🔴 AO VIVO: FUNDOS IMOBILIÁRIOS, AÇÕES E DIVIDENDOS – ONDE INVESTIR 2025 ASSISTA AGORA

Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
hora de aplicar a grana extra

13º salário em mãos: onde investir o dinheiro extra?

Eu ouvi especialistas e, ao menos em um ponto, eles são unânimes: a grana é uma chance de olhar com mais atenção para as suas finanças; veja onde investir

Kaype Abreu
Kaype Abreu
29 de novembro de 2019
5:35 - atualizado às 10:15

É fácil saber que o ano está chegando ao fim sem precisar olhar o calendário: basta olhar a decoração - que alimenta, em especial, as expectativas das crianças. Para os adultos com carteira assinada, o foco é outro: a conta-corrente, já que a época natalina sucede o pagamento do 13º salário.

Eu conversei com especialistas sobre o dinheiro extra de fim de ano e, ao menos em um ponto, eles são praticamente unânimes: o recebimento do 13º salário é uma chance de olhar com mais atenção para as suas finanças, pagar dívidas (se for o caso) ou mesmo decidir como investir a grana. Quem sabe conferir a Black Friday das Corretoras? 

Caso você tenha contas a pagar, Allan Furtado, da Ativa Investimentos, afirma que a prioridade deve ser o planejamento. “Você foi disciplinado ao longo do ano? Caso a resposta seja negativa, sugiro usar o recurso para quitar dívidas ou se planejar para os custos do início do próximo ano, como impostos e material escolar".

Tudo passado a limpo, é hora de calibrar as expectativas - definir quais são os objetivos desse dinheiro. Eu dividi o texto por perfil. Se preferir, você pode conferir diretamente a parte que mais lhe interessa clicando em um dos links abaixo.

    1. Não tenho dívidas, mas tenho pouco dinheiro
    2. Tenho colchão financeiro, mas nunca investi
    3. Já invisto e quero turbinar minha carteira com o 13º
    4. Quero correr mais riscos

Sem dívidas, mas conta rala

De imediato, ao investir pela primeira vez você terá de lidar com uma questão: a reserva de emergência - um dos objetivos básicos para o investidor iniciante. “Se você conseguir honrar todos os seus compromissos com apenas os 12 salários anuais, todo o 13º deve compor a sua reserva de emergência”, recomenda o professor de finanças do Insper, Ricardo Rocha.

Até pouco tempo atrás, a renda fixa era unanimidade como melhor opção de investimento. Você aplicava em títulos públicos e poderia ter retornos exorbitantes.

Leia Também

Hoje, com a taxa básica de juros a 5%, e com perspectivas de queda,  esse tipo de investimento tem perdido a atratividade - em alguns casos, tendo retornos reais negativos. Mas a renda fixa ainda é necessária - a dúvida é o quanto da sua carteira ela deve compor.

Além de ser atrelado à Selic, o investimento para o colchão financeiro deve ter baixo risco do emissor e ser fácil de resgatar a qualquer momento.

Rocha, do Insper, recomenda fundos de alta liquidez - justamente, aqueles que são fáceis de sacar. Já o analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech, reforça que as aplicações no Tesouro Selic são a melhor escolha. “Ainda dá para ter uma rentabilidade razoável”, comenta.

Base pronta, olho no futuro

Se você já tem uma reserva de emergência, o 13º é ideal para começar a planejar o seu futuro, diz o professor Ricardo Rocha. Sendo para a aposentadoria ou qualquer outro plano, aqui o importante é aplicar de olho na rentabilidade de longo prazo.

Segundo Rocha, em especial quando se fala em aposentadoria, os fundos de previdência, fundos imobiliários e títulos longos indexados à inflação são boas opções.

Se você quiser ser mais arrojado, o mercado de ações é uma alternativa. Como um dos filtros é o longo prazo, o ideal é que sejam ativos da bolsa de empresas consolidadas e que paguem dividendos, diz o especialista.

Gestor do Daycoval Investimentos, Marcos Lyra segue uma linha parecida: ele recomenda usar o dinheiro do 13º salário para aplicar em previdência privada.

Para quem entrega a modalidade completa da declaração de imposto de renda, é bastante vantajoso aplicar em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), pois as contribuições para esse tipo de plano de previdência podem ser deduzidas na declaração.

“Nessa modalidade, o investidor pode aplicar até 12% dos seus rendimentos totais tributáveis”, diz Lyra.

Do básico para o moderado

Com o colchão financeiro pronto e um destino para o dinheiro no longo prazo, pode ser hora de planejar outros objetivos.

O gerente de marketing da Easynvest, Anderson Paiva, indica para investidores conservadores aplicações em CDBs e LCIs, que pagam mais que o Tesouro, e acima até mesmo dos títulos prefixados. “Neste caso, é preciso lembrar do risco envolvendo a taxa de juros”, diz.

Os CDBs e LCIs significam, respectivamente, Certificado de Depósito Bancário e Letras de Crédito Imobiliário. Esses títulos emitidos por instituições financeiras são as aplicações de menor risco na renda fixa privada, pois contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos, a mesma garantia da poupança.

Paiva recomenda que, conforme o investidor vá se sentindo confortável, ele vá aumentando a participação da renda variável em sua carteira, mas sem deixar de lado a renda fixa.

Lyra, do Banco Daycoval, recomenda uma carteira conservadora com 3% dos recursos alocados em títulos prefixados de três anos, 10% em NTN-Bs (Tesouro IPCA+) com vencimento depois de 2024 e 87% ainda em renda fixa atrelada ao CDI.

Segundo ele, ações e aplicações em fundos multimercados devem ficar para um segundo momento. Lyra diz que a introdução das NTN-Bs ajuda o investidor novato a entender melhor as flutuações do mercado.

Furtado, da Ativa, vai além: diz que é natural que parte dos recursos antes alocados na renda fixa sejam direcionados para outros investimentos que buscam rentabilidade maior, mas envolvem um pouco de risco. "Na conjuntura atual, é importante que o investidor entenda que exposição ao risco não torna sua vida um cassino". 

Segundo Furtado, mesmo para um investidor mais conservador, um pouco de risco de mercado ou risco de crédito pode ser saudável para sua carteira de investimentos. "O importante é saber ponderar essa exposição e selecionar os melhores ativos", afirma. 

Lyra, do Daycoval diz que o banco está tomando cuidado com as orientações para que os investidores iniciantes não tenham uma decepção e voltem para o mercado de renda fixa. 

Rumo ao perfil arrojado

Ao falar da migração para a renda variável, Paiva, da Easynvest, fala em 20% dos investimentos alocados nessa categoria. "Até chegar a uns 40%, pensando já num perfil bastante arrojado", diz o especialista.

Ele afirma que o ponto a se lembrar é destinar às ações recursos que não sejam destinados a emergências. "Se você consegue construir bem uma reserva, você consegue deixar uma porcentagem por dois ou três anos em qualquer tipo de produto", diz.

Já o chefe de análise da Toro Investimentos, Rafael Panonko, afirma que, independentemente do perfil, o investidor deve pensar num portfólio diversificado, e não na onda do momento. "Recomendo fundos imobiliários para quem está começando a experimentar ativos de risco".

Panonko diz ver a busca por risco como um caminho natural, por conta da Selic baixa. "Não vai ter muito para onde fugir; vai ter que mudar de perfil", afirma. "O maior risco é não acumular patrimônio".

*Colaborou Jasmine Olga

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PORTFÓLIO DEFENSIVO

É hora de se preparar para o bear market na bolsa brasileira: BTG revela 6 ações domésticas para defender a carteira

14 de janeiro de 2025 - 17:55

O banco cita três passos para se posicionar para o mercado de baixa nos próximos meses: blindar a carteira com dólar e buscar ações de empresas com baixa alavancagem e com “beta” baixo

DESTAQUES DA BOLSA

Ações da MRV saltam 5% e lideram altas do Ibovespa após prévia “arrasa-quarteirões” do 4T24. É hora de comprar MRVE3?

14 de janeiro de 2025 - 11:17

Segundo o diretor financeiro Ricardo Paixão, o maior destaque foi que, pela primeira vez na história, a MRV gerou caixa tanto no negócio principal como em todas as subsidiárias

RUMO AOS 145 MIL PONTOS?

Itaú BBA corta projeções para a bolsa brasileira, mas ainda vê escalada de 20% do Ibovespa até o fim de 2025 — e revela 10 ações para investir neste ano

14 de janeiro de 2025 - 10:35

Para os analistas, a bolsa encontra-se com um valuation favorável, mas a dinâmica de resultados corporativos em 2025 tem um viés levemente negativo

DEVO, NÃO NEGO?

Bradesco BBI pode se tornar um dos maiores acionistas da CCR (CCRO3) — e tudo por causa das dívidas do Grupo Mover

14 de janeiro de 2025 - 9:04

O banco pode se tornar um dos maiores acionistas da companhia de infraestrutura ao assumir quase toda a participação do Mover, um dos principais investidores da empresa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Olha nos classificados: Depois da leve alta de ontem, Ibovespa se prepara para mais um dia difícil pela frente hoje

14 de janeiro de 2025 - 8:22

Petróleo acima dos US$ 80 e juros das Treasuries de 10 anos próximos de 5% mantêm pressão sobre os mercados financeiros internacionais

DESTAQUES DA BOLSA

Ações da Petz (PETZ3) saltam quase 9% com expectativa renovada de aval do Cade para fusão com a Cobasi

13 de janeiro de 2025 - 11:01

No fim de semana, o noticiário foi dominado por rumores de que a aprovação do Cade para a combinação de negócios das gigantes do mercado pet está próxima de sair do papel

O APETITE VOLTOU

BTG Pactual (BPAC11) pode saltar 40% em 2025 e ainda pagar bons dividendos, diz JP Morgan — mas há outros bancos na mira dos analistas 

13 de janeiro de 2025 - 10:19

BTG e outro gigante do setor bancário são escolhas populares entre os investidores, que hoje preferem ações com rendimentos elevados com proventos ou com menor risco de queda de lucros

VISÃO DO GESTOR

BC terá de elevar Selic a níveis “extremamente elevados” ou admitir dominância fiscal, diz SPX

13 de janeiro de 2025 - 9:12

Caso o governo não adote novas medidas fiscais, o ajuste virá pela inflação, que vai aumentar “até que o estoque de dívida perca relevância”, diz a SPX

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tem certeza que nada presta? Ibovespa tenta recuperação em meio a dados fortes na China, prévia do PIB e inflação nos EUA

13 de janeiro de 2025 - 8:06

Além da agenda de indicadores, mercado já se prepara para o início da temporada de balanços nos Estados Unidos

A VISÃO DO GESTOR

Weg (WEGE3): fábrica de bilionários da B3 segue cobiçada pelos tubarões da Faria Lima e é uma das apostas da AZ Quest em ações para 2025

13 de janeiro de 2025 - 6:07

Em entrevista ao Seu Dinheiro, o gestor de renda variável Welliam Wang alertou para ano turbulento na bolsa brasileira — e revela quais ações estão na carteira da gestora

BOMBOU NO SD

Nova bolha em ações de IA, EUA vendem US$ 6,5 bilhões em Bitcoin e os dois anos da fraude na Americanas (AMER3): os destaques da semana no Seu Dinheiro

12 de janeiro de 2025 - 16:55

Entusiasmo com a IA pode estar levando investidores a cenário de “exuberância irracional” 25 anos após a primeira bolha tech, alerta Howard Marks, cofundador da Oaktree Capital

INVESTIMENTOS

Adeus, B3? Trump, risco fiscal e Selic elevada devem manter investidor estrangeiro afastado da bolsa brasileira em 2025

11 de janeiro de 2025 - 16:15

Volatilidade e a depreciação recentes do real fizeram o investidor estrangeiro ter uma visão mais negativa do Brasil

COBROU EXPLICAÇÃO

Vai sobrar para o Zuckerberg? Lula bate na porta do dono da Meta e dá 72 horas para esclarecer dúvidas sobre mudança na política de conteúdo

10 de janeiro de 2025 - 16:37

O governo vê com muita preocupação o anúncio de que a Meta não fará mais controle de conteúdo

OS JUROS VÃO SUBIR?

O tombo das bolsas ao redor do mundo: por que o dado de emprego dos EUA fez as ações caírem, o dólar disparar e o mercado de dívida renovar máxima

10 de janeiro de 2025 - 13:46

Enquanto os investidores se reposicionam sobre o número de corte de juros pelo Fed este ano, já tem bancão dizendo que a autoridade monetária vai olhar para outro lugar

OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO

Nos holofotes dos investidores: Brava Energia (BRAV3) avança na estratégia de desinvestimento e anuncia novos interessados nos ativos onshore

10 de janeiro de 2025 - 12:41

Segundo o fato relevante enviado à CVM, a companhia deve analisar as propostas “dentro do seu fluxo de governança corporativa”

REAÇÃO AO BALANÇO

Investidores na dieta “low-carb”: Ações da Camil (CAML3) desabam 11% na B3 com balanço magro e derrocada de 69% do lucro líquido

10 de janeiro de 2025 - 11:24

O mau humor acompanha a divulgação de um resultado amargo no terceiro trimestre fiscal de 2024, com queda significativa nos indicadores de lucratividade

SOBREVIVÊNCIA NOS MERCADOS

Não é hora de desistir das ações: Bancão revela cinco empresas que podem tirar vantagem dos tempos incertos na bolsa brasileira

10 de janeiro de 2025 - 9:50

Para o Bradesco BBI, essas companhias têm “alavancas de autoajuda” frequentemente subestimadas que podem ajudá-las a tirar proveito das preocupações macroeconômicas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anatomia de uma fraude: Ibovespa aguarda IPCA e payroll nos EUA enquanto escândalo da Americanas completa 2 anos

10 de janeiro de 2025 - 8:10

Ibovespa acumula alta de pouco mais de 1% na primeira semana cheia de janeiro, mas resultado final dependerá dos indicadores previstos para hoje

SEXTOU COM O RUY

Feliz 2025? Só para quem tiver paciência para aproveitar excelentes oportunidades na bolsa

10 de janeiro de 2025 - 7:08

O investidor que tem foco no longo prazo entende que estamos em uma janela rara, com ações de muita qualidade negociando por múltiplos baixíssimos

A VIDA DEPOIS DA CRISE

Dois anos da fraude na Americanas (AMER3): queda de 99,5% das ações, retomada do lucro e punições a executivos. O que aconteceu com a varejista e como ficam os acionistas agora?

10 de janeiro de 2025 - 6:12

Foi em 11 de janeiro de 2023 que o mercado se deparou pela primeira vez com as notícias de inconsistências contábeis na varejista. Veja o que mudou desde então

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar