2020-08-12T16:41:06-03:00
Ricardo Gozzi
Mercados hoje

Ibovespa cai e dólar sobe com ‘debandada’ falando mais alto que exterior positivo

Bolsa iniciou o dia em alta, mas as baixas na equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, acabam falando mais alto que a alta das ações lá fora

12 de agosto de 2020
10:52 - atualizado às 16:41
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Ibovespa iniciou o dia em alta na esteira da possibilidade de um acordo para um pacote de estímulo econômico nos Estados Unidos. Mas no início da tarde o cenário pesado em Brasília, com a "debandada" nos quadros do Ministério da Economia, acabou pesando mais sobre o humor dos investidores e o mercado brasileiro de ações passou a cair.

Nos EUA, a notícia de que o governo norte-americano alcançou um acordo com a Moderna para a compra de milhões de doses de uma futura vacina contra a covid-19 levou os índices em Nova York subirem forte, o que repercutiu imediatamente no Ibovespa no início da sessão.

Com o passar das horas, porém, a perspectiva de deterioração do cenário fiscal começou a falar mais alto. Por volta das 16h40, o Ibovespa operava em queda de 0,3%, aos 101.869 pontos.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

O peso da "debandada"

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, sofreu duas importantes baixas na noite de ontem. Pediram demissão o secretário especial de Desestatização e Privatização, Salim Mattar, e o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel.

Mattar tocava um eixo considerado importante pelos agentes do mercado financeiro, enquanto Uebel defendia a realização de uma reforma administrativa ainda neste ano.

Sob a alegação de motivos pessoais, também deixou o governo o diretor do programa de desburocratização, José Ziebarth.

Com isso, já são seis as baixas registradas na equipe econômica de Guedes no decorrer das últimas semanas. Em julho, Mansueto Almeida deixou o Tesouro Nacional, Caio Megale saiu da diretoria de programas da Secretaria Especial da Fazenda e foi anunciado que Rubem Novaes deixará a presidência do Banco do Brasil.

O próprio ministro referiu-se às demissões como "debandada". Enquanto alguns analistas aventam temores com uma possível saída do próprio Guedes e outros observam uma pressão do ministro para usar a "debandada" a favor de sua agenda, o Ibovespa amarga perdas, na contramão dos mercados financeiros internacionais.

A notícia pesa principalmente sobre ações de empresas estatais incluídas nos planos de privatização do governo, em especial a Eletrobras, cujos papéis ON e PN (ELET3 E ELET6) recuam cerca de 4%.

Dólar e juro

Já o dólar opera em alta repercutindo a notícia da "debandada" no governo em meio a temores de aprofundamento da crise fiscal agravada pela pandemia.

Por volta das 16h40, a moeda norte-americana era cotada em alta de 0,8%, a R$ 5,458.

Enquanto isso, os contratos de juros futuros fecharam em alta, especialmente nos vencimentos mais longos, acompanhando a alta do dólar.

Confira as taxas negociadas de alguns dos principais contratos negociados na B3:

  • Janeiro/2021: de 1,870% para 1,875%;
  • Janeiro/2022: de 2,680% para 2,770%;
  • Janeiro/2023: de 3,820% para 3,950%;
  • Janeiro/2025: de 5,570% para 5,700%.
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

O MELHOR DA SEMANA

Ronaldo Fenômeno ficou maluco? Saiba como funciona a SAF, que permitiu ao craque pagar R$ 400 milhões pelo Cruzeiro

Conheça também os principais candidatos a Sociedade Anônima de Futebol e para que tipo de clube ela pode ser mais interessante

Dê o play!

Com a Selic acima de 10%, quais os próximos passos do BC? O podcast Touros e Ursos debate o futuro da taxa de juros

No podcast Touros e Ursos desta semana, a equipe do SD discutiu o cenário para a Selic e o BC em 2022. Até onde o Copom vai subir os juros?

Sinal amarelo

Marfrig (MRFG3) confirma participação em oferta da BRF (BRFS3), mas não poderá assumir o controle da empresa; entenda

Segundo um comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários hoje, as compras da Marfrig estarão limitadas a sua participação acionária atual

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa no azul apesar da volatilidade, bitcoin no vermelho e imbróglios com FII e Oi: o que marcou o mercado nesta sexta

Numa semana marcada pela escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia, decisão de juros nos Estados Unidos e um discurso mais hawkish (duro contra a inflação) por parte do presidente do banco central americano, Jerome Powell, o Ibovespa conseguiu, mais uma vez, acumular alta. E as bolsas americanas – pasme – também. A sexta-feira (28) […]

DESINVESTIMENTOS

Em negócio bilionário, Petrobras (PETR4) vende ativos na Bacia Potiguar para subsidiária da 3R Petroleum (RRRP3); saiba quanto entrou nos cofres da estatal

A bola da vez é um conjunto de 22 concessões de campos de produção terrestre e de águas rasas, juntamente à sua infraestrutura de processamento, refino, logística, armazenamento, transporte e escoamento