e sobre o hábito das pessoas.
Mais do que o sucesso como investidor, o que eu mais invejo em Buffett é a capacidade de ele se blindar das vaidades mundanas.
Em uma era na qual todos parecem ter se tornado especialistas em infectologia, política e economia, formados com honras na conceituadíssima U.W. (Universidade do Whatsapp), a maior lição que eu pude aproveitar na conferência da Berkshire é de que você não precisa ter uma opinião formada sobre tudo. Você não será pior por causa disso.
Leia Também
Existem os que sabem que não sabem, e os que acham que sabem. Esteja feliz em fazer parte do primeiro grupo. Fuja dos que se encaixam no segundo.
Ninguém sabe
O coro de Warren Buffett se junta ao do não menos genial Howard Marks (cujo livro, inclusive, já fora sugerido pelo Richard Camargo).
Marks fechou uma de suas cartas escritas em março dizendo:
'Comprar, vender ou segurar? Eu acho "OK" fazer algumas comprinhas (...) Mas ninguém pode dizer para você que essa é A HORA de investir. Ninguém sabe'. [MTG1]
Ou seja, é verdade que a derrocada do mercado no mês de março trouxe algumas oportunidades com potencial de retorno bastante atrativo.
Mas isso não quer dizer que você deve ir para o tudo ou nada. Essas oportunidades devem ser aproveitadas com uma pequena parcela do seu capital. Uma grana que esteja sobrando e que você tem certeza que não lhe fará falta no curto prazo.
Como nos ensinaram dois dos maiores investidores do mundo, não sabemos o que acontecerá com os mercados daqui a uma semana, um mês, ou um ano.
Ter uma boa quantia em caixa neste momento (como os 30% que Buffett mantém na Berkshire Hathaway) nos ajudará a aproveitar ótimas oportunidades que podem surgir pela frente caso o mercado volte a despencar. Estaremos preparados para colher os frutos de ter reconhecido a nossa própria ignorância.
SD ENTREVISTA
Dólar dispara, bolsa cai e Itaú muda a estratégia: chefe de recomendações do banco diz onde investir após as eleições
3 de novembro de 2026 - 13:29REDUÇÃO DA ALAVANCAGEM
Alívio na dívida? CSN (CSNA3) sobe 4% com avanço na venda da divisão de cimentos — mas ainda há desafios no radar
3 de novembro de 2026 - 12:49EX-PACMAN DOS FIIS?
Após onda de compras, ‘Pacman dos FIIs’ coloca imóveis à venda por R$ 530 milhões; veja lucro por cota
3 de novembro de 2026 - 9:39FIM DA GUERRA?
Petróleo fecha em queda de mais de 7% com expectativa de acordo para encerrar guerra no Oriente Médio
2 de novembro de 2026 - 16:19TOUROS E URSOS
Como será o amanhã? As perspectivas para seus investimentos após a eleição e a sangria dos mercados
2 de novembro de 2026 - 13:05CONFIRA
Atenção, investidor: B3 amplia horário de negociação a partir de terça-feira (3)
31 de outubro de 2026 - 18:07ENTENDA O CENÁRIO
JP Morgan faz alerta sobre o Banco do Brasil (BBAS3) e aponta desafio para o próximo trimestre
31 de outubro de 2026 - 13:15ENTRE MORTOS E FERIDOS
Sangria na bolsa deixa varejo e construção civil entre os setores mais castigados, mostra EQI
31 de outubro de 2026 - 9:15SANGRIA NOS MERCADOS
Ibovespa tem pior semana desde março de 2020 e arrasta desempenho mensal para vermelho, com um feito inesperado
30 de outubro de 2026 - 18:23ZERO A ZERO?
Uma semana muda tudo: BTG (BPAC11) devolve ganhos do ano e tem recomendação rebaixada — vale comprar após o tombo?
30 de outubro de 2026 - 13:11FUTURO NEBULOSO
Usiminas (USIM5) tem a maior baixa do Ibovespa com balanço aquém do esperado; o que pesou nos números do 3T26?
30 de outubro de 2026 - 12:40FÓRMULA MILIONÁRIA
De inquilina a dona: Coca-Cola compra imóvel do ALZR11 por R$ 140 milhões; veja ganho por cota
30 de outubro de 2026 - 11:52A CONTA CHEGOU
Casas Bahia (BHIA3) coloca aluguéis em dia, mas FII reduz projeção de dividendos; entenda o porquê
30 de outubro de 2026 - 10:19PESSIMISMO CONTINUA
Ibovespa tem 4º pregão seguido de baixa, com queda de 17% desde a eleição; em NY, dia também foi tingido de vermelho
29 de outubro de 2026 - 18:17Conteúdo Empiricus
Enquanto muitos investidores focam nos dividendos, este mercado bilionário bate recordes de crescimento na B3 em 2026
29 de outubro de 2026 - 14:00DE OLHO NO GRINGO
Um fundo imobiliário, duas versões: o que falta para os FIIs ‘falarem a língua’ do investidor estrangeiro?
29 de outubro de 2026 - 7:30SANGRIA ESTANCOU?
Vale investir na Bolsa depois da ‘segunda-feira sangrenta’? Estrategista da Monte Bravo diz quais setores olhar, mas tem um ativo preferido
27 de outubro de 2026 - 18:40PECHINCHAS NA BOLSA
Tombo da Bolsa após as eleições abre oportunidades, e Itaú BBA lista 7 ações para incluir na carteira agora
27 de outubro de 2026 - 16:08A RAZÃO DA QUEDA
A derrocada da bolsa: estudo mostra que crises globais estão por trás dos maiores tombos do Ibovespa
26 de outubro de 2026 - 18:15RESSACA ELEITORAL