Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Chega de pibinho

Recuperação da economia (finalmente) está acontecendo

Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br, tem primeira alta trimestral do ano ao avançar 0,91%

Imagem: Shutterstock

Demorou, atrasou, mas finalmente parece que uma recuperação um pouco mais alentada da economia engrena marcha. Capturando dados positivos do varejo e serviços em setembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, teve alta de 0,44% no mês, e encerrou o terceiro trimestre com variação positiva de 0,91%, sobre o trimestre anterior quando caiu 0,08%, (dado revisado de queda de 0,1%). Leituras melhores que as estimadas pelo mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a recuperação se dá em ritmo “gradual”, para usar um termo do próprio BC, nada muda em termos de expectativas com relação ao rumo da taxa básica de juros, a Selic, atualmente fixada em 5% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne em dezembro e deve fazer nova redução de meio ponto percentual. Fica a expectativa com o que pode acontecer no começo de 2020.

Antes de seguir adiante com o IBC-Br, com juro em baixa por um bom tempo, o investidor terá de se dedicar mais para cuidar do seu dinheiro. Por isso, deixo umas dicas de leitura sobre investimentos com Selic nesses patamares. Há dicas para investidores conservadores e para os de perfil mais arrojado. Também deixo como sugestão o nosso e-book sobre investimentos em bolsa de valores. Além desse guia completo sobre investimentos em ações.

O investidor terá de prestar atenção para o juro real, taxa nominal descontada da inflação, que oscila na linha de 0,8% ao ano e pode cair mais. A depender de tributação e taxas de administração, alguns tipos de investimento estão com retorno zero ou mesmo negativo. Pagar 100% do CDI não quer dizer nada. Poupança então, que paga 70% da Selic, praticamente já era, é perda real quase certa como a colega Julia Wiltgen mostra nessa matéria aqui - Com Selic a 5%, poupança tem retorno real negativo e renda fixa pode virar “perda fixa”.

De volta ao IBC-Br, a alta trimestral de 0,91%, marca a melhor leitura desde o terceiro trimestre de 2018, quando tivemos um repique depois da greve dos caminhoneiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na comparação do terceiro trimestre desde ano com igual período do ano passado, o IBC-Br registrou alta de 0,99%. Como o indicador sofre revisões constantes, a leitura em 12 meses é mais estável e também mostra crescimento de 0,99%. No ano até setembro, o IBC-Br tem variação positiva de 0,80%.

Leia Também

NÃO TEVE PARA MAIS NINGUÉM

Lotofácil 3685 brilha sozinha e deixa 3 pessoas a meio caminho do primeiro milhão de reais; Mega-Sena 3008 acumula e prêmio vai a R$ 65 milhões

CRAQUE ALÉM DAS 4 LINHAS?

Cristiano Ronaldo dá passe açucarado para internacionalização da CazéTV com compra de ações da LiveModeTV às vésperas da Copa do Mundo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
shein shopee aliexpress varejistas taxa das blusinhas renner lren3 13 de maio de 2026 - 18:57
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia