A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

Victória Mantoan
Clube do livro
Victória Mantoan
É jornalista e especialista em conteúdo da Empiricus
2019-03-02T08:10:54-03:00
Clube do Livro

Amor, dinheiro e os pirralhos correndo pela casa

O que a economia tem a ver com isso? Eu nunca tinha me feito essa pergunta antes, mas ela foi instigante o suficiente para me fazer ir atrás de “Love, Money, Parenting”

2 de março de 2019
8:10
pai e filho educação
Imagem: Shutterstock

Todos os pais e mães fazem tudo ao seu alcance para dar a melhor educação e oferecer as mais variadas oportunidades para seus filhos. E se você pretende ter um (ou mais de um) pirralho correndo pela casa algum dia, deve ter algumas ideias de como fazer isso da melhor maneira possível. E o que "determina" (na falta de uma palavra melhor) a receita de educação que temos na cabeça?

Estamos convencidos, é claro, de que a cultura como um todo possa fazer isso. Acreditamos que seremos diferentes dos nossos pais, e muito possivelmente seremos mesmo. E sabemos que em outros países existem outras boas práticas. Os clichês de "em tal país, os pais são menos apegados" "em tal país, as crianças são menos mimadas pelos pais" estão aí para provar.

Mas o quanto da economia é parte disso?

Eu nunca tinha me feito essa pergunta antes, nem ao olhar para como meus pais decidiram me criar, nem ao pensar no que eu entendo como uma educação adequada caso eu tivesse um filho. Mas ela foi instigante o suficiente para me fazer ir atrás de Love, Money, Parenting.

É tão simples e tão completo quanto entender como a economia ajuda a explicar a forma como os filhos são criados. Neste livro, você verá termos como "incentivo econômico" em uma explicação sobre maternidade e paternidade. Mas, aqui, essa relação aparece quase como se fosse algo bastante óbvio (talvez seja mesmo).

Renda e educação aparecem fornecendo os tais incentivos econômicos sobre como lidamos com nossas crias. E as diferenças se manifestam entre tempos, entre países e até mesmo dentre classes dentro de uma mesma sociedade.

Educação para a riqueza

Se apenas a curiosidade do entendimento não for suficiente, os autores Matthias Doepke e Fabrizio Zilibotti ainda se dão ao trabalho de dar um propósito a sua pesquisa: mostram como a distância entre a forma de educar de famílias mais ricas e mais pobres pode alimentar a diferença de acesso a oportunidades e sugerem políticas que podem ajudar a diminuí-las.

Infelizmente, o livro acabou de ser lançado lá fora e ainda não tem edição em português no Brasil. Mas é possível encontrar em e-book para comprar na internet.

Para ser bem sincera, o título que eu sugiro para pais e filhos aqui botarem a leitura em dia nas horas de descanso entre um bloco de Carnaval e outro foi um achado por acaso. Esses costumam ser os melhores.

O que me levou a ele foi um anúncio da Princeton University Press que trazia um comentário de um dos autores de Por que as nações fracassam, Daron Acemoglu. O que ele dizia basicamente é, em tradução livre: "Economia é normalmente a última coisa na cabeça das pessoas quando elas pensam sobre paternidade. Esse livro maravilhoso e original pretende mudar isso".

Missão cumprida.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

REBATEU FAKE NEWS

“Estou meio acostumada a tomar paulada”: Luiza Trajano fala sobre política, empreendedorismo e os desafios do Magalu (MGLU3)

18 de agosto de 2022 - 19:13

A empresária rebateu alguns dos principais boatos que envolvem o seu nome e comentou as perspectivas do varejo no TAG Summit 2022

MAIS UM PASSO

Unindo os jalecos: acionistas do Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) aprovam a fusão entre as companhias

18 de agosto de 2022 - 19:12

Os acionistas de Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) deram aval para a junção dos negócios das companhias; veja os detalhes

o melhor do seu dinheiro

Ibovespa faz o dever de casa, o futuro das petroleiras e quem vai ficar com Congonhas; confira os destaques do dia

18 de agosto de 2022 - 18:40

Passado o grande evento da semana — a divulgação de ontem (17) da ata da última reunião do Federal Reserve — os investidores tiveram pouco com o que trabalhar nesta quinta-feira (18), levando as bolsas globais a mais um dia de muita volatilidade.  A cautela inicial em Nova York e a subida dos juros futuros […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa e dólar têm leve alta após dia volátil; ressaca pós-Fed perseguiu o mercado

18 de agosto de 2022 - 18:16

O Ibovespa conseguiu ampliar a sua sequência de ganhos, mas foi por um triz. O dia foi marcado por forte volatilidade

Market Makers

Dólar deve voltar a disparar no final do ano – e não tem nada a ver com as eleições, diz CEO da Armor Capital

18 de agosto de 2022 - 18:03

No episódio #08 do Market Makers, Alfredo Menezes e Rodrigo Campos, da Armor Capital, apontam seus prognósticos para o dólar e para as bolsas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies