Se você, como eu, estava pulando Carnaval, é hora de sacudir o glitter e voltar à realidade. Enquanto os mercados brasileiros estavam fechados nesses dias de festa, o clima azedou. Os casos de coronavírus estão aumentando fora da China e chegaram também ao Brasil.
A bolsa brasileira ficou fechada na segunda e na terça, enquanto seus pares no mundo amargaram duras perdas. Hoje a B3 abre à tarde e deve fazer um ajuste para baixo. Respire fundo e prepare-se para a turbulência nos mercados...
O que você precisa saber hoje
Mercados
• De olho na rápida disseminação do coronavírus em países além da China, as bolsas europeias registraram queda acentuada ontem. O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 1,76%, a 404,60 pontos. Já o ouro alcançou a maior cotação desde 2013.
•O que mexe com os mercados hoje? A volta do feriado promete ser de ajustes na bolsa brasileira, com a rápida disseminação do coronavírus fora da China assustando os mercados globais. As bolsas asiáticas fecharam em queda generalizada. Os índices futuros em Wall Street e o pregão europeu amanhecem no vermelho.
Economia
•O Brasil confirmou o primeiro caso com teste positivo para o coronavírus, segundo o Estadão. A informação deve ser divulgada hoje pelo Ministério da Saúde.
• Nos EUA, a Casa Branca pediu ao Congresso autorização para gastar US$ 2,5 bilhões para conter coronavírus.
• O surto de coronavírus já faz crescerem as apostas no mercado de que o Fed (o banco central dos EUA) pode cortar os juros nas próximas reuniões.
• As empresas e as instituições financeiras têm até sexta-feira para enviar aos contribuintes os comprovantes para Imposto de Renda referentes ao ano passado.
Investimentos
• A Geo Capital aproveitou a queda nas ações provocada pelo coronavírus para comprar papéis de empresas gringas que estava monitorando. Bati um papo com o Gustavo Aranha e conto nesta reportagem mais detalhes sobre a estratégia da gestora brasileira focada em investimentos no exterior.
•O megainvestidor de Wall Street, Warren Buffett, voltou a se mostrar bastante cético com as criptomoedas. O americano afirmou que os ativos não têm valor e que ele nunca investirá numa moeda digital.