O que fazer com o seu dinheiro quando ninguém tem ideia do que vai acontecer no futuro
Warren Buffett, simplesmente o maior investidor de todos os tempos, não teve o menor constrangimento em dizer "eu não sei" sobre o que esperar desta crise. Mesmo assim, você pode definir uma estratégia para colher os frutos da sua própria ignorância.

Se você está perdido(a) nessas últimas semanas, com mais dúvidas do que certezas sobre como, quando e como sairemos da quarentena, e como as nossas vidas e investimentos serão afetados, não se preocupe. Saiba que você está em ótima companhia.
Enquanto uma penca de gurus de investimentos têm cravado nas redes sociais que "as ações estão baratíssimas depois da queda" e que "essa é a oportunidade do século para comprar ações", dois dos maiores investidores de todos os tempos mostraram que você não está errado em estar com um pé atrás nesse momento.
Eu não sei
Warren Buffett, simplesmente o maior investidor de todos os tempos, não teve o menor constrangimento em dizer "eu não sei" várias vezes durante a conferência anual da Berkshire Hathaway, que, aconteceu no último sábado (2).
"Eu não sei, e acredito que ninguém saiba, o que acontecerá com os mercados amanhã"; "Eu não sei quais são as consequências de se fechar a economia norte-americana"; "Eu não sei se daqui a três ou quatro anos as pessoas vão voltar a voar como no ano passado" foram apenas algumas vezes em que Buffett admitiu a sua ignorância com relação aos efeitos da pandemia sobre o mercado e sobre o hábito das pessoas.
Mais do que o sucesso como investidor, o que eu mais invejo em Buffett é a capacidade de ele se blindar das vaidades mundanas.
Em uma era na qual todos parecem ter se tornado especialistas em infectologia, política e economia, formados com honras na conceituadíssima U.W. (Universidade do Whatsapp), a maior lição que eu pude aproveitar na conferência da Berkshire é de que você não precisa ter uma opinião formada sobre tudo. Você não será pior por causa disso.
Leia Também
Existem os que sabem que não sabem, e os que acham que sabem. Esteja feliz em fazer parte do primeiro grupo. Fuja dos que se encaixam no segundo.
Ninguém sabe
O coro de Warren Buffett se junta ao do não menos genial Howard Marks (cujo livro, inclusive, já fora sugerido pelo Richard Camargo).
Marks fechou uma de suas cartas escritas em março dizendo:
'Comprar, vender ou segurar? Eu acho "OK" fazer algumas comprinhas (...) Mas ninguém pode dizer para você que essa é A HORA de investir. Ninguém sabe'. [MTG1]
Ou seja, é verdade que a derrocada do mercado no mês de março trouxe algumas oportunidades com potencial de retorno bastante atrativo.
Mas isso não quer dizer que você deve ir para o tudo ou nada. Essas oportunidades devem ser aproveitadas com uma pequena parcela do seu capital. Uma grana que esteja sobrando e que você tem certeza que não lhe fará falta no curto prazo.
Como nos ensinaram dois dos maiores investidores do mundo, não sabemos o que acontecerá com os mercados daqui a uma semana, um mês, ou um ano.
Ter uma boa quantia em caixa neste momento (como os 30% que Buffett mantém na Berkshire Hathaway) nos ajudará a aproveitar ótimas oportunidades que podem surgir pela frente caso o mercado volte a despencar. Estaremos preparados para colher os frutos de ter reconhecido a nossa própria ignorância.
DEPOIS DA BONANÇA, A TEMPESTADE
Ibovespa em choque: várias ações derretem mais de 40% após virada de Lula no segundo turno, apenas 6 sobem
26 de outubro de 2026 - 12:10BOTÃO DE PÂNICO
‘Circuit breaker’: o que é botão do pânico da bolsa, acionado após a reeleição de Lula
26 de outubro de 2026 - 10:48MODO DEFESA
Salve-se quem puder: Ibovespa pode tombar 17% após reeleição de Lula, avalia BTG; quais ações podem escapar?
26 de outubro de 2026 - 10:17NA CONTRAMÃO
Gavekal, importante casa de análise gringa, recomenda compra de ativos no Brasil após vitória de Lula; ações caem 30% lá fora
26 de outubro de 2026 - 10:01REPORTAGEM ESPECIAL
Lula venceu, e a festa da bolsa pode acabar: o que esperar dos investimentos agora?
25 de outubro de 2026 - 22:48MERCADOS
Petrobras despenca 12%, Vale cai 4% e EWZ tomba 19%: a reação imediata à vitória de Lula — e o que vem por aí
25 de outubro de 2026 - 22:28Conteúdo Empiricus
O teto do INSS hoje é de R$ 8.475,55, mas grupo de investidores recebeu o dobro com esse sistema; entenda
25 de outubro de 2026 - 11:00TOUROS E URSOS #293
Eleições podem destravar IPOs e novas emissões de dívida no Brasil? CEO da Nero Capital responde
23 de outubro de 2026 - 18:56O EFEITO DAS URNAS
Depois de lucrar com a alta do Ibovespa, tubarões se protegem no mercado, de olho em eleição mais acirrada
23 de outubro de 2026 - 17:53MERCADO DE FIIs
Fundo imobiliário ALZR11 vai ao mercado em busca de até R$ 530,5 milhões; veja os detalhes
23 de outubro de 2026 - 14:28SMALL CAPS EM ALTA
10 small caps que saltaram mais de 50% em outubro e lideram rali histórico na bolsa
23 de outubro de 2026 - 13:13NOVAS VITRINES
Allos (ALOS3) mira gestão de fundos imobiliários e vende fatias de shoppings à Kinea; confira os detalhes da parceria
23 de outubro de 2026 - 12:30AS 3 ESTAÇÕES
Ganho de até 50% em dólares: as ações que florescem na primavera da bolsa brasileira
22 de outubro de 2026 - 19:45MUDOU A META?
Meta (META) cai mais de 7% após balanço; veja 3 pontos para prestar atenção, segundo o Safra
22 de outubro de 2026 - 14:32PODCAST TOUROS E URSOS
Crescimento à vista? As oportunidades que podem surgir na bolsa e na renda fixa após as eleições
22 de outubro de 2026 - 11:00ENTRE CHIPS E TIJOLOS
A corrida da IA precisa de imóveis para data centers. E isso pode abrir espaço — e riscos — para os FIIs
21 de outubro de 2026 - 15:30ORGANIZANDO A CASA
Gigante à vista: Patria fica a um passo de unir quatro fundos imobiliários (FIIs) em um só
21 de outubro de 2026 - 11:20DECOLOU
SpaceX salta 10% após balanço, mas duas linhas do resultado servem para manter investidores ‘com os pés no chão’, diz BTG
21 de outubro de 2026 - 11:17É COMPRA
XP dá sinal verde para fundo imobiliário e recomenda compra — mas com uma ressalva
20 de outubro de 2026 - 15:07ESG