Caro leitor,
A história do IRB na bolsa brasileira está cada dia mais rocambolesca. Após a queda de braço com a gestora carioca Squadra, que montou uma posição vendida nos papéis da resseguradora e fez críticas ao seu balanço, agora a companhia se meteu em um vexame de nível internacional.
E assim como ocorreu no episódio da Squadra, o preço das ações sentiu e muito. Os papéis do IRB (IRBR3) caíram quase 32% só no pregão de hoje, depois que a Berkshire Hathaway, a holding do megainvestidor Warren Buffett, negou já ter sido acionista da empresa.
Há pouco mais de uma semana, a imprensa havia noticiado que a Berkshire estava entre os acionistas da resseguradora e havia aproveitado a queda recente das ações para aumentar sua posição. A notícia foi, de certa forma, corroborada pela diretoria do IRB. Os papéis da companhia brasileira chegaram a subir forte com a notícia.
Só que, ontem à noite, a empresa de Buffett divulgou um comunicado desmentindo a notícia, dizendo que não tem, nunca teve e nem pretende ter ações do IRB. Ficou feio para a companhia.
Com essa sucessão de polêmicas, os executivos da empresa têm tido que se explicar perante acionistas e reguladores, e os reflexos têm aparecido nas ações: em 2020, os papéis já recuam mais de 50%.
O Vinícius Pinheiro publicou hoje uma análise em texto e vídeo recapitulando toda a história e mandando um recado para a diretoria do IRB: pede pra sair! Com certeza ainda tem mais água para rolar sob essa ponte.
Domando o Leão
O prazo para entregar a declaração de imposto de renda 2020 começou na última segunda-feira e vai até 30 de abril. E o primeiro passo para prestar contas ao Fisco é, sem dúvida, reunir toda a documentação necessária. Nesta matéria, eu listo os comprovantes que você deve juntar para preencher a sua declaração corretamente. Se você tem dúvidas sobre como declarar o IR 2020, fique de olho no Seu Dinheiro. Na próxima semana, eu vou fazer um anúncio especial, que com certeza vai te ajudar a domar o Leão!
O recorde de costume
Já virou rotina. O dólar fechou hoje em alta pelo 11º pregão consecutivo e bateu recorde nominal mais uma vez. O corte de juro surpresa do Fed ontem aumentou as apostas do mercado numa nova redução na Selic por parte do nosso Banco Central, o que não contribui em nada para aliviar o câmbio. Por outro lado, o Ibovespa conseguiu engatar uma boa recuperação, como você confere na cobertura de mercados do Victor Aguiar.
Eu vejo o futuro repetir o passado
A economia brasileira cresceu apenas 1,1% em 2019. Apesar de esperado, o PIBinho acendeu o alerta de parte do mercado - que, ao conferir em detalhes os dados divulgados pelo IBGE, apontou a baixa formação bruta de capital fixo como fator preocupante.
Veja como se faz, XP
O BTG Pactual passará a oferecer atendimento 24 horas todos os dias em sua plataforma digital. A mudança entra em vigor já nesta semana. O anúncio ocorre apenas dias depois de clientes da XP Investimentos relatarem instabilidade ao acessarem o home broker pelo aplicativo da corretora. Na ocasião, o BTG já havia provocado a concorrente.
Mais um IPO na fila
Tem mais empresa querendo abrir capital na bolsa brasileira. A Track & Field, varejista de artigos esportivos e moda praia, registrou pedido de ofertas primária e secundária de ações preferenciais.
Aumento na demanda
A Petrobras registrou recorde de exportação de óleos combustíveis em fevereiro, com 238 mil barris exportados por dia. A nova especificação mundial para teor de enxofre no óleo combustível beneficiou os produtos da estatal, que têm baixa concentração do composto químico. O resultado é bastante positivo, especialmente porque ocorreu durante um período desafiador para a economia global, com o surto de coronavírus, como mostra esta matéria.
Estímulos diferentes
Se ontem o banco central americano surpreendeu cortando os juros dos Estados Unidos, hoje representantes do BC da China disseram que não necessariamente vão seguir o exemplo do Fed. Por ora, a entidade reiterou apenas que vai manter a proposta atual de encorajar os bancos a oferecer crédito mais em conta para empresas impactadas pelo surto de coronavírus. Entenda melhor.